Activity

TRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6)

Download

Trail photos

Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6) Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6) Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6)

Author

Trail stats

Distance
14.91 mi
Elevation gain
8,865 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
9,459 ft
Max elevation
4,341 ft
TrailRank 
74 5
Min elevation
1,384 ft
Trail type
One Way
Time
10 hours 16 minutes
Coordinates
1940
Uploaded
May 23, 2018
Recorded
May 2018
  • Rating

  •   5 1 review
Share

near Curral das Freiras, Madeira (Portugal)

Viewed 3043 times, downloaded 100 times

Trail photos

Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6) Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6) Photo ofTRAVESSIA DA MADEIRA EM AUTONOMIA (ETAPA 4/6)

Itinerary description

FOTOS DESTA E DE OUTRAS TRILHAS EM ”CAMINHANTES"

O trilho tem por base o traçado do MIUT 2018, realizado em sentido inverso e dividido por seis etapas em autonomia. Teve como ponto de partida o Aeroporto da Madeira, em Santa Cruz e segue para norte até Porto Moniz ao longo de veredas, levadas e caminhos florestais.
Vamos tentar mostrar como cinco caminhantes se propuseram fazer a travessia total da Ilha da Madeira em seis dias, cerca de 120Kms, num sobe e desce constante, com um acumulado impressionante, um verdadeiro desafio às capacidades físicas e mentais para quem planeia umas atividades mais arrojadas no futuro. Antes de mais queremos salientar o facto de se tratar de um percurso “DIFÍCIL” para ser realizado em seis dias e “MUITO DIFÍCIL” para ser realizado em autonomia durante seis dias em condições meteorológicas adversas, chuva e vento por vezes forte que tornaram a progressão difícil devido ao estado do terreno, como foi o caso. Tenham isso em atenção, porque em certas alturas do ano com pessoal inexperiente ou menos preparado fisicamente pode tornar-se uma atividade perigosa… Mesmo assim e como já somos batidos nisto :-), lá fomos nós, como manda a regra em autonomia (para quem não sabe o caracol é o melhor exemplo… ou seja com tudo as costas, casa, cama, comida, roupa, etc.).
O trilho realizado percorre parte de alguns PR`s da ilha, principalmente veredas e levadas no entanto são usados caminhos florestais e de pé posto sem marcação sendo obrigatório o uso de gps. Alerta-se para o facto de alguns troços terem sido abertos para o MIUT 2018, os quais poderão estar fechados por vegetação noutra altura do ano.

TRILHAS DAS ETAPAS
ETAPA 1/6
AEROPORTO DA MADEIRA - POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS
ETAPA 2/6
POSTO FLORESTAL DOS LAMACEIROS - CASA DO BURRO
ETAPA 3/6
CASA DO BURRO - PICO FURÃO
ETAPA 4/6
PICO FURÃO - VARGEM
ETAPA 5/6
VARGEM - POSTO FLORESTAL DO FANAL
ETAPA 6/6
POSTO FLORESTAL DO FANAL - PORTO MONIZ


TRILHA COMPLETA
TRAVESSIA TOTAL DA MADEIRA EM AUTONOMIA


ETAPA 4: PICO FURÃO (CURRAL DAS FREIRAS) - VARGEM

PERCURSO: Pico Furão - Curral das Freiras - Fajã Escura - Ribeira da Achada - Encumeada - Vargem
TIPOS DE CAMINHO: Estrada - Vereda - Levada - Caminho Florestal
DISTÂNCIA: 24.0kms
DURAÇÃO: 10h09min
TEMPO EM MOVIMENTO: 6h27min
TEMPO PARADO: 3h42min
MOVIMENTO MÉDIO: 3.7kms/h
ACUMULADO POSITIVO: 1918m
ACUMULADO NEGATIVO: 2094m

