Travessia dos Lençóis Maranhenses - Queimada dos Britos x Betânia 2018

Photo ofTravessia dos Lençóis Maranhenses - Queimada dos Britos x Betânia 2018 Photo ofTravessia dos Lençóis Maranhenses - Queimada dos Britos x Betânia 2018 Photo ofTravessia dos Lençóis Maranhenses - Queimada dos Britos x Betânia 2018

July 1, 2018
June 2018

•   4.7 1 review

near Queimada, Maranhão (Brazil)

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma área protegida na costa atlântica norte do Brasil, localizada na região nordeste do estado do Maranhão. O território do parque, com uma área de 156.584 ha, está distribuído pelos municípios de Barreirinhas, Primeira Cruz e Santo Amaro do Maranhão.

A logística da viagem iniciou com o voo para São Luiz, e em seguida o deslocamento do aeroporto para Barreirinhas por van fretada. Fizemos um pernoite em uma pousada de Barreirinhas, no dia seguinte seguimos em um 4x4 para a Lagoa Bonita onde iniciamos a caminhada com nosso guia Edilon. Caminhamos entre dunas de areia branca e lagoas das mais variadas formas, com a escassez de locais sombreados nossas pausas eram dentro d’água. A beleza da paisagem faz a gente esquecer do calor, o vento constante também ajuda muito.

O trajeto da Queimada dos Britos à Betânia é de 17 km, os primeiros 4 km são dentro da Queimada dos Britos, um oásis nas dunas dos Lençóis, esse trecho não tem a beleza das dunas, não venta e não tem lagoas, iniciamos a caminhada ainda escuro e vimos o nascer do sol já nas dunas. Caminhamos algumas horas e paramos em uma das lagoas para refrescar, depois seguimos parando de lagoas em lagoas sem pressa de chegar.

Chegamos em Betânia já para almoçar e hidratar também. Em todos os apoios tem cerveja gelada. Betânia é um povoado que está sob a ameaça das dunas, que avançam sem trégua, até o curso do rio Grande, que está entre o povoado e as dunas, tem sido alterado pela ação da areia das dunas. Após o almoço os que não foram para a rede foram andar pelo povoado, ou curtir o banho de rio. No final da tarde tomamos o barco para cruzar o rio e fomos ver o lindo por do sol nas dunas e aguardamos um pouco para ver o nascer da lua cheia, foi lindo. Após o jantar as mesas do Restaurante Cantinho da Felicidade são afastadas e o local se transforma num grande redário, onde pernoitamos.
Betânia é um povoado que fica às margens das dunas, para chegar lá é preciso atravessar o rio com barco.

contato do Edilon 98-98819-3865.

Lagoa

Nascer do Sol

Lagoa do Joel

Lagoa

Lagoa da Maite

Lagoa do Murici

• Photo of Leopoldo Kaswiner
    Leopoldo Kaswiner Dec 12, 2023

Fiz essa trilha duas vezes. A primeira em junho 2022 e outra em junho 2023. Estarei repetindo em junho 2024, pois é a melhor época devido as lagoas estarem cheias e a areia mais firme devido às chuvas e também com o clima mais agradável.
    O maior segredo é sair de Queimada dos Britos por volta das 04:00h para não pegar um sol muito forte já no final e tentar chegar pelas 11:00h no máximo. Este ano fizemos o trecho quase todo com tempo bastante nublado e alguma chuva, mas ao final o sol abriu e veio muito forte.
    Atualmente estou com 63 anos e não sou nenhum atleta de academia, mas aconselho um mínimo de preparo para travessias assim. A belezura de todo o trajeto vale qualquer sacrifício, pois é um lugar sem igual no mundo. Sugiro aos interessados que assistam "Atravessei os Lençóis Maranhenses de muletas"com a jornalista Jéssica Paula. Você verá que valerá muito a pena de fazê-la.
    Boa Sorte !

• Photo of aacoelho
    aacoelho Dec 13, 2023

Olá Leopoldo
    Muito bacana seu relato.
    Lençóis Maranhense é maravilhoso, vale muito a pena.
    Boa travessia ano que vem!!!

• Photo of Leopoldo Kaswiner
    Leopoldo Kaswiner Dec 13, 2023

Minha travessia iniciou-se também da Lagoa Bonita para Mucambo, Baixa Grande, Queimada dos Britos, Betânia e de caiaque para Santo Amaro. Vale a Pena essa variante pelo Rio Alegre para encerrar a viagem, pois já existe um grande trânsito de 4x4 no trecho Betânia a Sto Amaro. Se possível inicie o caiaque a partir da Ponta do Espigão. Fale com o Wallison 98 991228715

Leopoldo Kaswiner Dec 14, 2023

Obrigado, Coelho ! Se souber de alguém interessado é só falar com a gente pelo zap (85) 991869300. Nosso canal no Instagram @. Estamos localizados em Aquiraz, Ceará. Zona metropolitana de Fortaleza.
    Nossa travessia é voltada para fotógrafos interessados em natureza de nível básico para cima, mas também está liberada para qualquer pessoa que queira conhecer esse lugar maravilhoso.
    Parabéns pelas travessias mundo afora. Forte abraço