Travessia da Serra dos Órgãos ( Petrô-Terê) com Portais de Hércules

Photo ofTravessia da Serra dos Órgãos ( Petrô-Terê) com Portais de Hércules Photo ofTravessia da Serra dos Órgãos ( Petrô-Terê) com Portais de Hércules Photo ofTravessia da Serra dos Órgãos ( Petrô-Terê) com Portais de Hércules

May 16, 2016
May 2016

near Cascatinha, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia da Serra dos Órgãos, de Petrópolis a Teresópolis ( Petrô Terê) com Portais de Hércules.

Travessia linda e contemplativa, provavelmente a mais bonita do Brasil e uma das mais bonitas do mundo, além de ser a mais fácil entre as travessias de 3 dias.

Infelizmente 99% dos trilheiros passam direto sem conhecer o Portais de Hércules, para mim o visual mais bonito de toda a travessia.

Sentar a beira do precipício e ficar um bom tempo contemplando o Dedo de Deus é uma experiência de emocionar.

Um trilheiro mais desapegado consegue fazer esta travessia apenas com um cantil e 5kg de mochila.

• Photo of Rogério Ferrari
    Rogério Ferrari May 17, 2016

Grande trilha! Parabéns!

• Photo of judoca20
    judoca20 Jan 7, 2017

Um dia faço essa trilha!

• Photo of Hélio Jr
    Hélio Jr Aug 9, 2017

A trilha real (assim como o tracklog) está muito bem demarcada, inclusive nos trechos sobre lajes, possibilitando a navegação somente no visual (claro que com o tempo bom). O tracklog auxiliou principalmente na descida aos Portais de Hércules, cuja trilha não está tão batida como a principal.

O trecho entre abrigos possui dificuldade moderada em grande parte do tempo, classifico como difícil somente a subida do Cavalinho, que possivelmente receberá melhorias em breve. O Elevador está grampeado em quase sua totalidade, não sendo preciso fazer muitas peripécias para vencê-lo. Para o Mergulho basta utilizar os troncos e raízes do caminho como ferramenta para descer. No geral, são trechos que dificultam praqueles que não são muito experientes na atividade ou que têm sério medo de altura.

Os trechos entre os abrigos e as portarias possuem baixa dificuldade.

Boa disponibilidade de água pelo caminho. Uma garrafa de 1L é o suficiente. Sinal de celular no Açu (lan house) e próximo ao Abrigo 4, na Pedra da Baleia. É uma travessia que pode ser feita tranquilamente em 2 dias. Recomendo fortemente bivacar ou ficar no beliche; a única (ou uma das poucas) travessia no Brasil que é possível fazer com pouquíssimo peso.

• Photo of Fabiano Schramm
    Fabiano Schramm Aug 10, 2017

Olá amigo!
    Fiz a travessia no dia 30/07/2017 baixei e usei a sua trilha como trackback no meu GPS!
    Muito bons seus way points! Os Portais de Hercules são indispensáveis nessa trip... e realmente, muitos deixam de contemplar... (de todos os grupos presentes, somente o nosso desceu até os Portais)
    E a travessia, sem palavras! hehe
    Valeu irmão!
    Grande abraço e muitas trilhas pra gente!

• Guilherme Marcondes Jul 4, 2018

Um passeio no parque, literalmente. O primeiro dia é só subida, o segundo apresenta variações de altitude - o que pode ser mais cansativo para alguns, mas é o trecho mais bonito da travessia....

Não deixem de ir aos portais de hércules, sério!! O trecho final (terceiro dia) apresenta leve descida em zigue-zague sem obstáculos. A maior dificuldade está concentrada no segundo dia no elevador, mergulho e cavalinho - mas que não são bichos de sete cabeças.

• Photo of Fernandadegow
    Fernandadegow Jul 17, 2018

Muito boa a trilha. Obrigada por compartilhar. Fiz em 1 dia e os pontos super demarcados. Show

• Photo of André C Lima
    André C Lima Sep 10, 2018

Excelente tracklog, muito bem sinalizado em todas as bifurcações, marcos e pontos de água. Só se perde quem quiser!! rsrs

BarretoSP Nov 15, 2018

Grande Boney!

