Travessia Ilhabela - Castelhanos x Bonete x Borrifos

Photo ofTravessia Ilhabela - Castelhanos x Bonete x Borrifos Photo ofTravessia Ilhabela - Castelhanos x Bonete x Borrifos Photo ofTravessia Ilhabela - Castelhanos x Bonete x Borrifos

2 days 10 hours 41 minutes
February 7, 2022
February 2022

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

Trekking de 3 dias de caminhada envolvendo 2 pernoites em camping estruturado e aproximadamente mais de 50 km de percurso (GPS não calculou com precisão os km percorridos) e não é permitido acampar selvagem na ilha.

Gravação do Trekking iniciou na entrada da Estrada Parque Castelhanos e findou no primeiro ponto de ônibus, após a saída da guarita no extremo sul da Ilha.

ESTE PERCURSO CONTEMPLA:

- Trilha Água Branca (Poço da Pedra – Poço da Escada – Poço da Ducha – Poço do Jequitibá – Poço do Jabuti) / 1º dia;
- Mirante de Castelhanos / 1º dia;
- Praia de Castelhanos / 1º dia;
- Mirante do Coração / 1º dia;
- Praia Mansa / Praia Vermelha / Praia de Indaiauba / Praia Das Enchovas / 2º dia;
- Mirante do Bonete / 2º dia;
- Praia Do Bonete / 2º dia;
- Cachoeira Do Saquinho / Cachoeira Areado / Cachoeira Da Lage / 3º dia e
- Buraco do Cação / 3º dia.

1º DIA – PRAIA DE CASTELHANOS / CERCA DE 17 KM

🚙 Praia Castelhanos: Acesso por terra somente permitido por veículos 4x4, moto ou bicicleta. E para os mais loucos (no caso a gente) também tem a opção de fazer o trajeto da Estrada Parque todo a pé para o espanto geral da galera (Sério, quase viramos celebridades!).

É preciso deixar nome e telefone de contato na entrada. Não tem necessidade de agendar.

Assim que passamos pela guarita, á ESQUERDA, tem início a Trilha da Água Branca (2km - de ida - e autoguiada). Seguimos por ela visitando as quedas d’água formadas pelas corredeiras do Ribeirão da Água Branca até desembocar na Estrada Parque e seguir por ela até chegar a baia.

Obs – Levar em consideração que a caminhada pela Estrada Parque é extensa e com peso da cargueira o esforço físico torna-se muito maior (É possível contratar Jipe pra te deixar lá na praia sem precisar andar isso tudo). Ao longo do percurso tem quedas de água e bica para reabastecimento, não precisando levar grande quantidade para consumo. O trajeto também é bastante arborizado, a exposição ao sol é amena e tem um mirante aonde fizemos uma parada para descanso (neste momento havia neblina então não conseguimos avistar nada).

PS - Nunca comi tanto morango silvestre na vida!

Ainda sobre a estrada, tem um ponto demarcado aqui indicando um atalho dos caiçaras. Nós não pegamos o atalho por trilha – permanecemos na estrada – e andamos um pouco mais.

PRAIA CASTELHANOS: Estruturada com bares, quiosques e restaurantes. Ficamos no Camping do Léo – de frente para a praia - que embora bastante simples, atendeu bem as nossas necessidades de campistas. Preço justo.

>>> Aqui na baia não tem sinal de wi-fi, a não ser que você peça para um dono de bar e tals.

💙 MIRANTE DO CORAÇÃO: Situado no canto da praia, de fácil acesso, não requer nenhuma habilidade técnica. Daqui vemos a baia de formato tão característico. Vale a visita.

🍹 A caipirinha de folha de tangerina de Castelhanos é ma-ra-vi-lho-sa! Não sei se é exclusividade da Ilha, mas eu nunca tinha visto nada semelhante.

ATENÇÃO: O grande problema de se começar a travessia por Castelhanos, é que pode ocorrer de você não querer mais sair daqui. (Quem avisa, amigo é).
Dica de Ouro – Acorde cedo para assistir ao nascer do sol!

