Travessia da Juatinga

4 days 23 hours 43 minutes
November 25, 2023
November 2023

near Papagaio, Rio de Janeiro (Brazil)

Dia 01: Vila Oratório/Laranjeiras - Praia do Sono

Dia mais fácil, 1,5h de caminhada no maximo, tranquilo. Dormimos num camping, tem bastante infraestrutura de hospedagem e comida.

Dia 02: Praia do Sono - Ponta Negra

Dia facil também, saindo do Sono tem um subidão, mas acaba rapido. Nesse dia vai passar pelas praias de Antigos, Antiguinhos e Galhetas. Dormimos no camping do Ismael (mt bom por sinal). Tem alguma infra para comida na praia.

Dia 03: Ponta Negra - Cairuçu das Pedras

Dia com a caminhada mais longa e difícil, subidona braba logo no inicio, mais ou menos 3 horas só subindo. Depois desce direto até chegar, sempre pela mata fechada. Única infra nesta praia são dois campings, um em cima e outro embaixo, dormimos no de cima, vista incrível. No camping de baixo tem um restaurantezinho tb, comida boa. Praia foda, com piscina natural de água da cachoeira, vale a pena ficar aí.

Dia 04: Caiçuru das Pedras - Pouso da Cajaíba

Dia ok, caminhada considerável com subidas e descidas, porém sem grandes desafios. Neste dia passa pela praia Martim de Sá, muito bonita (tem um camping se quiser dormir nela também e durante a alta temporada tem bares com comida). Várias belas cachoeiras pelo caminho. Pouso da Cajaiba é a praia com maior infra de lugares para dormir e para comer, ficamos no Bora Hostel (preço bom e lugar ok).

Dia 05: Descanso em Pouso da Cajaíba

Dia 06: Pouso da Cajaíba - Praia Grande de Cajaíba

Dia tranquilo de caminhada, pouca subida, vai pela costa pulando de praia em praia (Itanema, Calhaus e Itaoca). Em Calhaus tem restaurante q funciona na alta temporada e o Viva Hostel, bom lugar para se hospedar caso queira. Em Praia Grande ficamos em camping que é junto dos pequenos restaurantes que tem lá. Abrem durante a temporada ou fds com tempo bom... Tem uma cachoeira nesta praia q vale a pena visitar também.

De Praia Grande pegamos um barco para Paraty Mirim, mas poderíamos ter continuado a trilha indo para o Saco do Mamanguá.

Todas as trilhas tem pontos para pegar água, uma garrafa de 1,5l é suficiente para suprir as necessidades e ir sendo reabastecida (usamos clorin para garantir).