Travessia da Fé - Campos do Jordão à Aparecida do Norte

Photo ofTravessia da Fé - Campos do Jordão à Aparecida do Norte Photo ofTravessia da Fé - Campos do Jordão à Aparecida do Norte Photo ofTravessia da Fé - Campos do Jordão à Aparecida do Norte

one day 6 hours 45 minutes
November 3, 2022
October 2022

near Rancho Alegre, São Paulo (Brazil)

Travessia da Fé realizada no dia 29/10/2022.

*** Considerei difícil apenas pelo tanto de descida e o tanto que a travessia é realizada no asfalto, mas não há nada de dificuldade técnica ou outra coisa que dificulte a caminhada.

Iniciamos a travessia da Fé em Campos do Jordão, no dia 29/10/2022, porém saímos de BH no dia 28/10/2022, às 21:00 e chegamos no Hotel Golden Park em Campos do Jordão às 4:00 da manhã. Não começamos andar do Hotel, pois pegaríamos muito asfalto. Pedimos um táxi (R$120,00) até chegar bem próximo do Horto Florestal e iniciar a estrada de terra. Tentamos pegar um Uber, porém o app não achou nenhum! Pra quem sai de BH tome bastante cuidado com a variação de temperatura, pois saímos de BH com 31° graus e chegamos em Campos com 8° graus.
Pra descansar um pouquinho, deitei no chão do hotel, enquanto minha mãe e namorada dormiram no carro.

A previsão do tempo para a caminhada era chuva e vento o tempo inteiro, mas por sorte e zelo de Nossa Senhora, pegamos apenas sol. Durante toda a travessia, andasse por estrada de terra de fácil acesso para carros, motos e principalmente bike, então, caso haja necessidade de alguma intervenção, acredito que seja tranquilo o resgate. Também, o tempo todo, carros de apoio passavam perguntando se precisávamos de algo, oferecendo gatorade, comida e água.

Voltando a falar sobre a travessia, os primeiros 8 km é só subida, porém é a única durante toda a travessia. São 500 metros de ganho de elevação nos primeiros 8 km, chegando a uma elevação de 1950 metros, mas após esse trecho é só reta e bastante descida, chegando aos 500 metros em relação ao mar em Aparecida. No km 10, há um restaurante e pousada, oferecendo comida, bebida e cama, pra quem quer dividir a travessia em 3 dias ou quem vem de outras cidades. Quando fizemos a travessia, o restaurante aceitava cartão de crédito, débito, pix e dinheiro.

Após o km 13, começa a descida, e é muita descida!!! Preparem o joelhinho. No 15 km aproximadamente, tem o restaurante e trutaria, mas não paramos, pois estávamos carregando o nosso almoço e lanche, pra economizar e ganhar tempo na travessia. Até aqui, tem 3 pontos de água confiáveis e com sombrinha para os romeiros. Resolvemos dormir na pousada do Lino, no 27 km. A pousada é bem simples e tem um riozinho passando no quintal. O riacho oferece um banho gostoso e relaxante, e os garçons servem a comida e bebida no riacho. Pagamos R$105,00 por pessoa com café da manhã e a pousada oferece desconto de R$10,00 nos pratos para os romeiros. Caso você precise sair mais cedo para andar, basta pedir ao Sr. Lino que sirva o café da manhã mais cedo.

No km 30, temos a pousada do Sr. Agenor, porém não nos hospedamos lá por falta de vaga. Tente fazer a reserva com alguns dias de antecedência, pois é bem concorrido as pousadas. Aqui, nesse trecho, estamos no distrito de Gomeral, que é pela Serra de Pedrinhas ou Vale do Paraíba. Não vi camping pra quem quer economizar, mas há outras opções de pousadas, casas de aluguel e quartos para passar a noite.

Depois da cidadezinha de Gomeral, não tem muita surpresa, pois é um misto de asfalto e estrada de terra e o trajeto inteiro é bem sinalizada, não precisando de GPS ou de guia. Próximo ao km 38, que pertence à cidade de Potim, tem um ponto de apoio na capela de Sant’Ana, sendo realizado pelos Anjo no Caminho (insta: anjosnocaminho_potim_sp). Na Capela, os romeiros são recebidos com música, comida, água, suco, remédios e calor humano. Bem revigorante e legal os que eles fazem!

A BR para chegar à Aparecida começa no km 42, então daqui pra frente, é BR. Tome bastante cuidado, pois o tempo inteiro passa carro ao seu lado e acelerando bastante. Não vou citar qual pousada ficamos em Aparecida, pois há muitas opções e cada um opta pelo que melhor atende o seus desejos e anseios.

Apenas uma observação, no trajeto, eu fiz um pequeno desvio na escola de Potim, pois fizemos a travessia em época de eleição presidencial, então eu precisava justificar meu voto. Apenas desconsidere meu desvio e siga para cidade de Aparecida do Norte.

Hotel Golden Park - Telefone: (12) 3662-4088

Pousada do Lino
+55 12 99702-9343
monteverdegomeral@gmail.com

Pousada do Sr. Agenor
+55 12 99742-2228

Basílica de Nossa Senhora Aparecida

Photo ofCapela - com banheiro e remédios dentro da caixinha Photo ofCapela - com banheiro e remédios dentro da caixinha Photo ofCapela - com banheiro e remédios dentro da caixinha

Capela - com banheiro e remédios dentro da caixinha

Capela e ponto de água - BOA

Ponte 3

Ponto de água - BOA

Ponto de água - Boa 4

Ponto de água não confiável

POTIM

Pousada Angenor

Pousada do Lino

Rest Pousada Trutaria Belavista

Restaurante e pousada Santa Maria

• Photo of Emerson Ricardo 1
    Emerson Ricardo 1 Jan 19, 2023

Oi, tudo bem?
    Esse percurso demorou 30 horas?

samuelbpc Jan 19, 2023

Sim. Começamos em Campos do Jordão, andando 50 km. As 30 horas são andando, porém dormimos na cidade de Pedrinhas e isso o wikiloc não conta.

• Photo of Emerson Ricardo 1
    Emerson Ricardo 1 Jan 19, 2023

Entendi. Vou fazer esse caminho e estava pesquisando a distância. Obrigado Abraço

samuelbpc Jan 19, 2023

De nada! Precisando, pode tirar as suas dúvidas.

• carla.pereira705 Feb 1, 2023

Oi Samuel. Vc foi pela caminho das pedras?

samuelbpc Feb 1, 2023

Sim, fomos por Pedrinhas ou pelo Vale do Paraíba. Muito melhor do que o trajeto original, passa do por BR e apenas asfalto.

• Photo of Everton Fábio
    Everton Fábio May 6, 2023

Opa Samuel, vou fazer em Julho com minha esposa, valeu por compartilhar...