Activity

Travessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu

Author

Trail stats

Distance
48.63 mi
Elevation gain
5,584 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
5,873 ft
Max elevation
2,267 ft
TrailRank 
67
Min elevation
809 ft
Trail type
One Way
Time
3 days 5 hours 23 minutes
Coordinates
12649
Uploaded
March 24, 2023
Recorded
February 2023
Share

near Currais Novos, Rio Grande do Norte (Brazil)

Viewed 304 times, downloaded 1 times

Trail photos

Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu Photo ofTravessia Currais Novos x Acari via Serra do Chapéu

Itinerary description

ATENÇÃO Leia as observações no final

Travessia por trilha a pé saindo de Currais Novos com destino a Acari passando pela Serra do Chapéu com distância de 80 km. Trilha totalmente autônoma em 4 dias com pernoites em acampamentos selvagens. Os atrativos em Currais Novos são a Pedra do Cruzeiro, Cânion dos Apertados e a Serra do Chapéu, em Carnaúba dos Dantas as pinturas rupestres da Santa e em Acari o Bico da Arara.

O percurso passa por locais remotos relativamente distantes da cidade, principalmente no segundo e terceiro dias. Trilha de grande esforço físico devido às várias subidas e descidas no setor da Serra do Chapéu, bem como por carregar muita água devido aos poucos pontos de água no caminho. Passagem feita por dentro do Cânion dos Apertados exige cautela pelo risco de cabeça d’água durante os períodos de chuva.

A maior parte da água para beber foi conseguida nas casas de moradores e em um ponto de água dentro do cânion. A subida da Serra do Chapéu foi feita usando 6 litros de água que foram utilizados no restante do segundo dia e no começo do terceiro dia. Confira a seguir os detalhes de como fazê-la.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking independente e autossuficiente com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 80 Km;
Ganho de elevação: 1700 m;
Dias: 4 dias (primeiro dia começando pela manhã e o último dia terminando no final da tarde);
Melhor época: No período do ano com temperaturas mais amenas entre maio e agosto. A trilha passa por dentro de um cânion com risco de cabeça d’água. Antes de adentrá-lo, observe o volume de água em que se encontra o rio Picuí e a previsão do tempo;
Data e hora de início: 18 de fevereiro de 2023 às 9h;

COMO CHEGAR

A cidade de Currais Novos fica a 190 km de Natal e possui acesso através da BR-226. Tanto Acari como Currais Novos possuem boas opções de pousadas e hotéis. Se estiver a pé existe ônibus que faz o trajeto de Natal para Currais Novos. Para chegar na cabeça da trilha (Pedra do Cruzeiro) você pode usar moto-táxi facilmente encontrado no centro da cidade. Esse trajeto custa R$ 5 reais.

Caso esteja de carro, você poderá deixá-lo na cidade de Acari já que o final da travessia é dentro da cidade. Para ir até o começo da trilha na cidade de Currais Novos, você pode pegar um moto-táxi em Acari. Esse trajeto custou R$ 50 reais. Se estiver com mais de um carro, um carro pode ser deixado em Acari e o outro em Currais Novos.

TRAVESSIA

O primeiro dia (DIA 1 - PEDRA DO CRUZEIRO AO CÂNION DOS APERTADOS) tem cerca de 20 km e começa na Pedra do Cruzeiro em Currais Novos e segue com destino ao Cânion dos Apertados. Dia moderado com apenas uma longa subida da Serra da Umburana em direção à estrada estadual PB-177 que liga Currais Novos à Frei Martinho. Maior parte do percurso caminhando por estradas de fazendas bem demarcadas e abertas.

O segundo dia (DIA 2 - CÂNION DOS APERTADOS À SERRA DO CHAPÉU) tem 15 km e atravessa todo o Cânion dos Apertados caminhando por dentro dele até posteriormente subir a Serra do Chapéu. A trilha passa no mirante no topo da serra que tem vista para a cidade de Currais Novos, para o cânion bem como para o local de início da travessia (Pedra do Cruzeiro). Local de acampamento em cima da Serra do Chapéu.

