Travessia do Rancho Caído

2053
September 27, 2013
September 2013

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

A Travessia do Rancho Caído, feita em 2 dias, começando na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia (Posto Marcão) e terminando no Vale das Cruzes, perto da Vila de Maringá, em Visconde de Mauá. Ela esteve proibida por 20 anos e foi oficialmente reaberta em junho/2011.

O trajeto, de extrema beleza, cruza todo o Parque Nacional de Itatiaia no sentido Leste-Oeste, passando ao lado do Agulhas Negras, pela base da Pedra do Altar, o vale e a cachoeira do Aiuruoca, pelos Ovos da Galinha, Vale dos Dinossauros e termina no Vale das Cruzes, perto na Vila de Maringa.

OBSERVAÇÕES:
- Nos 2 dias há bastante água pelo caminho.
- No 1o dia percorre-se 15km, com muito desnível e todo no sol. Procure sair cedo, pois o pernoite só é permitido no Rancho Caído, que fica lotado em feriados.
- No 2o dia percorre-se 10km, quase todo de descida e boa parte pela sombra.

AJUDE A PRESERVAR AS TRILHAS:
- NÃO CONSTRUA ABRIGOS...USE SUA BARRACA!
- LEVE EMBORA O SEU LIXO! (Obviamente não há coleta de lixo)

Relato completo em Sobre Viagens
Dúvidas somente serão respondidas pelo blog!

PictographCampsite Altitude 7,697 ft

Acamp1

PictographCampsite Altitude 6,404 ft

Agulhas Negras

Livro De Cume - 2792m de altitude

Seguir p/ Esquerda (subindo) em direção à Pedra do Altar. Para direta vai para o Pico das Agulhas Negras.

Seguir p/ Esquerda (subindo) em direção à Pedra do Altar. Para direita vai para Asas de Hermes.

Bifurca3 (Altar)

Seguir p/ Esquerda (reto) em direção à Cachoeira do Aiuruoca. Para direta vai para a Pedra do Altar.

Ambos caminhos servem! Siga reto se não quiser passar pela Cachoeira do Aiuruoca. Siga à esquerda (caminho da Travessia da Serra Negra) se quiser passar pela Cachoeira. (Não é preciso voltar até esse ponto para continuar a Travessia do Rancho Caído pois há outra opção mais à frente)

Bifurcação para a Cachoeira do Aiuruoca. Há um bastão vermelho e placa indicando o caminho. Seguindo para Esqueda vai para a Cachoeira. Seguindo para Direita segue para o rancho Caído.

Bifurca6 (Ovos)

Não há placas nessa bifurcação! Mas os Ovos de Galinha ficam há apenas 180m de distância.

Bifurca7

Não há placas nessa bifurcação! Seguindo p/ Direita, chaga até o rio, onde o caminho continua em direção à Vila de Maringa. Para a Esquerda vai para um local de acampamento Acamp2, há poucos metros.

Bifurcação para a Cachoeira do Escorrega. Seguir p/ direita (reto) em direção à Vila de Maringa. Para direta (marcado com bastão vermelho)vai para a Cachoeira do Escorrega.

Queda de 20m de altura, com águas cristalinas e frias.

Cerca

Seguir para a Esquerda. À Direita (onde há uma porteira) é uma Propriedade Privada, com cachorros!

Riacho com pinguela (bem mal feita, que frequentemente fica embaixo d'água)

Curva Cotovelo

Curva acentuada, que muda bruscamente a direção da travessia (de NO para L).

Fim Trilha

A trilha termina na placa que marca o limite do Parque Nacional de Itatiaia, no bairro Vale das Cruzes. A rua segue por mais 2,3km, até estarda que leva à Vila de Maringa. As ruas do bairro Vale das Cruzes, estão em boas condições e são facilmente acessíveis por carros comuns (sem tração 4x4).

Maringa

Vila de Maringa

PictographTree Altitude 6,545 ft

A trilha segue por dentro da mata até o final da travessia (5,3km à frente).

PictographTree Altitude 7,433 ft

Trecho de matagal, que se extende pelos próximos 150m.

Formação curiosa, que alguns dizem ser uma replica do Pico das Agulhas Negras

PictographMountain pass Altitude 8,197 ft

Passo de montanha, saindo do Vale do Auiruoca e entrando no Vale dos Dinossauros.

Pedra Altar

PictographBridge Altitude 7,910 ft

PictographCar park Altitude 8,028 ft

Posto Marcão

Horário de funcionamento: 7h00 ás18h00. O Horário limite para iniciar qualquer travessia é 10h.

PictographCampsite Altitude 7,539 ft

PictographMountain hut Altitude 7,815 ft

Abrigo Rebouças

Atualmente, o Abrigo Rebouças pode ser reservado junto ao PNI pelos telefones: (24)3352-1461 e (24)3352-7001.

PictographLake Altitude 0 ft

Represa

Represa ao lado do Abrigo Rebouças.

Riacho1

Fonte de água mais próximo do Rancho Caído. Cristalina e gelada. Se for beber, tome cuidado para não revolver o fundo e levantar sedimentos.

Nascente do Rio Aiuruoca, que mais à frente formará a cachoeira de mesmo nome.

Rio Preto

Nascente do Rio Preto, que se assemelha a um charco. Não recomendo pegar água nesse local (há pontos melhores próximos).

Rio1

A trilha segue atravessando o rio.

Rio2

O rio corre no fundo, o que torna BEM difícil pegar água nele. Para ajudar a atravessar, foram colocadas algumas madeiras, que já estão bem pobres! Tome cuidado!

Estrada p/ Maringa

Final do bairro Vale das Cruzes, onde a rua principal encontra a estrada que segue para as Vilas de Maringa e Maromba.

Grande voçoroca. O caminho correto é bastante óbvio e está demarcado com os bastões vermelhos.

• Photo of Elizandra
    Elizandra Sep 27, 2013

Lugar lindíssimo! A paisagem muda radicalmente do primeiro para o segundo dia. E o abrigo para acampar "é um luxo", hahahah!!! Vale muito a pena!

• dfantini22 Oct 1, 2013

Trilha bem demarcada, com orientações (placas e totens) ao longo do percurso. Primeiro dia feito debaixo de sol, não há arvores no caminho.
    Segundo dia percorrido em área de mata, e descida escorregadia.

• danieldonadel Dec 7, 2013

Eu fiz essa trilha 2 vezes, uma chegando no Vale das Cruzes e outra na Maromba (cachoeira do escorrega). É a "Bifurca8" no mapa (esquerda escorrega, direita vale das cruzes). Em nov/2013 o trecho pro Vale das Cruzes estava bem fechado mesmo, não recomendo para quem não conhece. O trecho para o escorrega é mais aberto, marcado, rápido e fácil de fazer.

No inverno é muito frio, pegamos temperaturas negativas a noite.

Atenção às bifurcações marcadas no mapa, Hermes, Altar e Airuoca. As instruções estão certinhas, mas se errar uma dessas bifurcações corre o risco de não chegar no rancho caído ainda de dia! Valeu Otavio!

• edubisan Jul 1, 2019

Tracklist perfeito até a entrada no trecho de floresta no segundo dia. Não sei se foi erro da localização do meu celular ou a trilha que sai na cachoeira do escorrega mudou totalmente... Hoje em dia praticamente não há mais bifurcação para o vale das cruzes, o parque está direcionando apenas a Maromba, como os próprios funcionários me explicaram.

• Photo of Lobomaulus
    Lobomaulus Oct 10, 2020

O triste nessa trilha é ver o pessoal fazendo fogueiras nas áreas de acampamento