Travessia Ilhabela: 1º DIA - Castelhanos

Photo ofTravessia Ilhabela: 1º DIA - Castelhanos Photo ofTravessia Ilhabela: 1º DIA - Castelhanos Photo ofTravessia Ilhabela: 1º DIA - Castelhanos

April 22, 2022
April 2022

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

Trekking de 3 dias de caminhada envolvendo 2 pernoites em camping estruturado e aproximadamente mais de 70 km de percurso (Não computado a caminhada da balsa até a entrada do parque).

A gravação desse Trekking em específico, iniciou-se na entrada da Estrada Parque Castelhanos e findou na ponte de acesso para a Praia Mansa, aonde se inaugura o segundo dia de andanças.

ESTE 1º DIA DE PERCURSO CONTEMPLA:

- Mirante de Castelhanos Na Estrada Parque (+ 2 Atalhos);
- Praia de Castelhanos;
- Cachoeira Do Gato e
- Mirante do Coração.

Praia Castelhanos: Acesso por terra somente permitido por veículos 4x4, moto ou bicicleta. E também tem a opção de fazer o trajeto da Estrada Parque todo a pé como foi no nosso caso.

É preciso preencher um formulário deixando nome e telefone de contato. Não tem necessidade de agendar.

Assim que se passa pela guarita, á ESQUERDA, tem início a Trilha da Água Branca (2km - de ida - e autoguiada). Não seguimos por ela, pois chegamos muito cedo na sede – ainda estava escuro – e assim só foi permitido nosso avanço pela estrada. Não queríamos esperar o dia clarear, então cortamos esse pequeno percurso de quedas d’água, mas ele vale muito a pena, principalmente pra quem não conhece.

Obs – Levar em consideração que a caminhada pela Estrada Parque é extensa e com peso da cargueira o esforço físico torna-se muito maior (É possível contratar Jipe pra te deixar lá na praia sem precisar dessa pernada toda, mas se estiver em grupo pequeno, pode ser que o preço saia mais caro). Ao longo do percurso tem quedas de água e bica para reabastecimento, não precisando levar grande quantidade para consumo. O trajeto também é bastante arborizado, a exposição ao sol é amena e tem um mirante aonde fizemos uma parada para descanso.

Ainda sobre a estrada, tem 2 pontos demarcados aqui indicando ATALHO, nós pegamos os dois! O primeiro foi gentilmente indicado pelo pessoal do camping do Leo que sabia que íamos pra lá andando e deixou a entrada da trilha demarcada com um amontoado de folhas. Esse atalho tem o caminho bem delineado, e possui árvores monumentais, é super gostoso de percorrer e dá uma quebrada legal desse negócio de andar só em estrada, eu recomendo. Já o segundo atalho é indicado por uma placa e refere-se ao acesso dos Caiçaras. O caminho aparentemente está em desuso, pois começamos seguindo um traçado e depois ele simplesmente sumiu e ai nos restou abrir passagem até cair na Estrada Parque novamente. Funcionou, mas leve em consideração também que se perde com isso uma queda de água realmente bonitinha.

PRAIA CASTELHANOS: Estruturada com bares, quiosques e restaurantes. Ficamos pela segunda vez consecutiva no Camping do Léo – de frente para a praia - que embora bastante simples, atendeu bem as nossas necessidades de campistas. Preço justo.
OBS - Por ser feriadão prolongado fiquei preocupada e entrei em contato com antecedência para fazer reserva.

>>> Aqui na baia não tem sinal de wi-fi, a não ser que você peça para um dono de bar e tals.

💙 MIRANTE DO CORAÇÃO: Situado no canto da praia, de fácil acesso, não requer nenhuma habilidade técnica. Daqui vemos a baia de formato tão característico. Vale a visita.

CACHOEIRA DO GATO: Atualmente o acesso está restrito para melhorias do local, no entanto, resolvemos dar um pulinho lá para conhecer. É expressamente proibido entrar na cachu, é a água que reabastece a comunidade. Queda apenas para contemplação.

Dica de Ouro – Acorde cedo para assistir ao nascer do sol!

RECOMENDAÇÕES FINAIS:

- Perneira (Neste primeiro dia não vai ser necessário, mas no segundo sim);
- Bastão de caminhada (Praticamente seu melhor amigo não ignore esse item) e
- Repelente Citroilha (Próprio de lá) e protetor solar.

SEGUE O LINK DOS DEMAIS DIAS:

2º Dia - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/edicao-100867428
3º Dia - https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/edicao-100867427

LINK DO TRACKLOG DA TRAVESSIA COMPLETA, PORÉM, SEM OS ATALHOS E SEM A VISITA Á CACHOEIRA DO GATO, PORÉM, PERCURSO CONTEMPLA DETALHADAMENTE A TRILHA DA ÁGUA BRANCA:

Maiores informações: https://www.ilhabela.com.br/praias/praia-de-castelhanos/

Preserve a natureza, leve seu lixo de volta! ;)

Entrada Do Pq. Castelhanos

Fim Do Atalho 1

Fim Do Atalho 2

Placa Antiga

Photo ofGuarita - Ponto de Parada Dos Jipes Photo ofGuarita - Ponto de Parada Dos Jipes Photo ofGuarita - Ponto de Parada Dos Jipes

Guarita - Ponto de Parada Dos Jipes

Propriedade

PictographBeach Altitude 17 ft

Praia Castelhanos - Outra Ponta

Com poços interessantes para banho. Não paramos.

Direita

Travessia De Rio

PictographWaterfall Altitude 449 ft

Cachoeira Do Gato

Direita

PictographIntersection Altitude -6 ft

Ponte - Acesso a Praia Mansa

Seguindo até a ponta da praia tem entrada para a subida ao Mirante do Coração