Travessia Espraiado (Maricá) x Tomascar (Rio Bonito)

Photo ofTravessia Espraiado (Maricá) x Tomascar (Rio Bonito) Photo ofTravessia Espraiado (Maricá) x Tomascar (Rio Bonito) Photo ofTravessia Espraiado (Maricá) x Tomascar (Rio Bonito)

August 20, 2023
August 2023

near Pedregulho, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia Clássica de Maricá. Bate e volta em Tomascar (Rio Bonito) começando pelo Espraiado com o CBM23.
CNM

Após entrar na trilha, passamos por um córrego e da para observar uma construção não habitada vendendo. (Não habitada neste momento!)

Durante a trilha encontramos algumas porteiras. Passem sem problemas mas não esqueçam de fecha-las.

Neste ponto ao seguir em frente vamos atingir o ponto mais alta da trilha. Se formos pela esquerda seria o caminho da trilha original e não passaria pela vista do pico. Na volta vamos passar por aqui.

Ao chegar no pico da travessia e ficar de frente para o sol, podemos observar o pico da lagoinha à direita. São dois picos (Falso Lagoinha e o Lagoinha) No Ibege consta como Lagoinha o que se encontra as 15:00hs e o verdadeiro pico seria o que se encontra as 17:00hs (direção em ponteiros do relógio levando em consideração as 12:00hs de frente para o sol)

A vista a frente do pico podemos observar Tomascar / Rio Bonito. A trilha de descida esta sinalizada com fitas. ATENÇÃO - Trilha feita por motos e se faz necessário a atenção no barulho dos motores e para quando estiverem perto, sairmos da trilha e deixar o comboio passar)

Na nossa retaguarda (06:00hs) podemos observar uma bela vista de Maricá. Observação das lagoas e do mar.

Após a descida do pico da trilha encontramos uma placa de sinalização indicando as direções e o que seria mais ou menos o meio do percurso.

Na descida da trilha em sentido Tomascar, o percurso passa pelo "Circuito da Laranja". Várias propriedades particulares com muitos pés de laranja. Muitos mesmo! Chegamos e paramos em um restaurante onde parece estar ali justamente com o foco de trilheiros, motociclista, bikes e pessoas de passeios aleatórios. Come-se muito bem (sem pesar), comida de fogo a lenha e no valor de R$30,00 o prato. (pode repetir)

PictographWaterfall Altitude 591 ft

Em tomascar temos um linda cachoeira com quedas d'agua. Muito agradável com bares por perto.

No percurso de volta para Maricá, neste ponto temos uma bifurcação onde o caminho da esquerda volta para o cume da trilha e para à direita era o caminho original (menos íngreme)

No percurso de retorno para Maricá pudemos observar os raios do sol passando pelas montanhas e contribuindo para um efeito sensacional na paisagem.