Maiores informações: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-de-castelhanos/

2º DIA – PRAIA DE CASTELHANOS Á BONETE / CERCA DE 17 KM

Trecho mais puxado de toda a expedição envolvendo subidas e descidas em meio a mata fechada. Até a Praia Vermelha o percurso é bem tranquilo, estruturado, pra turista mesmo, porém, após a ponte, atravessando o rio, a caminhada é por trilha e logo de cara vai ser preciso enfrentar um aclive bem acentuado e interrupto com vegetação te prendendo de ambos os lados. Daqui você terá as suas costas lá longe vista para a Cachoeira do Gato.

Após vencer essa etapa, voltamos a mergulhar na mata, no sobe e desce, passando por trechos com água e desviando/pulando de árvores caídas. Embora grande parte do caminho esteja bem demarcado, é bom ter um GPS, tem partes da trilha que podem confundir.
Depois, tudo que você subiu vai ter que descer, e vai descendo, descendo, até avistar os bambuzais á esquerda. Avistar esses bambuzais significa que já se está muito próximo da baia. E ai você acabará acessando a parte vip de toda a travessia, a Praia de Indaiaúba, em área particular. Nós adentramos a praia, deu para curtir suas águas cristalinas e a quedinha de água bem ao lado dos rochedos. Não fomos expulsos de lá.

A caminhada prossegue subindo por uma ladeira de paralelepípedos passando por casas chics até desembocar na trilha de novo. Daqui em diante o caminho está bem demarcado, por dentro da mata, não se sofre com exposição solar, envolve travessia de rio, mas nada complicado e seguimos em direção a última praia do dia, a de Enchovas. Não nos demoramos muito por lá porque queríamos ver se tínhamos sorte de pegar o pôr-do-sol do Mirante de Bonete.

Praia do Bonete: Tem estrutura, afinal existe uma comunidade de caiçaras residentes ali. Ficamos acampados no Sr. Eugênio que nos ofereceu um valor mais justo pelo camping. Nessa segunda noite optamos também por jantar no restaurante da região, pois além de ser um peso a menos na cargueira em relação a suprimento, tivemos a oportunidade de interação com o pessoal local.

3º DIA – PRAIA DE BONETE Á BORRIFOS / CERCA DE 16 KM

Com um total de 12km e repleta de subidas e descidas, essa trilha de nível médio passa por 3 cachoeiras (Saquinho, Areado e Laje). Tem o Mirante do Saquinho também, com uma bela vista para a baia de Bonete, no entanto, não passamos lá dessa vez, mas o acesso é simples, á esquerda, e está bem demarcado.

Da última vez que aqui estive notei que foram feitas melhorias na trilha, colocaram corrimão, degraus e até mesmo escadas em trechos mais acidentados, mas ainda é recomendado que se ande com atenção para não torcer o pé.

A novidade da vez é que fizemos uma visita ao Buraco do Cação, um paredão de pedra com aproximadamente 80 metros de altura que vem a milhares de anos sendo esculpido pelas ondas. Fizemos o acesso pela Fazenda da Laje e pagamos por isso o valor de R$ 10,00 para visitar o local. Achei um absurdo eles monopolizarem o lugar, porém, como estávamos sem muito tempo para explorações acatamos. No entanto, um pouco mais adiante existe uma trilha que dá acesso ao Buraco sem precisar passar pela entrada da Fazenda, e dá super certo porque depois retornamos lá e fizemos.

Por fim, a partir desse ponto não há mais atrativos, somente estrada pela frente, seguindo num sobe e desce até a guarita, chegando assim ao extremo sul da ilha. Uma vez finalizada a travessia, ainda seguimos andando por uma estrada de terra batida até alcançar o asfalto e pegar o ônibus pra Borrifos. Esse tracklog é finalizando no ponto final do busão.

