Photo ofTravessia das Fazendas - 5 Cumes (Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Taquaripoca, Itapiroca) Photo ofTravessia das Fazendas - 5 Cumes (Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Taquaripoca, Itapiroca) Photo ofTravessia das Fazendas - 5 Cumes (Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Taquaripoca, Itapiroca)

Very difficult
July 18, 2021
July 2021

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Travessia das Fazendas - 5 Cumes (Chácara do Bolinha, Camapuã, Tucum, Cerro Verde, Taquaripoca, Itapiroca, Fazenda Pico Paraná)

Início: Chácara do Bolinha
Término: Fazenda Rio das Pedras
Tempo total: 11h30

Início pela Chácara do Bolinha, trilha única que leva a vários cumes.
A trilha é bem demarcada com fitas e há trechos mais lamacentos, mesmo em período de seca.
Serão necessárias algumas travessias de rios e córregos, mas, tomando cuidado e equilíbrio, dificilmente molhará a bota.
Ao chegar na bifurcação, seguir sentido Camapuã/Tucum.
Tempo: 1h30 (ritmo médio)

Até o cume do Camapuã, a trilha tem dois aspectos:
1 - Ainda sob a mata, bastante barro/lama, e bem inclinado, sendo necessário muitas vezes utilizar as mãos para subir os barrancos.
2 - Após sair da mata, um longo trecho de subida inclinada, e em rocha.
Tempo: 1h 1h30 (ritmo médio)

Cume Camapuã: região aberta, normalmente com muito vento, e frio.
Vegetação rasteira. Pontos bons para acampar.

Trilha até o Tucum não conta com fitas, pois é campo aberto. No entanto, o rastro da trilha é bem demarcado. Há uma boa descida e logo uma subida considerável (declive/aclive).
Tempo: 1h00 (ritmo médio)

Cume do Tucum é aberto, vegetação rasteira e caratuvas.
Há alguns pontos para acampar.

Seguindo sentido Cerro Verde, há uma trilha por trás do cume Tucum, onde a descida é extremamente íngrime, e pode ser perigosa.
Vários trechos de corda.
Ao chegar no vale, será mata fechada. A trilha está bem demarcada com fitas.
Algumas travessias de córrego/fundo de vale. São estreitos.
Ao se aproximar do Cerro Verde, a vegetação volta a ser rasteira.
Tempo: 2h00 (ritmo médio)

Cume Cerro Verde: Há espaço para poucas barracas, vegetação de caratuvas.

Seguindo a trilha, sentido Itapiroca/Taquaripoca.
Haverá uma bifurcação (não está demarcada). É possível identificar pelo rastro na vegetação rasteira. À direita, segue para o Taquaripoca e à esqueda, para o Itapiroca.

A trilha para o Taquaripoca é pouco demarcada. Inicialmente segue-se por vegetação rasteira até entrar na mata. Na mata, há trechos com fita. Trilha pouco frequentada, mas é possível seguir o rastro sem maiores dificuldades, exceto pelos desníveis e obstáculos.
Tempo ida e volta: 1h (ritmo médio)

Seguindo para o Itapiroca, haverá uma descida até o vale e então uma longa subida e bem inclinada.
Mata relativamente fechada, com vegetação à meia altura, prejudicando a boa visibilidade do caminho.
Tempo: 2h30 (ritmo médio)

Cume Itapiroca: O cume, propriamente dito, conta com pouco espaço para descanso devido à vegetação de arbustos.
Há uma área melhor para descanso, descendo o Itapiroca, sentido base.
Área aberta, vegetação rasteira.

A trilha para a base é bem demarcada e muito frequentada.
Na primeira bifurcação, à direita vai para o Pico Paraná, e à esquerda, para a base.
Muitos trechos em raíz, com alguns grampos e cordas. Trilha consideravelmente técnica.

Antes da segunda bifurcação, há uma fonte para beber água.
A segunda bifurcação, seguindo reto, vai para o Caratuva e Taipabussu.
À esquerda, vai para a base.

No caminho, passará pelo Morro do Getúlio.
A trilha é bem demarcada, pouco acentuada em sua descida.
Próximo à base, haverá uma última bifurcação.
Esquerda vai para a Fazenda Pico Paraná (foi o seguido nesta trilha) e à direita vai direto para a Fazenda Rio das Pedras.
Tempo: 2h00 (ritmo médio)