Estava-mos a meio da Travessia, a pernoita na Casa de Pico Furão possibilitou maior conforto e um banho de água quente, que tanto nos agradou, ainda mais que durante a noite esteve a chover. Começa-mos o quarto dia da travessia com ameaça de chuva, o que se veio a confirmar pouco depois, na dura subida para a Encumeada. Antes disso, passamos pelo Curral das Freiras, única localidade da travessia com todos os serviços: farmácia, centro de saúde, bombeiros, multibanco, mercearia, café, restaurante. Aproveitamos para tomar o pequeno-almoço no café-padaria. Visita ao pequeno centro da localidade e lá seguimos o trilho que por breves metros intersecta, na estrada regional, o percurso inicialmente realizado. Deixamos a estrada e seguimos, à esquerda, pelo Caminho da Fajã Escura em direção ao pequeno povoado com o mesmo nome. Tinha-mos de enfrentar uma longa e penosa subida até ao Caminho Real da Encumeada, são aproximadamente quatro quilómetros onde se tem de vencer um desnível de 740 metros. A chuva e o nevoeiro também quiseram fazer-nos companhia o que impossibilitou de apreciar as magníficas paisagens de toda a envolvência do trilho em direção à Encumeada, com vistas sobre escarpas vulcânicas e envolvida pela Laurissilva. Esta etapa oferece paisagens de extrema beleza permitindo atravessar dois tipos de ecossistemas incluídos na Rede Europeia de Sítios de Interesse Comunitário - Rede Natura 2000, sendo estes o Maciço Montanhoso Central e a Floresta Laurissilva. Ao longo da etapa, é possível transitar do escarpado vulcânico da ilha característico dos andares fito climáticos superiores a 1400 m até aos envolventes cenários cobertos de espécies da floresta Laurissilva como o Til (Ocotea foetens), o Loureiro (Laurus novocanariensis), o Folhado (Clethra arborea), o Sanguinho (Rhamnus glandulosa), o Massaroco (Echium candicans), a Orquídea da Serra (Dactylorhiza foliosa) e a Estreleira (Argyranthemum pinnatifidum). Com a proximidade da Encumeada a sensação de estar no centro da ilha aumenta, pois pode-se contemplar, num dia de céu limpo, a paisagem panorâmica sobre os majestosos vales do Curral das Freiras, as paisagens a Sul da Serra D´Água e os vales de São Vicente a norte.
Já no ponto mais alto, rodamos à direita seguindo o Caminho Real da Encumeada em direção à Ribeira da Achada, atravessamos a floresta Laurissilva até encontrar a longa conduta de água que nos acompanhou na ingreme descida até à Ribeira da Achada. Já na Ribeira da Achada, aproveita-mos um abrigo parecido com uma paragem de autocarro para nos proteger da chuva enquanto almoçávamos uma sopa quente que nos aqueceu a alma. Refeição feita, voltamos ao caminho seguindo por alguns metros a estrada até cortar por uma escadaria, entre as típicas casas da ilha, que nos leva a um atalho de pé posto, o qual seguimos até encontrar novamente uma estrada alcatroada. Pouco depois estávamos no Café da Estalagem da Encumeada, a chuva era intensa, nada melhor que fazer uma pausa para café! Mas hoje, a chuva não estava para parar, lá voltamos à estrada, agora seguimos a ER228 durante algum tempo até ao entroncamento com a ER110, na Boca da Encumeada, seguimos o PR21 Caminho do Norte. Este traçado segue os vestígios de uma antiga vereda utilizada, noutros tempos, pela população para a ligação entre as localidades da zona sul e zona norte da ilha, para as trocas comerciais e para a participação nas tradicionais romarias. Seguimos, na primeira parte, pelo interior da exuberante floresta Laurissilva, atravessamos por duas vezes a ER228 e seguimos em direção à localidade de Vargem pelo Caminho do Quebra Panelas, mais uma ingreme descida dificultada pela chuva e piso escorregadio até intersectar a estrada regional ER104, que percorremos alguns metros. Deixamos a estrada e seguimos à esquerda, iniciando a subida entre campos de cultivo e casas isoladas dos arredores de Vargem. Identificamos, num aglomerado de quatro casas com algumas leiras circundantes, o local ideal para a pernoita. Batemos à porta de uma das casas e pedimos autorização para montar acampamento num dos terrenos, talvez tenhamos tido sorte, à primeira obtivemos consentimento para montar tendas e usar o alpendre da casa com banca de louça e água para confecionar o jantar.