Caso precise de mais detalhes seguem os logs dos dias em separado:

1º Dia Castelhanos - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-ilhabela-1o-dia-castelhanos-100746322
2º Dia Castelhanos X Bonete - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/edicao-100867428
3º Dia Bonete X Borrifos - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/edicao-100867427

(Vale ressaltar que esses logs se referem da vez mais recente que eu fiz a travessia e nisso contém atalhos e praias que não constam neste de agora, além da entrada pra trilha do Buraco do Cação sem passar pela Fazenda).

RECOMENDAÇÕES:

- Perneira (Devido aos trechos de mata fechada / avistamos cobras pelo caminho);
- Bastão de caminhada (Praticamente seu melhor amigo não ignore esse item) e
- Repelente Citroilha (Próprio de lá) e protetor solar.

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

Entrada Do Parque - CASTELHANOS

Acesso a trilha passando a portaria, á ESQUERDA.

Poço Das Pedras

Virando a ESQUERDA, mas somente para visitar o poço.

PictographWaterfall Altitude 747 ft

Poço Da Escada

Boa área para piquenique. Quedinha de água.

Vista Do Rio

PictographWaterfall Altitude 797 ft

Poço Das Duchas

Desvio Para O Poço Jequitibá

ESQUERDA

Poço Jequitibá

ESQUERDA - Entrada Poço Do Jabuti

Deu a transparecer que colocaram esse banco para vetar a trilha, mas tem um acesso discreto. Trilha em desuso.

Poço Do Jabuti

Parte de cima da queda anterior.. Ao menos até aonde a gente chegou. Não exploramos muito mais.

Photo ofFim De Trilha, Volta Para A Estrada Photo ofFim De Trilha, Volta Para A Estrada Photo ofFim De Trilha, Volta Para A Estrada

Fim De Trilha, Volta Para A Estrada

PictographBridge Altitude 1,130 ft

Ponte

A direita acesso para o poço

Mirante De Castelhanos

Á Esquerda

Atalho Dos Caiçaras Por Trilha

Permanecemos na estrada e andamos muito mais.

Guarita

PictographBeach Altitude 42 ft

Praia Castelhanos

DIREITA - Sentido Praia Mansa

Final da praia acesso ao Mirante do Coração.

Mirante Do Coração

Passando pela casa do João Vitor

PictographBeach Altitude 31 ft

Praia Mansa

Com uma pequena faixa de areia, de aproximadamente 70 metros, a Praia Mansa possui águas mansas, ideais para o banho de mar. Lá vive uma pequena comunidade caiçara, que tem como principal meio de sobrevivência a pesca e o cultivo da mandioca. Na praia Mansa existem algumas casas caiçaras, abastecidas com painéis de energia solar, uma pequena igreja e um apoio náutico para manutenção das embarcações da comunidade caiçara.

Ponte - Depois Da Igrejinha

Á DIREITA - sentido de quem retorna da Praia Mansa.

PictographBeach Altitude 16 ft

Praia Vermelha

Cuidado com os cachorros! hahaha A Praia Vermelha de Ilhabela fica no lado direito da baía de Castelhanos, no lado Leste de Ilhabela. É acessível apenas por barco ou por uma trilha, com aproximadamente 40 minutos de caminhada a partir do canto direito da praia de castelhanos (próxima ao Mirante do Coração), passando pela praia Mansa. A Praia Vermelha tem uma propriedade particular e nenhum serviço.

Ponte

Trecho de mata fechada Seguir sentido rio.

PictographFountain Altitude 918 ft

Água

PictographFountain Altitude 722 ft

Ou por cima mesmo, para os mais corajosos

Sinal de que está próximo do fim!

PictographBeach Altitude 62 ft

Praia Indaiauba

PictographBeach Altitude 27 ft

Praia Anchovas

A Praia das Enchovas fica ao lado da Praia do Bonete, no extremo sul de Ilhabela. Para chegar lá, só de barco ou de trilha. A praia é daquelas bem isolada só uma família vive lá, não tem estrutura para turista. Chama a atenção as pedra redondas na faixa de areia. Francamente, eu queria ter ficado lá...

