Activity

Travessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis.

Download

Trail photos

Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis. Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis. Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis.

Author

Trail stats

Distance
14.02 mi
Elevation gain
6,165 ft
Technical difficulty
Very difficult
Elevation loss
8,684 ft
Max elevation
4,800 ft
TrailRank 
85 5
Min elevation
246 ft
Trail type
One Way
Moving time
6 hours
Time
one day 14 hours 56 minutes
Coordinates
3934
Uploaded
September 3, 2023
Recorded
September 2023
  • Rating

  •   5 1 review

near Casa das Pedras, Paraná (Brazil)

Viewed 197 times, downloaded 11 times

Trail photos

Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis. Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis. Photo ofTravessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis.

Itinerary description

Travessia da Serra da Farinha Seca, inclusive Morro do Sete e outros. Trecho central da travessia Alfha Crucis, Parque Estadual da Graciosa, PR.

Não faça essa travessia, se não estiver muito bem preparado fisicamente e psicologicamente, pois ela é muito difícil e perigosa. Sobe e desce o tempo todo. Trilha praticamente fechada, com muito mato alto, bambu, bambuzinho e raízes, que te "agarram" o tempo todo, dificultando muito a passagem, principalmente se vc estiver com cargueira, como no nosso caso. Além de muitos espinhos de gravatas e outras espécies.

A partir do último cume (Balança) trilha extremamente inclinada em terreno instável, com vários escorregamentos de terra, rochas e árvores caídas, que podem escorregar novamente a qualquer momento. Exposição total a acidentes graves e risco de morte, principalmente em dias de chuva, como no nosso caso.

No penúltimo trecho, entre o Rio Ipiranga e o Rio São João, nos perdemos algumas vezes devido queda de árvores, instabilidade do sinal de gps, tracklogs desatualizadas, navegação noturna, até o Wikloc deu pane, sinistro. Se for fazer esse percurso, recomendo consultar alguém que foi recentemente, para saber a situação atual e o caminho que dá pra seguir.

Ao chegar no terreno da usina hidroelétrica, siga a cerca pelo lado de fora, em direção ao Rio São João, até um poste da rede elétrica. Nesse local vc terá que atravessar a cerca, entrando no terreno da usina. Em seguida, em torno de 15 a 20 metros da cerca que atravessou, vc terá que descer o barranco, em direção ao rio. Tem uma pedra enorme nesse local. É uma descida íngreme de uns 5 metros. Atravesse o rio. Se for um dia normal sem chuva, a profundidade alcança até o joelho. Evite passar o rio em dias de chuva com correnteza e profundidade acima do normal. Ao chegar na outra margem, siga a cerca pelo lado de fora do terreno da usina, no mesmo alinhamento que antes. Vc chegará no canto do terreno. Continue seguindo a cerca pelo lado de fora, até chegar no portão da usina. A partir daí é só seguir a estrada.

Montanhas/Picos
01 Mãe Catira
02 Sete
03 Polegar
04 Casfrei
05 Esporão do Vita
06 Tapapui
07 Farinha Seca
08 Macacos
09 Mojuel
10 Jurapê Mirim
11 Jurapê Açu
12 Balança

CONDUTA CONSCIENTE EM AMBIENTES NATURAIS

Abaixo estão algumas regras básicas de comportamento que devem ser adotadas pelos visitantes em ambientes naturais. São 8 princípios adotados no mundo inteiro que visam segurança, cuidados e respeito dos frequentadores com a natureza:

1 - Planejamento é fundamental

Entre em contato prévio com a administração da área que você vai visitar para tomar conhecimento dos regulamentos e restrições existentes.

Informe-se sobre as condições climáticas do local e consulte a previsão do tempo antes de qualquer atividade em ambientes naturais.

Viaje em grupos pequenos de até 10 pessoas. Grupos menores se harmonizam melhor com a natureza e causam menos impacto.

Evite viajar para as áreas mais populares durante feriados prolongados e férias.

Certifique-se que você possui uma forma de acondicionar seu lixo (sacos plásticos), para trazê-lo de volta. Aprenda a diminuir a quantidade de lixo, deixando em casa as embalagens desnecessárias.

Escolha as atividades que você vai realizar na sua visita conforme o seu condicionamento físico e seu nível de experiência.

