Travessia da Serra Negra (ParNa Itatiaia)

Photo ofTravessia da Serra Negra (ParNa Itatiaia) Photo ofTravessia da Serra Negra (ParNa Itatiaia) Photo ofTravessia da Serra Negra (ParNa Itatiaia)

one day 5 hours 30 minutes
September 22, 2021
September 2021

near União, Rio de Janeiro (Brazil)

O Parque Nacional de Itatiaia (PNI) foi criado em 14 de junho de 1937 pelo Presidente Getúlio Vargas e é o parque nacional mais antigo do Brasil. Situado na Serra da Mantiqueira o parque abrange 4 municípios: Itatiaia e Rezende no estado do Rio de Janeiro e Itamonte e Bocaina de Minas no estado de Minas Gerais, onde fica aproximadamente 60% do território do Parque. Apresenta um relevo de montanhas com altitude variando entre 600 a 2.791 metros, no seu ponto culminante, o Pico das Agulhas Negras.
Na região do Planalto do Itatiaia, também conhecida como Parte Alta, encontram-se os campos de altitude e os vales suspensos onde nascem vários rios. A área do Parque abrange nascentes de 12 importantes bacias hidrográficas regionais, que drenam para duas bacias principais: a do rio Grande, afluente do rio Paraná, e a do rio Paraíba do Sul, o mais importante do Rio de Janeiro. É na Parte Alta que se localiza a portaria conhecida como Posto Marcão a 2.450 metros de altitude.

Segundo dia – Abrigo Rebouças – Pousada Pico da Serra Negra

Após desmontar acampamento iniciamos a trilha em direção à Pousada Pico da Serra Negra, nossa próxima pernoite. Saindo do Abrigo Rebouças a trilha segue em direção à Agulhas Negras e logo se bifurca, nesta bifurcação seguimos na direção Asa de Hermes Altar e Cachoeira Aiuruoca, na segunda bifurcação é para a Asa de Hermes. Seguimos a trilha passando pela bifurcação da Pedra do Altar, tendo tempo vale muito a pena subir os 500 metros de trilha para a Pedra do Altar (quarto pico mais alto do Itatiaia com 2.665 metros), a vista lá de cima é incrível, nós subimos no dia anterior. Seguimos na direção da Cachoeira Aiuruoca e a trilha vai contornando a Pedra do Altar proporcionando uma linda vista dessa impressionante montanha rochosa. Depois de uma longa descida, avistamos a formação Ovos da Galinha e ficamos um tempinho observando e fotografando essa curiosa formação, até parece um totem gigante de pedras empilhadas feito por alguém, é muito bonita. Ao lado dos Ovos de Galinha está a Pedra do Sino (terceiro mais alto do Itatiaia com 2670 metros).
Chegando enfim à bifurcação das travessias Serra Negra e Rancho Caído, a cachoeira Aiuruoca está na travessia Rancho Caído a 300 metros da bifurcação, vale a pena ir até a cachoeira. Se quiser se banhar no poço ou ver a cachoeira por baixo é preciso descer uma trilha que vai até o poço da cachoeira, nós não descemos. Retornamos à bifurcação e seguimos a trilha da Serra Negra.
Andamos mais 500 metros e pudemos ver ao longe a cachoeira de frente e apreciar toda sua beleza. Mais a frente, a trilha entra numa matinha e dá um refresco, aproveitamos pra fazer um lanchinho. Logo a trilha volta a ser em campo de altitude e após passar o rancho abandonado a trilha é dentro de uma mata. E vai assim até chegar à Pousada Pico da Serra Negra (Pousada da Soninha). Este trecho da travessia possui vários pontos de água, procurei marcar no mapa. Boa parte desse trecho é sombreado pela mata.
Nosso pernoite na Pousada da Soninha foi ótimo, o único problema foi a chuva que tomamos na descida provocou a queda da energia e para a nossa sorte o aquecimento da água é a gás. O jantar a luz de velas foi truta com um tempero especial. No dia seguinte tomamos um excelente café da manhã e botamos o pé na trilha.

O percurso de 18 km do Rebouças até a Pousada da Soninha fizemos em oito horas e meia.

Terceiro dia - Pousada Pico da Serra Negra - Maromba

O café da manhã foi bem reforçado, destaque para a manteiga e o leite produzidos lá mesmo, assim como a salada do jantar.
Saindo da pousada a trilha sobe 450 metros em 2,5 km de trilha, é uma subida bem íngreme que termina no mirante. Infelizmente estava com muita neblina e não vimos nada. Um pouco a frente chegou num descampado e o inicio da descida, agora é só descer. Este é o trecho com a trilha mais erodida pela chuva e com muitas variantes, fizeram uma melhoria na trilha, mas algumas variações levam a buracos de difícil transposição. Para descer sem erros nós seguimos o rastro de uma moto que tinha deixado, seguindo este tracklog com atenção não terá erro. No km 27 a trilha vira uma estradinha de terra, onde existe uma porteira à direita, à esquerda se inicia a trilha que sai próximo à Cachoeira do Escorrega, se seguir em frente para a Cachoeira Santa Clara a 6 km da Cachoeira do Escorrega. No final da trilha chegamos a uma estrada dentro da propriedade da Pousada Cabanas da Fazenda, seguimos à esquerda e já saímos em direção à Maromba. A pousada que reservamos estava a 500 metros do final da trilha, localização estratégica para iniciar a subida pela Travessia do Rancho Caído no dia seguinte. A trilha da Pousada da Soninha até Maromba é quase todo em mata com boa sombra.

