Travessia da ilha da Madeira Parte 1

May 20, 2010
May 2010

near Entre Águas, Madeira (Portugal)

Parte 1 - Ribeira de Natal (caniçal) -->Portela /// Tipos de caminho:Vereda - Estrada - Levada Aprox. 19KM

Esta parte é relativamente simples de caminhar e pode fazer-se em bom andamento.
Sobe-se da Ribeira do Natal até ao miradouro do Pico do Facho através de uma antiga vereda, nem sempre limpa mas com vegetação relativamente rasteira, e caminha-se depois pela estrada até ao entroncamento com a R109 perto do túnel que liga ao Caniçal. Seguindo, vamos pela suja levada do Caniçal continuando pela esplanada da levada até a subida do Risco.
Chegados à Boca do Risco, vira-se à esquerda pela crista da montanha. Cuidado para não seguir pela vereda do Larano, também esta à esquerda. Para a vereda certa, é necessário subir até um pequeno chão em jeito de pequeno planalto ao pé da Boca do Risco, chama-se Chão da Relva.
Subindo pela crista, avistamos à nossa direita a paisagem de costa norte de Machico onde podemos quase ver a praia do Larano/Areias, um oásis maravilhoso de difícil acesso pelo Porto da Cruz.
A subida da vereda requer um pouco de atenção por à nossa direita ser abismo havendo no entanto espaço para fazermos em segurança e o vento normalmente sopra de norte. A vereda vai dar à estrada das Funduras, uma das zonas de reflorestamento da floresta Laurisilva e de uma vegetação luxuriante.
A estrada das Funduras liga-nos à Portela na estrada regional R108 onde existe um bar turístico de apoio para provar a ponchinha.

Ver site sobre a vereda das Funduras Vereda das Funduras
Para quem tiver a bíblia do Raimundo Quintal (edição 2004) veja:
Página 265 - Ribeiro Natal ao Pico do Facho (Machico)