2 - Você é responsável por sua segurança

O salvamento em ambientes naturais é caro e complexo, podendo levar dias e causar grandes danos ao ambiente. Portanto, em primeiro lugar, não se arrisque sem necessidade.

Calcule o tempo total que passará viajando e deixe um roteiro da viagem com alguém de confiança, com instruções para acionar o resgate, caso necessário.

Avise à administração da área a qual você está visitando sobre: sua experiência, o tamanho do grupo, o equipamento que vocês estão levando, o roteiro e a data esperada de retorno. Estas informações facilitarão o seu resgate em caso de acidente.

Aprenda as técnicas básicas de segurança, como navegação (saiba como usar um mapa e uma bússola) e primeiros socorros. Para tanto, procure os clubes excursionistas, escolas de escalada e cursos de idoneidade comprovada.

Tenha certeza de que você dispõe do equipamento apropriado para cada situação. Acidentes e agressões à natureza em grande parte são causados por improvisações, negligência e uso inadequado de equipamentos.

Leve sempre: lanterna, agasalho, capa de chuva, um estojo de primeiros socorros, alimento e água; mesmo em atividades com apenas um dia ou poucas horas de duração.

Caso você não tenha experiência de atividades recreativas em ambientes naturais, entre em contato com centros excursionistas, empresas de ecoturismo ou condutores de visitantes. Visitantes inexperientes podem causar grandes impactos sem perceber e correr riscos desnecessários.

3 - Cuide dos locais por onde passar, das trilhas e dos locais de acampamento

Mantenha-se nas trilhas pré-determinadas - não use atalhos. Os atalhos favorecem a erosão e a destruição das raízes e plantas inteiras.

Mantenha-se na trilha, mesmo se ela estiver molhada, lamacenta ou escorregadia. A dificuldade das trilhas faz parte do desafio de vivenciar a natureza. Se você contorna a parte danificada de uma trilha, o estrago se tornará maior no futuro.

Ao montar seu acampamento, evite áreas frágeis que levarão um longo tempo para se recuperar após o impacto. Acampe somente em locais pré-estabelecidos, quando existirem. Acampe a pelo menos 60 metros de qualquer fonte de água.

Não cave valetas ao redor das barracas, escolha melhor o local e use um plástico sob a barraca.

Bons locais de acampamento são encontrados, não construídos. Não corte nem arranque a vegetação, nem remova pedras ao acampar.

Remova todas as evidências de sua passagem. Ao percorrer uma trilha ou ao sair de uma área de acampamento certifique-se de que esses locais permaneceram como se ninguém houvesse passado por ali.

Proteja o patrimônio natural e cultural dos locais visitados. Respeite as normas existentes e denuncie as agressões observadas.

4 - Traga seu lixo de volta

Embalagens vazias pesam pouco e ocupam espaço mínimo na mochila. Se você pode levar uma embalagem cheia, pode trazê-la vazia na volta.

Não queime nem enterre o lixo. As embalagens podem não queimar completamente, e animais podem cavar até o lixo e espalhá-lo. Traga todo o seu lixo de volta com você.

Utilize as instalações sanitárias que existirem. Caso não haja instalações sanitárias (banheiros ou latrinas) na área, utiliza o KD (Kit de Desetos). Mais informações em: https://sites.google.com/view/ctmepni/parque-limpo

Não use sabão nem lave utensílios em fontes de água.

5 - Deixe cada coisa em seu lugar

Não construa qualquer tipo de estrutura, como bancos, mesas, pontes etc. Não quebre ou corte galhos de árvores, mesmo que estejam mortas ou tombadas, pois podem estar servindo de abrigo para aves ou outros animais.

Resista à tentação de levar lembranças para sua casa. Deixe pedras, artefatos, flores, conchas etc onde você os encontrou, para que outros também possam apreciá-los.

Não risque, piche ou grave de qualquer forma, pedras, troncos ou estruturas do local.

Tire apenas fotografias, deixe apenas suas pegadas, mate apenas o tempo e leve apenas suas memórias.

6 - Não faça fogueiras

Fogueiras enfraquecem o solo, enfeiam os locais de acampamento e representam uma das grandes causas de incêndios florestais.

Para cozinhar, utilize um fogareiro próprio para acampamento. Os fogareiros modernos são leves e fáceis de usar. Cozinhar com um fogareiro é muito mais rápido e prático que acender uma fogueira.

Para iluminar o acampamento, utilize um lampião ou uma lanterna, em vez de uma fogueira.