DIREITA

Cachoeira Do Lajeado

Buraco Do Cação

Guarita

Estacionamento do Zé de Sepituba A partir desse ponto andança por estrada de chão batido até o ponto de ônibus.

• Photo of Tiago Rodrigues 5
    Tiago Rodrigues 5 Feb 7, 2022

Ilha bela lugar encantado.
    Pena que a atual prefeitura está tentando de todo modo expulsar os antigos caiçaras de lá com interesses escusos juntamente com redes de resorts.
    Pesquisa um pouco a história dessas antigas famílias e essa atual guerra contra esses criminosos.
    Minha avó nasceu na ilha. Os pais dela eram imigrantes franceses/italianos.
    Porém, desavenças entre os herdeiros fizeram com que a família desunida vendesse tudo a preço de banana.
    Muito triste. Não restou nada.
    Lugar lindo. Cheio de histórias e mistérios.

Ariane GS Feb 16, 2022

Olá Tiago, tudo bem contigo?
    Ilhabela realmente é um lugar encantador, dessa última vez voltei de lá mais apaixonada, e ainda tem muita coisa pra conhecer.
    Realmente, quando a gente se depara com a realidade e a podre politicagem por trás, fico bem triste e revoltada. Tive o privilegio de conversar com os moradores de lá e o setor imobiliário está caindo encima. Temo que a Ilha não será mais a mesma daqui um tempo.

• Photo of salgadosjc
    salgadosjc Feb 21, 2022

boa vou fazer agora no carnaval sentido contrario obrigado pelo relato

Ariane GS Feb 21, 2022

Boa travessia Salgado! ✌🏻

• Photo of salgadosjc
    salgadosjc Feb 21, 2022

Está MUITO fechada a trilha? Com wikiloc da pra levar na boa ?

Ariane GS Feb 21, 2022

O trecho que corresponde ao segundo dia - Castelhanos á Bonete - tem umas partes que podem induzir ao erro, mas com o GPS creio que não terá problemas, desde que já esteja habituado a usá-lo e tenha experiência em travessias.

Como vc vai vir sentindo contrário, vai descer uma piramba ferrada para chegar até a praia vermelha (dali vc vai ter uma vista de frente da cabeceira da cachu do gato). A vegetação está grande neste ponto, mas a trilha continua bem demarcada. Se puder faça uso de camiseta de mangas compridas.

• Dimas Madruga Apr 7, 2022

Excelente trek! Fizemos hoje, 05/04/22,o trecho Castelhanos-Bonete. Muitas árvores caídas na trilha, mas todas contornáveis de boas.

Ariane GS Apr 7, 2022

Essa travessia é linda demais Dimas! Que bom que deu tudo certo 🙌🏻

• Photo of Thiago Calango
    Thiago Calango Oct 10, 2022

Pretendo fazer essa próxima semana Ariane... O pagamento dos campings é todo em dinheiro? Em nenhum é necessário reserva correto? Obrigado pelo tracklog!

Ariane GS Oct 10, 2022

Boa tarde Thiago! Tudo bem?
    Olha, todas as vezes que eu fui fazer esse trajeto, eu fiz reserva antes. Mais para ter uma segurança mesmo e deixar o pessoal de sobreaviso. Não acho que vc vai ter problemas se não fizer. Acho interessante ter esse cuidado principalmente, quando se vai em feriados prolongados.
    Em relação a pagamento, varia bastante, mas é bom levar dinheiro sim, pq lá não tem sinal de internet, vc fica dependendo do wi-fi dos lugares. No camping do Sr. Eugênio, por exemplo, conseguimos pagar por pix pq usamos o wi-fi de lá. Já o camping do Léo, não tem essa possibilidade e nem maquininha de cartão.

• Photo of mary.mary
    mary.mary Nov 15, 2022

A trilha é difícil. Compensa o esforço. Eu fiz essa trilha

Foi sensacional. Superação total.