Ver site sobre percursos pedestres recomendados na madeira: http://www.visitmadeira.pt/pt-pt/o-que-fazer/atividades/pesquisa/madeira/atividades/percursos-pedestres-recomendados

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 2,279 ft
Photo of4ºDIA PICO FURÃO Photo of4ºDIA PICO FURÃO Photo of4ºDIA PICO FURÃO

4ºDIA PICO FURÃO

PictographWaypoint Altitude 1,918 ft
Photo ofTRAVESSIA DA RIBEIRA Photo ofTRAVESSIA DA RIBEIRA Photo ofTRAVESSIA DA RIBEIRA

TRAVESSIA DA RIBEIRA

PictographWaypoint Altitude 2,204 ft
Photo ofPADARIA-PASTELARIA CURRAL PÃO Photo ofPADARIA-PASTELARIA CURRAL PÃO Photo ofPADARIA-PASTELARIA CURRAL PÃO

PADARIA-PASTELARIA CURRAL PÃO

PictographWaypoint Altitude 2,088 ft
Photo ofCURRAL DAS FREIRAS Photo ofCURRAL DAS FREIRAS Photo ofCURRAL DAS FREIRAS

CURRAL DAS FREIRAS

PictographWaypoint Altitude 1,829 ft
Photo ofCAMINHO DA FAJÃ ESCURA Photo ofCAMINHO DA FAJÃ ESCURA Photo ofCAMINHO DA FAJÃ ESCURA

CAMINHO DA FAJÃ ESCURA

PictographWaypoint Altitude 4,073 ft
Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA Photo ofLINHA DE ÁGUA

LINHA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 4,261 ft
Photo ofCAMINHO REAL DA ENCUMEADA Photo ofCAMINHO REAL DA ENCUMEADA Photo ofCAMINHO REAL DA ENCUMEADA

CAMINHO REAL DA ENCUMEADA

PictographWaypoint Altitude 2,835 ft
Photo ofRIBEIRO DO POÇO Photo ofRIBEIRO DO POÇO Photo ofRIBEIRO DO POÇO

RIBEIRO DO POÇO

PictographWaypoint Altitude 2,723 ft
Photo ofCONDUTA DE ÁGUA Photo ofCONDUTA DE ÁGUA Photo ofCONDUTA DE ÁGUA

CONDUTA DE ÁGUA

PictographWaypoint Altitude 2,015 ft
Photo ofRIBEIRA DA ACHADA Photo ofRIBEIRA DA ACHADA Photo ofRIBEIRA DA ACHADA

RIBEIRA DA ACHADA

PictographWaypoint Altitude 2,744 ft
Photo ofRESTAURANTE-BAR DA ENCUMEADA Photo ofRESTAURANTE-BAR DA ENCUMEADA Photo ofRESTAURANTE-BAR DA ENCUMEADA

RESTAURANTE-BAR DA ENCUMEADA

PictographWaypoint Altitude 3,232 ft

CAFÉ BOCA DA ENCUMEADA

PictographWaypoint Altitude 1,698 ft
Photo ofCAMINHO DO QUEBRA PANELAS Photo ofCAMINHO DO QUEBRA PANELAS Photo ofCAMINHO DO QUEBRA PANELAS

CAMINHO DO QUEBRA PANELAS

PictographWaypoint Altitude 1,687 ft
Photo ofVARGEM (ARREDORES) Photo ofVARGEM (ARREDORES) Photo ofVARGEM (ARREDORES)

VARGEM (ARREDORES)

Comments  (1)

  • DiogoHiker Jun 30, 2018

    Excelente! Já está nos meus favoritos!

You can or this trail