Travessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro.

Photo ofTravessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro. Photo ofTravessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro. Photo ofTravessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro.

4 days 3 hours 28 minutes
September 25, 2022
September 2022

near Serra, Espírito Santo (Brazil)

Video youtube

Circuito Mestre Álvaro de Trekking
Travessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro
21 a 25 Setembro de 2022
5 dias, 4 noites

Picos Visitados

Pedra do Boi
Três Marias
Pirâmide
Pedra da Boa Vista (Furnas)
Pedra Branca
Pedra do Veado
Pedra da Formiga
Segundo Ombro
Primeiro Ombro
Pedra do Urubu
Topo
Morro do Céu
Pedra da Boa Vista (Serra Sede)

21 Setembro. Primeiro dia.
Saida do Restaurante recanto do Mestre Álvaro as 08:00 hs. Logo iniciamos as subida, atingimos o Córrego Água Funda. Pegamos a trilha da direita em direção às Três Marias. Passamos pelo Pasto de Cima e fomos em direção ao topo das Três Marias. Pegamos uma variante a direita e fomos antes na PEDRA DO BOI, nosso primeiro cume.
Retornamos e fomos em direção às TRES MARIAS, segundo cume de expedição.
Descemos e pegamos uma variante a direita e fomos para o Vale do Munitumba, uma parte do Mestre Álvaro que é simplesmente sensacional.
Acampamos na Gruta do Pedrão, um Lugar mágico.
8,26 km

22 Setembro. Segundo dia
Saímos as 08:00 hs da Gruta do Pedrão i iniciamos uma descida até a trilha do Walter, onde tem Água, logo pegamos 4x4 do Colonhão. A frente chegamos na interseção com s trilha do Exército. Pegamos uma variante e entramos na trilha do Caracol e chegamos no Jequitibá Gêmeos. Continuamos uma subida e atingimos a Gruta da Alexandria, já na região da pirâmide no setor Furnas.
Fomos no Mirante da Alexandria, Risoleta, sofá da Hebe e fizemos o terceiro cume.
PIRAMIDE. Iniciamos a descida e chegamos na Lajinha 1. Descemos mais agora pela trilha da reticência até o Poção.
Iniciamos subidace atingimos a PEDRA DA BOA VISTA e PEDRA BRANCA. Descemos e fomos agora em direção a Gruta dos Maconheiros, Bica do Jardineiro e Gruta do Jardineiro, onde foi nosso pernoite. Lugar de uma beleza exuberante.
9,71 km.

23 Setembro. Terceiro dia
Saida da Gruta do Jardineiro as 08:00 hs, fomos na Pedra do Apartamento, e iniciamos a subida do Pique da Globo.
Chegamos no Mirante do Pique da Globo, local de uma beleza exuberante. Continuamos uma subida ateca entrada da trilha da PEDRA DA FORMIGA
Fomos no topo e descemos. Em seguida fomos a PEDRA DO VEADO. Descemosbe fomos para área de camping da Pitanga, onde foi nosso pernoite.
4,85 km

24 Setembro. Quarto dia
Saímos as 07:39 hs do camping da área de Pitanga e iniciamos a subida para o topo. Fomos na Gruta do Bambuzal, logo acima a Gruta fria. Subimos a interligação entre a trilha de Pitanga e a trilha de Serra Sede. Chegamos na intersecao na Altitude 639 mts. Subimos ainda mais e chegamos no PRIMEIRO OMBRO. logo a frente chegamos no SEGUNDO OMBRO. descemos e chegamos no camping do Neds. Largamos as mochilas e fomos na PEDRA DO URUBU. Descemos e fomos na Gruta da Jararaca. Subimos mais e fomos agora no TOPO DO MESTRE ALVARO, o apse da travessia. Descemos e almoçamos no camping da área restrita.
Continuamos a descida, passamos no Barranco da Onça e chegamos no MORRO DO CÉU. Descemos mais e chegamos no pasto alto, pegamos uma variante a direita e entramos na trilha da Mãe Candinha trilha top e chegamos no Sítio Pedra D'água onde foi o nosso Pernoite.
7,46 km

25 Setembro. Quinto dia.
Saudades do camping do Sítio Pedra dagua as 08:00 hs. Pegamos a estrada de acesso e iniciamos uma descida íngreme até a trilha de acesso a trilha do Bino. Subimos e chegamos em um pasto, largamos as mochilas e fomos na PEDRA DA BOA VISTA (setor Serra Sede). Visual top. Retornamos e passamos na Casa do Bino, eremita que mora há 30 anos no mato. Subimos mais e chegamos na trilha da Preguiça, pegamos a direita e chegamos no Córrego Água Funda. Abaixo fomos no poço do Bugio local para Banho.
Descemos mais e chegamos no Recanto do Mestre Álvaro. Restaurante, piscina, tirolesa etc... finalizando assim a travessia de todos os cumes do maciço do Mestre Álvaro.