Para se aquecer, tenha a roupa adequada ao clima do local que está visitando. Se você precisar de uma fogueira para se aquecer, provavelmente planejou mal sua viagem.

Se você realmente precisar acender uma fogueira, consulte previamente a administração da área que estiver visitando sobre os regulamentos existentes, e utilize locais estabelecidos. Tenha absoluta certeza de que sua fogueira está completamente apagada antes de abandonar a área.

7 - Respeite os animais e as plantas

Observe os animais à distância. A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque, mesmo de pequenos animais. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves.

Não alimente os animais. Os animais podem acabar se acostumando com comida humana e passar a invadir os acampamentos em busca de alimento, danificando barracas, mochilas e outros equipamentos.

Não retire flores e plantas silvestres. Aprecie sua beleza no local, sem agredir a natureza e dando a mesma oportunidade a outros visitantes.

8 - Seja cortês com outros visitantes e com a população local

Ande e acampe em silêncio, preservando a tranqüilidade e a sensação de harmonia que a natureza oferece. Deixe rádios e instrumentos sonoros em casa.

Trate os moradores da área com cortesia e respeito. Mantenha as porteiras do modo que encontrou e não entre em casas e galpões sem pedir permissão. Seja educado e comporte-se como se estivesse visitando casa alheia. Aproveite para aprender algo sobre os hábitos e a cultura do meio rural.

Prefira contratar os serviços locais de hospedagem, transporte, alimentação e outros. Desse modo, você estará colaborando para que os recursos financeiros permaneçam na comunidade.

Colabore com a educação de outros visitantes, transmitindo os princípios de mínimo impacto sempre que houver oportunidade.

9 - O que fazer em caso de acidentes e crimes

Em caso de acidente grave, ligue para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

Em caso de presenciar crime, ligue para a Polícia Militar pelo telefone 190, ou de forma anônima para o Disque Denúncia pelo telefone 181.

A denúncia também pode ser realizada por mensagens com fotos, vídeos e documentos pelo WhatsApp ou Telegram, através do telefone (48) 98844-0011 com a garantia de sigilo absoluto.

Waypoints

PictographPanorama Altitude 2,881 ft
Photo ofRecanto Lacerda 07:30 Photo ofRecanto Lacerda 07:30 Photo ofRecanto Lacerda 07:30

Recanto Lacerda 07:30

PictographIntersection Altitude 2,907 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographRiver Altitude 2,940 ft
Photo ofRio Casa de Pedra Photo ofRio Casa de Pedra

Rio Casa de Pedra

PictographIntersection Altitude 2,930 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographFountain Altitude 3,120 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographIntersection Altitude 3,166 ft
Photo ofPassagem dentro árvore

Passagem dentro árvore

PictographRiver Altitude 3,612 ft
Photo ofRio Photo ofRio

Rio

PictographIntersection Altitude 4,551 ft
Photo ofInterseção Sete 9:40 Photo ofInterseção Sete 9:40 Photo ofInterseção Sete 9:40

Interseção Sete 9:40

PictographIntersection Altitude 4,616 ft
Photo ofInterseção Photo ofInterseção Photo ofInterseção

Interseção

PictographSummit Altitude 4,800 ft
Photo ofMãe Catira 10:03 Photo ofMãe Catira 10:03

Mãe Catira 10:03

PictographFountain Altitude 4,150 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographFountain Altitude 4,160 ft
Photo ofÁgua médio fluxo

Água médio fluxo

PictographSummit Altitude 4,390 ft
Photo ofSete 10:46 Photo ofSete 10:46 Photo ofSete 10:46

Sete 10:46

PictographRiver Altitude 3,957 ft
Photo ofRio

Rio

PictographSummit Altitude 4,433 ft
Photo ofPolegar / Camping 1 barraca 13:47 Photo ofPolegar / Camping 1 barraca 13:47 Photo ofPolegar / Camping 1 barraca 13:47

Polegar / Camping 1 barraca 13:47

PictographFountain Altitude 3,826 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographSummit Altitude 4,091 ft
Photo ofCasfrei 15:45 Photo ofCasfrei 15:45 Photo ofCasfrei 15:45

Casfrei 15:45

PictographSummit Altitude 4,416 ft
Photo ofEsporão do Vita 16:39

Esporão do Vita 16:39

PictographCampsite Altitude 4,396 ft
Photo of1 barraca

1 barraca

PictographFountain Altitude 4,383 ft
Photo ofÁgua médio fluxo Photo ofÁgua médio fluxo