O terceiro dia com 25 km (DIA 3 - SERRA DO CHAPÉU AO SÍTIO CAJUEIRO) a trilha continua por cima da cumeeira da Serra do Chapéu (chã da serra) e faz a descida até chegar na estrada rural que vai para a cidade de Frei Martinho já em Carnaúba dos Dantas. Nesse dia, pegamos trechos alternados de subida e descida longa por cima da serra. O acampamento foi na casa de um morador no sítio cajueiro em Carnaúba dos Dantas. Quando chegamos deixamos nossas mochilas e fomos ver as pinturas rupestres no sítio arqueológico da Santa.

No quarto dia (DIA 4 - SÍTIO CAJUEIRO À ACARI) com 19 km continua na estrada rural em direção à Acari. Chega-se na casa de seu Raimundinho e em seguida sobe até o Bico da Arara. A trilha continua por cima da serra e termina dentro da cidade de Acari usando a trilha da Serra do Major ou Serra Cabeça de Meia Lua (Pedra do Mapa do RN).

DIA 1 - PEDRA DO CRUZEIRO AO CÂNION DOS APERTADOS

Esse dia parte da Pedra do Cruzeiro em direção ao acampamento no começo do Cânion dos Apertados. Caminhada moderada de 20 km com apenas uma subida longa da Serra da Umburana por uma estrada de fazenda. A trilha é bem demarcada e aberta por entre estradas rurais e de fazenda. São 11 km até o sítio Trapiá, primeira parada na casa de um morador às margens da estadual PB-177 que liga Currais Novos à Frei Martinho.

O percurso segue pelo lado direito do cruzeiro sendo possível avistar ao longe a Serra do Chapéu. Seguindo por um caminho bem aberto, são 3 km até a estrada rural que leva a subida da Serra da Umburana. Desse ponto até o começo da subida da serra ainda são mais 4 km.

Continuando nesse caminho, um pouco mais à frente, em uma casa por onde a estrada passa, existiam muitos cachorros latindo. Resolvemos desviar da casa seguiu e seguir contornando pelo lado direito a casa até encontrar uma vereda a uns 700 m dali. O caminho mais rápido e fácil é pela estrada. Depois da vereda, a trilha cai novamente na estrada. Esse contorno foi feito para livrar a casa dos cachorros.

Desse ponto, até a casa do morador no sítio Trapiá, são 3 km pegando a subida e a descida da Serra da Umburana. Essa é a mesma serra que se estende até terminar no Cânion dos Apertados. A casa é o primeiro ponto de parada e abastecimento de água do dia. Apesar de ter encontrado mais duas casas com moradores à frente, preferiu-se não arriscar ficar sem água e esse foi o único ponto de água do dia. Levamos 5 litros de água até o acampamento.

Da casa até o ponto de acampamento são aproximadamente 9 km. O caminho continua pela PB-177 por 4 km até entrar novamente em estradas de fazendas. Logo a frente, é feita a travessia do rio Picuí e depois do riacho que vem de Frei Martinho. Esses são os principais afluentes que jogam água dentro do Cânion dos Apertados. Antes de entrar é recomendado verificar o nível deles, pois a trilha atravessa por dentro do Cânion dos Apertados. A passagem exige cautela por apresentar risco de cabeça d’água durante o período de chuvas.

Depois de atravessar o riacho de Frei Martinho, a trilha continua à esquerda do rio Picuí até cruzar o rio adiante para o ponto de acampamento na margem direita.

DIA 2 - CÂNION DOS APERTADOS À SERRA DO CHAPÉU

Esse dia continua a travessia do Cânion dos Apertados e em seguida sobe a Serra do Chapéu para o ponto de acampamento da segunda noite. Quando a trilha foi feita não havia água no cânion e o percurso foi feito interinamente por dentro dele. Do acampamento até o final do cânion são 5 km.

Há um ponto de água no cânion utilizado para beber. Esse ponto parece ser uma nascente de água com pedras ao redor da água. Havia alguns peixes e uma grande traíra. Um grande achado, pois até então não sabia desse ponto de água. Desse ponto de água, a trilha continua por 1 km até o final do cânion de onde já começa a subida da Serra do Chapéu.

Como até então não sabia se esse setor teria água, foi elaborada uma estratégia de deixar água com antecedência no final do cânion. Um dia antes de começar a travessia, deixamos água escondida na mata para ser utilizada quando passasse por lá. Foi deixado, em garrafas plásticas, 6 litros de água por pessoa para ser usada no final desse dia e começo do próximo dia.

Essa logística de água foi montada apenas para esse dia. Em cima da Serra do Chapéu existem dois açudes, mas estava no começo do inverno e não sabia da qualidade das águas. Também não sabia do ponto de água dentro do cânion que foi descoberto durante a trilha.