Travessia incrível! Ainda sou um bebê nas travessias, se comparado a vc. A Petro x Tere foi a minha segunda aventura do tipo, antes havia feito Lago Cristal x Cubatão. Espero continuar animado nessa vibe. Se a gente fica explorando o Wikiloc a gente fica doido com tantas trilhas, travessias e aventuras maneiras.

Abração

BarretoSP Nov 15, 2018

Fizemos essa Travessia em dois dias, que julgo ser o ideal. Primeira parada no Açu e pernoite. O primeiro dia, no trecho entre Petrópolis ao Açu, não temos muitos atrativos, e sim muita subida. Já no Açu tivemos momentos bem bacanas. À noite, com o céu aberto, temos uma bela vista das estrelas. O nascer do sol também foi incrível! Antes das 5h ele já estava queimando o mirante do Castelo Açu.
    O segundo dia foi incrível! Aquele misto constante de clima: Sol, neblina, vento, frio, calor, nos acompanhou por quase todo tempo até o topo do Sino.
    A passagem pelos Portais de Hércules foi incrível! Que visual! Que energia boa! Uma paisagem que entra pelos olhos e atinge a alma da gente! Acho que dali em diante a trilha ficou até diferente!
    Seguimos num sobe e desce constante. Desce morro, passa em vale, sobe morro... É assim até o Sino.
    Já se aproximando do Sino, a partir da Cachoeirinha, começa a parte mais técnica do percurso. O Elevador, o Mergulho o Cavalinho, são os pontos que mais exigem preparo físico e emocional. Físico porque os movimentos exigem habilidade e força, e emocional, já que o elemento altura se faz presente. Um erro nesses pontos pode ser fatal, infelizmente.
    Passado o Coice chegamos ao Sino. Não subir no Sino é um crime! E infelizmente, devido aos momentos de tensão vividos no Mergulho e Cavalinho, algumas pessoas não sobem ao topo do Sino. Só falo uma coisa: Perderam!
    O visú lá do alto do Sino é espetacular. Dá pra ver o mar, Rio, Niterói, Magé, Petrópolis, Teresópolis, entre outras. Também se tem a visão de vários vales e pontos incríveis, como o Garrafão o Castelo Açu.
    Enfim a Travessia vai "terminando". Coloquei o terminando entre aspas porque até a portaria de Teresópolis ainda tem muito chão. Porém a descida ziguezagueante até a portaria de Teresópolis não tem muito atrativos. Passamos pelo abrigo do Sino, abrigo 4, só pra pegar água e para o controle do parque, e seguimos.
    Finalmente depois de 10:30h de trekking, do Açu até a portaria de Teresópolis, fechamos a nossa missão.
    Espero que tenham gostado da minha narração.

Boas aventuras!
    Barreto

• Photo of Márcio Silva(Mou)
    Márcio Silva(Mou) Jun 15, 2019

Como é o esquema de água? Têm bastante pontos ao longo da trilha?

• Photo of Odair Behn
    Odair Behn Jun 15, 2019

Praticamente dá pra fazer com no máximo 2 litros entre os pontos de água.

Sim, dá pra fazer tranquilamente em dois dias, pois a portaria em Teresópolis fecha as 22 horas.

• Photo of davidge souza
    davidge souza Jul 25, 2019

Queria saber se tem sinalização quando virar para ir ao portais de hercules?

BarretoSP Jul 25, 2019

Davidge... tem sim! Existe um marco de aço cravado na pedra, no chão, na trilha. Se não me falha a memória, está escrito PH, apontando para o lado direito da trilha, no sentido Petrópolis/Teresópolis. Não deixe de conhecer o Portal.
    Boa Travessia!

• Photo of Diná Barros
    Diná Barros May 30, 2023

Saindo do acampamento do açú, quanto tempo para chegar aos portais?