O percurso de 12 km da Pousada da Soninha até Maromba fizemos em cinco horas e meia.

Dicas:

Pousada Pico da Serra Negra - WhatsApp(35)99656515 - Sonia
Pousada Brilho da Natureza (Maromba) - WhatsApp (24)992446868 – Maria José
Resgate: Patricia - WhatsApp (35)99564730

Para fazer essa trilha é necessário agendar no site do Parque:

Segundo as normas do parque para fazer as travessias é obrigatório levar de shit tube para não deixar suas fezes poluindo o parque. Para mais informações https://mantiex.com.br/shit_tube/ , nós amamos as montanhas e vamos preservá-las.

É proibido fazer a travessia da Serra Negra no sentido Maromba – Rebouças. Recentemente liberaram a subida pela travessia Rancho Caído, e foi por ela que retornamos para a parte alta do Parque. Por isso escolhemos uma pousada próxima da cachoeira do Escorrega onde se inicia a travessia Rancho Caído.

Gravado com celular

Rancho abandonado

Atravessar o Rio

Seguir à direita

Atravessar a ponte e passar pela porteira

Pousada Pico da Serra Negra

Seguir à esquerda

PictographFlora Altitude 6,772 ft

Mirante

PictographFlora Altitude 7,008 ft

PictographFlora Altitude 6,686 ft

Samambaias

Photo ofSeguir à direita para sair na Cachoeira do Escorrega Photo ofSeguir à direita para sair na Cachoeira do Escorrega Photo ofSeguir à direita para sair na Cachoeira do Escorrega

Seguir à direita para sair na Cachoeira do Escorrega

aacoelho Oct 3, 2021

Bom dia Andrei!
    Como foi a travessia?
    Fiquei uns dias sem internet e só vi sua mensagem agora.

• Photo of andrei.humel
    andrei.humel Oct 4, 2021

Boa tarde, foi excelente, não choveu, céu meio nublado.

Fizemos o ataque a pedra do Altar e desviamos um trecho da sua trilha por instrução do guia, na saída da pousada.

Gravei a minha trilha até o estacionamento e depois fui tomar um banho na cachoeira do escorrega.

volto em breve para fazer rancho caído..

depois vou procurar umas trilhas sua para seguir.

forte abraço, saúde e sucesso.

aacoelho Oct 4, 2021

Show!!
    Que bom que deu tudo certo e não choveu. Comparei a trilha que você seguiu com a minha, após a Pousada Serra Negra vocês pegaram uma subida mais suave. A dica do guia foi boa.
    A travessia Rancho Caído fiz subindo, ela é mais fácil que a Serra Negra.
    Ao acampar no Itatiaia muito cuidado com a barraca, os lobos guarás estão levando as coisas da barraca.
    Levaram a mochila de ataque com dinheiro e documentos de um amigo enquanto eles jantavam no Rebouças, não encontrou mais.
    Grande abraço!

Régis Pandini Feb 2, 2022

Olá, gostei muito da sua explicação sobre a trip, vc faz guiamento? Abço.

aacoelho Feb 2, 2022

Olá Regis
    Legal que você gostou.
    Eu não faço guiamento, sou trilheiro amador.
    Abraços.

Régis Pandini Feb 2, 2022

Tmb sou amador, será q um dia posso fazer uma trilha com vc?

aacoelho Feb 2, 2022

Podemos sim.
    Por enquanto estamos esperando essa pandemia acalmar e também passar o período de chuvas.

Régis Pandini Feb 2, 2022

Vlw, muito agradecido, se vc quiser dar uma olhada no meu insta, @regispandini abço namastê

Régis Pandini Mar 23, 2023

Boa tarde, nós falamos durante a pandemia, vc tem alguma travessia programada? Se puder, gostaria de fazer com vc , abço.

aacoelho Mar 23, 2023

Olá Regis
    Acho que em maio ou junho se der tudo certo farei a travessia Baependi-Aiuruoca.
    Quando acertar o período te aviso.
    Abraços

Régis Pandini Mar 23, 2023

Vlw, fico no aguardo 😀

Régis Pandini May 11, 2023

Boa tarde Coelho, tem alguma travessia ou pernoite na proa?

aacoelho May 13, 2023

Bom dia Regis
    No feriado de corpus christi faremos a travessia Baependi-Aiuruoca.
    Bora lá?

Régis Pandini Feb 29, 2024

Olá irmão, me perdoe, não chequei o wick, andei out. Agradeço o seu convite, agora estou mais tranquilo, quando for fazer alguma, me dá um alô. Seria melhor se vc pudesse me avisar pelo zap 21 984550534. Vlws e boas trilhas, te aguardo 👍

aacoelho Feb 29, 2024

Bora lá Regis.
    Quando tiver uma trilha boa te mando um alô.