Depois do abastecimento da água, a trilha segue para a cumeeira da Serra do Chapéu. A subida fica na margem esquerda do rio. Do início da subida até a bifurcação para ir ao topo da serra são 3 km e meio. A subida começa bem íngreme, mas a trilha é bastante aberta e batida com várias pedras soltas pelo caminho que dificultam um pouco a caminhada. Um pouco mais a frente atente para três bifurcações, as duas primeiras vão para os açudes e a terceira é usada para descer a serra.

Chegando na bifurcação do topo da serra, escondemos as mochilas no mato e fomos de mochila de ataque. No caminho há dois mirantes sendo o primeiro deles com vista para o final do cânion e do rio Picuí e o segundo tem visão para a cidade de Currais Novos. Também é possível ver a Pedra do Cruzeiro, local onde a travessia começou. Seguindo um pouco mais à frente é possível chegar no topo da serra que possui duas cruzes.

Do local das mochilas até o ponto de acampamento são 4 km e meio que alterna subida e descida moderadas pela serra. O ponto de acampamento fica ao lado de outra trilha que desce a serra.

DIA 3 - SERRA DO CHAPÉU AO SÍTIO CAJUEIRO

Dia pesado com duas longas subidas no começo do dia, mas posteriormente caminhando na parte plana da serra até descer a serra. Há um mirante com vista para o vale e as serras de Acari (Serra do Pai Pedro). Do acampamento até lá são quase 5 km. Depois do mirante, são 2 km e meio na parte mais plana da serra para começar a descida e chegar na estrada rural que vai para Frei Martinho.

Na estrada rural são 2 km e meio até o ponto de água do dia na casa de um morador. Ponto de água providencial, pois a água já estava acabando. Além desse ponto, água somente mais a frente na casa do morador onde foi feito o acampamento. A pernoite é na área externa da casa de Seu Gentil no sítio Cajueiro na cidade de Carnaúba dos Dantas. No dia o caseiro Dequinha estava por lá e permitiu dormir no alpendre da casa além de ceder água para beber.

Chegamos por volta das 2 horas da tarde e resolvemos fazer um bate volta até as pinturas rupestres de um local conhecido como Santa. Deixamos as mochilas na casa e fomos de mochila de ataque até as pinturas. A ida e volta até lá são 10 km. Apesar da distância, vale a pena visitar este sítio arqueológico que possui várias pinturas bem vivas.

DIA 4 - SÍTIO CAJUEIRO À ACARI

Esse dia vai até o Bico da Arara em Acari e termina a travessia dentro da cidade. Do ponto de acampamento até a casa de Seu Raimundinho são 6 km e meio andando por uma estrada rural. Seu Raimundinho mora embaixo da Serra Bico da Arara e foi a quem pedimos permissão para subir. A subida por esse lado é proibida pelos proprietários e deve ser pedido autorização.

Da casa até o Bico da Arara são 1 km e meio de subida bastante íngreme e pesada. A trilha é bem demarcada e aberta, mas possui algumas partes expostas. Durante a subida é possível ir vendo todo o vale, as serras ao redor e as casas.

Chegando no Bico da Arara o visual compensa, formação rochosa bastante interessante em que em alguns pontos se assemelha ao bico de uma arara. Há um mirante no lado esquerdo que é acessado pelo lado direito de uma toca utilizada para acampamento.

A trilha continua por cima da serra e 4 km depois chega na descida para Acari. Esse setor possui uma mata de caatinga bastante verde com vparias espécies altas, além de umbuzeiros pelo caminho. Ela também passa por um tanque de água em um lajedo chamado de Tanque do Mulungu. A travessia finaliza descendo a serra e entrando na cidade.

