Travessia dos Lençois Maranhenses - Agosto/2019

September 8, 2019
September 2019

•   4.7 1 review

near Ponta do Mangue, Maranhão (Brazil)

Travessia dos Lençóis Maranhenses realizada no mês de agosto/2019 no sentido Canto do Atins - Santo Amaro do Maranhão, passando por Betânia.

Vejam os vídeos descritivos da caminhada acessando:

Para mais dicas de viagens e trilhas se inscreva no canal Você Já Foi Prá Lá:

Restaurantes do Canto do Atins

• Photo of estrada.e.horizonte
    estrada.e.horizonte Oct 23, 2019

Acha tranquila ser auto guiada?

• Photo of aluisiocardoso
    aluisiocardoso Nov 8, 2019

Fácil navegação. Faltou apenas uma indicação de que é necessário cruzar o rio para chegar à casa da Dona Maria e Sr. Domingos em Baixa Grande, bem próximo à marcação da casa... Parte do nosso grupo que caminhou separadamente não encontrou a descida da trilha para cruzar o rio e acabou dando a volta pelo caminho de saída no dia seguinte (existe uma estaca com plásticos fincada na beira da vegetação que indica a entrada da trilha para descer até o rio. Ela só é visualizada ao subir a duna alta por onde começa a trilha procurando com atenção). No mais, o tracklog é excelente.

Passamos aperto com pouca água nos trechos maiores, Canto de Atins (Sr Antonio) - Baixa Grande (Dona Maria e Sr Domingos) e Queimada dos Paulos (Biziquinho) - Betânia: no primeiro levamos pouca água realmente, acreditando que seria tranquilo beber água das lagoas em caso de necessidade (o que não foi possível e vimos que não é indicado); no segundo, levamos um pouco mais de água, cerca de 3L para 2 pessoas contando com o reabastecimento no Rio do Lavado do Louro, como é indicado no vídeo do autor desse tracklog. Porém, o rio estava seco, virou uma pequena lagoa com odor muito ruim.

Nos hospedamos nos mesmos lugares marcados, que na nossa opinião são realmente os melhores. Ao optar pela Dona Maria e pelo Biziquinho adianta-se o caminho para o dia seguinte. Somente em Betânia é que nos hospedamos em local diferente, redário do Restaurante Cantinho da Felicidade. Preços parecidos, mas tem wifi e aceita cartão, diferente da casa do Carimbó pelo que nos informaram. Na chegada em Betânia, para atravessar o rio de barco, basta chamar alguém na outra margem. Nessa época foi possível atravessar a nado e não cobraram nada para atravessar de barco (talvez não dê nem 10m de largura, sem correnteza). No dia seguinte, caminhamos do restaurante até um ponto onde é possível atravessar a pé o rio para seguir em direção a Santo Amaro.

Destaco que na época de seca, não se vê lagoas entre o Canto de Atins e Baixa Grande seguindo essa rota. Saímos da rota próximo à marcação da lagoa do Paraíso (que estava seca e frustrou bastante) em busca de alguma lagoa. Andamos uns 6~8km a mais e encontramos 3 lagoas com níveis baixos de água, não marcadas no tracklog, +- a sul/sudoeste da marcação do Paraíso. A última delas, já em direção à vegetação, tinha água até os joelhos, deu pra aproveitar legal e anular a frustração.