Água médio fluxo

PictographFountain Altitude 4,413 ft
Photo ofÁgua médio fluxo

Água médio fluxo

PictographFountain Altitude 4,505 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographCampsite Altitude 4,711 ft
Photo ofTapapui 3 barracas 17:45/08:05 Photo ofTapapui 3 barracas 17:45/08:05 Photo ofTapapui 3 barracas 17:45/08:05

Tapapui 3 barracas 17:45/08:05

PictographFountain Altitude 4,363 ft
Photo ofÁgua médio fluxo

Água médio fluxo

PictographFountain Altitude 4,098 ft
Photo ofÁgua médio fluxo / Saída à esquerda

Água médio fluxo / Saída à esquerda

PictographSummit Altitude 4,383 ft
Photo ofTanguiri / Camping 2 barracas

Tanguiri / Camping 2 barracas

PictographCampsite Altitude 4,541 ft
Photo of3 barracas / Interseção Farinha Seca Photo of3 barracas / Interseção Farinha Seca Photo of3 barracas / Interseção Farinha Seca

3 barracas / Interseção Farinha Seca

PictographSummit Altitude 4,577 ft
Photo ofFarinha Seca 09:36 Photo ofFarinha Seca 09:36 Photo ofFarinha Seca 09:36

Farinha Seca 09:36

PictographFountain Altitude 3,878 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographFountain Altitude 3,704 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographFountain Altitude 3,602 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo

Água pequeno fluxo

PictographSummit Altitude 3,920 ft
Photo ofMacacos / Camping 6 barracas 11:21

Macacos / Camping 6 barracas 11:21

PictographFountain Altitude 3,884 ft
Photo ofÁgua pequeno fluxo / Última fonte até o Rio Tobogã

Água pequeno fluxo / Última fonte até o Rio Tobogã

PictographCampsite Altitude 3,478 ft
Photo of2 barracas dentro da mata

2 barracas dentro da mata

PictographSummit Altitude 3,753 ft
Photo ofMojuel 13:07 Photo ofMojuel 13:07

Mojuel 13:07

PictographWaypoint Altitude 3,507 ft
Photo ofÁgua de emergência, pode não ter

Água de emergência, pode não ter

PictographSummit Altitude 3,478 ft
Photo ofJurapê Mirim Pedra 14:52 Photo ofJurapê Mirim Pedra 14:52 Photo ofJurapê Mirim Pedra 14:52

Jurapê Mirim Pedra 14:52

PictographSummit Altitude 3,514 ft
Photo ofPico 15:13 Photo ofPico 15:13

Pico 15:13

PictographIntersection Altitude 3,184 ft
Photo ofInterseção Balança

Interseção Balança

PictographSummit Altitude 3,258 ft
Photo ofBalança 15:57 Photo ofBalança 15:57

Balança 15:57

PictographRiver Altitude 1,325 ft
Photo ofRio Tobogã

Rio Tobogã

PictographRiver Altitude 669 ft
Photo ofRio Ipiranga

Rio Ipiranga

PictographIntersection Altitude 738 ft
Photo ofCerca usina 20:51

Cerca usina 20:51

Cerca

PictographIntersection Altitude 640 ft
Photo ofPortão usina 21:40

Portão usina 21:40

PictographIntersection Altitude 322 ft
Photo ofIap

Iap

PictographIntersection Altitude 259 ft
Photo ofEstacionamento Macuco 22:27 Photo ofEstacionamento Macuco 22:27

Estacionamento Macuco 22:27

Comments  (3)

  • Photo of Alan R.B.
    Alan R.B. Sep 3, 2023

    Trecho pra bicho juruna!
    Valeu irmao, pela parceria de sempre, com certeza essa caminhada esta entre a mais dificil e desafiadora, retirando qualquer conceito das anteriores nesse quesito!

  • Photo of trilhandoeacampando
    trilhandoeacampando Sep 4, 2023

    Verdade irmão! Ainda estou me recompondo psicologicamente kkk'. Satisfação gigante trilhar contigo

  • Photo of WSAlexandre
    WSAlexandre Sep 6, 2023

    Determinação e coragem. Essa travessia são para poucos. Parabéns

You can or this trail