OBSERVAÇÔES

- Leve seu lixo de volta;

- Propriedades privadas no caminho, seja gentil e peça permissão para passagem;

- Lembre-se, você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- Sempre feche os colchetes, as porteiras/tronqueiras e evite danificá-los;

- A progressão da trilha depende do terreno, estado da trilha, da sua condição física, da navegação, etc. Se conheça primeiramente para poder chegar com segurança antes do final do dia no acampamento. Alguns pontos de acampamento intermediários podem ser encontrados no caminho;

- A maior parte da trilha é exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios;

Waypoints

PictographCampsite Altitude 1,119 ft
Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1 Photo ofAcampamento Dia 1

Acampamento Dia 1

Acampamento da primeira noite às margens do rio Picuí dentro do Cânion dos Apertados

PictographCampsite Altitude 1,755 ft
Photo ofAcampamento Dia 2 Photo ofAcampamento Dia 2

Acampamento Dia 2

Ponto de acampamento da segundo noite na chã da Serra do Chapéu

PictographWaypoint Altitude 1,883 ft
Photo ofBico da Arara Photo ofBico da Arara Photo ofBico da Arara

Bico da Arara

PictographCampsite Altitude 1,089 ft
Photo ofAcampamento Dia 3 Photo ofAcampamento Dia 3 Photo ofAcampamento Dia 3

Acampamento Dia 3

Pernoite no quintal da casa de morador no Sítio Cajueiro

PictographIntersection Altitude 1,322 ft

Bifurcação

Pegar à direita

PictographIntersection Altitude 1,660 ft

Bifurcação

Pegar à esquerda

PictographIntersection Altitude 1,663 ft

Bifurcação

Pegar à esquerda

PictographWaypoint Altitude 1,224 ft

Casa com Cachorros

Casa com vários cachorros soltos e latindo muito. Desviamos da estrada principal para contornar a casa.

PictographFountain Altitude 1,184 ft

Casa de Morador

Local onde pegamos água

PictographWaypoint Altitude 984 ft
Photo ofCasa de Seu Raimundinho Photo ofCasa de Seu Raimundinho Photo ofCasa de Seu Raimundinho

Casa de Seu Raimundinho

PictographWaypoint Altitude 1,516 ft

Casa de Seu Zé Preto

PictographWaypoint Altitude 1,916 ft
Photo ofCumeeira da Serra do Chapéu Photo ofCumeeira da Serra do Chapéu Photo ofCumeeira da Serra do Chapéu

Cumeeira da Serra do Chapéu

PictographWaypoint Altitude 1,155 ft
Photo ofCânion dos Apertados Photo ofCânion dos Apertados Photo ofCânion dos Apertados

Cânion dos Apertados

PictographPanorama Altitude 2,228 ft

Mirante Açude Gargalheiras

PictographPanorama Altitude 2,116 ft
Photo ofMirante Currais Novos e Cânion Photo ofMirante Currais Novos e Cânion Photo ofMirante Currais Novos e Cânion

Mirante Currais Novos e Cânion

Mirante para cidade de Currais Novos, o Cruzeiro de Pedra (início da travessia) e o final do cânion

PictographPanorama Altitude 1,883 ft

Mirante

PictographPanorama Altitude 2,047 ft

Mirante Frei Martinho

Mirante para a cidade de Frei Martinho

PictographPanorama Altitude 2,198 ft
Photo ofMirante Leste Photo ofMirante Leste Photo ofMirante Leste

Mirante Leste

Photo ofPinturas Rupestres Photo ofPinturas Rupestres Photo ofPinturas Rupestres

Pinturas Rupestres

Sítio arqueológico da Santa em Carnaúba dos Dantas

PictographWaypoint Altitude 1,004 ft

Serra Bico da Arara

PictographMountain pass Altitude 1,627 ft
Photo ofSerra do Major ou Cabeça da Meia Lua

Serra do Major ou Cabeça da Meia Lua

PictographLake Altitude 1,969 ft
Photo ofTanque do Mulungu

Tanque do Mulungu

Tanque de água acumulada em poço de lajedo

PictographLake Altitude 1,335 ft

Água

Ponto de água acumulada sob as rochas

PictographSummit Altitude 2,185 ft

Topo Serra do Chapéu

Topo da Serra do Chapéu com duas cruzes

PictographFountain Altitude 1,463 ft

Água

Casa de morador com cisterna onde pegamos água para o terceiro dia

PictographLake Altitude 1,909 ft

Barreiro

PictographIntersection Altitude 1,594 ft

Bifurcação

Pegar à direita

PictographIntersection Altitude 1,322 ft

Bifurcação

Pegar à direita

PictographIntersection Altitude 1,647 ft

Bifurcação

Pegar à direita

Comments  (1)

  • Photo of Pedrão do Brasil
    Pedrão do Brasil Nov 2, 2023

    Top demais. Em breve iremos fazer . Longo é nossa meta. Parabéns pai

You can or this trail