Photo ofTravessia dos Capivari's - Mirim, Quatro, Médio e Grande - Campina Grande do Sul - PR - Parte 01 Photo ofTravessia dos Capivari's - Mirim, Quatro, Médio e Grande - Campina Grande do Sul - PR - Parte 01 Photo ofTravessia dos Capivari's - Mirim, Quatro, Médio e Grande - Campina Grande do Sul - PR - Parte 01

July 8, 2023
July 2023

•   5 2 Reviews

near Capivari, Paraná (Brazil)

Travessia localizada em Campina Grande do Sul, é um conjunto de Montanhas Belíssimas, com vista privilegiada do litoral e da Serra do Ibitiraquire, além da Represa Capivari.

Descreverei a trilha por setores:
Estacionamento x Morro Capivari Mirim - 01:10hs
Capivari Mirim x Capivari IV - 00:55hs
Capivari IV x Capivari Médio - 01:10hs
Capivari Médio x Capivari Grande - 02:00hs
Capivari Grande x Posto/BR116 - 02:00hs

Estacionamento x Morro Capivari Mirim - 1552m de Altitude:

Trilha bem demarcada, com ganho de aclive continuo da base do estacionamento até o cume. Nenhum ponto de coleta de água, mas pela trilha ser curta, levamos cerca de 01:10hs para chegar no cume. Com vista privilegiada dos Capivari's, Serra Ibitiraquire e Represa Capivari

Começamos na madrugada próximo das 05hs para pegar o nascer do sol, que por sinal foi incrível, mesmo com muito, mas muito vento.

Tomamos aquele café especial moído na hora, e após o nascer do sol, seguimos a nossa caminhada. Iriamos direto para o Capivari Médio, mas quando vimos o Capivari IV, não pensamos duas vezes em passar lá antes. Desviamos um pouco o percurso e mudamos nosso rumo.

Capivari Mirim x Capivari IV (meu tracklog marcou 1.536m de altitude):

Começando a seguir em direção ao Capivari Médio, encontra-se a bifurcação para o Capivari IV, esse é o trecho com menos demarcações e algumas bifurcações, mas seguindo o tracklog não tem erro e boa parte das bifurcação, vão para o mesmo destino. Percurso da trilha mais fechado, mas mesmo assim tem uma picada bem definida.

A partir do Capivari Mirim, a Belinha (cachorra que vive na região), foi nossa guia e nos acompanhou do inicio ao fim.

Chegando no cume do Capivari IV, como estava ventando demasiadamente, nos abrigamos no meio dos arbustos para nos alimentarmos e alimentar a Belinha, que muito educadamente, aguardou ser alimentada, sem se quer fazer cara de pidonha hehehehe.

Levamos e voltamos a nossa caminhada, rumo agora ao Capivari Médio.

Capivari IV x Capivari Médio (1588m de altitude):

Retornamos até a bifurcação, e seguimos sentido ao Capivari Médio, percurso bem curto, porém belíssimo, no meio existem umas grutas que vale apena explorar cheia de Opiliões, que é uma espécie de Aracnídeo e não apresenta nenhum sinal de perigo para os seres humanos.

Paramos um pouco para admirar e seguimos rumo ao cume, onde paramos para comer novamente (saco vazio não para em pé) e seguimos rumo ao Capivari Grande.

Apenas com 30% de bateria, e sem cabo para carregar o celular (esquecemos no carro), corríamos risco de não gravar o tracklog até o final (foi o que aconteceu).

Capivari Médio x Capivari Grande (1664m de altitude):

Partir desse trecho a trilha é completamente demarcada com fitas amarelas, até o Capivari Grande, demarcado até demais, então sem risco de se perder, até mesmo pelas bifurcações que aparecem.

Esse é o único trecho que encontramos ponto de água no caminho, fica bem no meio do Vale entre o Capivari Médio e Capivari Grande (marcado no Tracklog).

Levamos cerca de 2hs de percurso até chegar no Capivari Grande, um pouco antes de chegar o celular acabou a bateria e começou a chover forte com muito, mas muito vento. Então começamos a gravar o tracklog da descida através do outro celular, que por sinal estava apenas com 20%, deixarei o link aqui da descida.

Capivari Grande x Posto:

Link da Descida:

Descemos com muita chuva, sentido as Antenas, a partir dali é uma estrada até a chegada na BR 116, bem próxima de um posto, onde encerramos nosso tracklog e pagamos para um senhor nos levar até o estacionamento da base do Capivari Mirim, onde deixamos nosso carro.

OBS:
- Acabou a Bateria do Celular chegando próximo do cume do Capivari Grande (esquecemos o cabo do carregador, levamos apenas o Powerbank). Com o outro celular que estava com 20% de bateria, gravamos a descida do Capivari Grande, como estava chovendo bastante, não identifiquei muitos Waypoints, mas também não tem mistério, só seguir o tracklog;
- Encontramos apenas 1 ponto de coleta de água durante todo o percurso, e fica próximo do ponto mais baixo do vale entre o Capivari Médio x Capivari Grande;
- Existe espaço para acampamento apenas no cume do Capivari Mirim, mas muito exposto ao vento.
- Valor atual do Estacionamento R$20,00 o carro.
ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre que possível;
- Levar só o necessário (ir leve);
- Alimente-se bem;
- Hidrate-se bem durante o percurso.
Grupo participante: Aline Lopes e Felipe Torres.
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.

PictographCar park Altitude 3,014 ft

Chegada - 11:35hs Saida - 11:40hs

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Jul 9, 2023

Trilha muito linda de ser feita. Pegamos força de vento.

• Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Oct 17, 2023

Pegamos vento bem forte, chuva intermitente e muito frio, principalmente a noite. Combinação extrema e perigosa, que certamente poderia levar a situação de hipotermia sem equipamentos adequados.

• Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres Oct 17, 2023

Baita aventura meu amigo, a natureza da um sopro e percebemos o quão pequeno somos.