Travessia Curimataí x Cachoeira do Telésforo

Photo ofTravessia Curimataí x Cachoeira do Telésforo Photo ofTravessia Curimataí x Cachoeira do Telésforo Photo ofTravessia Curimataí x Cachoeira do Telésforo

one day 9 hours 50 minutes
September 11, 2023
September 2023

near Curimataí, Minas Gerais (Brazil)

Locamos uma van e saímos de Sete Lagoas as 06:30 e chegamos em Curimataí as 12:00.
Ficamos hospedados na Pousada Canto das Águas do Sr. Jadir (038 99985-1047), que nos deu um suporte para realizarmos a Travessia. Depois do almoço, fomos conhece a cidade, as Cachoeiras e a bica de água quente.
No dia seguinte, iniciamos a Travessia às 6:30, seguindo no Wikiloc os passos do grupo Trilhando! (Trekking e Natureza).
1. Após andar 3 km do início da trilha, começa a subida de 520 m em 7 km. Passando pelo curral de pedras, chegamos ao ponto mais alto às 09:00. A trilha é escassa de água. Por isso, recomendo levar no mínimo 2 litros.
2. Depois deixa a estrada e pega uma trilha à direita. Por ser uma Travessia inexplorada, por diversas vezes a trilha sumia e tínhamos que fazer um Varamato recorrendo ao Wikiloc.
3. Apesar dos Trilheiros terem deixado mapeado o acesso à Cachoeira Santa Rita, não conseguimos chegar até lá, devido ao mato, pedras e o tempo. Deixamos as cargueiras e fizemos um ataque até uma cachoeira onde lanchamos nadamos.
4. Pegamos a trilha novamente até sairmos em uma estrada que nos levou até a casa do Sr.Branco Cardoso 038 99760581 e D. Dodô ou 038 99835-9865 (Mateus, filho), onde chegamos às 17:20. Hospedagem, alimentação e cerveja gelada. Passamos em frente ao Bar da D. Geralda, mas tava fechado. O primeiro dia é de muita subida.
Segundo Dia
1. Saimos da casa do Branco Cardoso as 05:00, pegamos uma subida mais suave, passando pelo Córrego da Bandeira, captar o máximo de água, fazer um lanche, depois não tem muito local apropriado, a não ser no Rio Pardo.
2. Pegamos muito sol, por isso, ao passar na Nascente do Córrego Alto, completamos o estoque de água, pois a próxima captação só no Rio Pardo.
3. Entre o Rio Pardo e a Cachoeira do Telesforo a trilha e mais definida, com alguns pontos de coleta de água. Chegamos ao nosso destino as 16:30.

PictographMountain pass Altitude 2,037 ft

PictographMountain pass Altitude 3,409 ft

• Photo of lucas pascoal 2
    lucas pascoal 2 Mar 7, 2024

Essa trilha consegue fazer ela de moto

• Photo of Yangs
    Yangs Mar 7, 2024

Lucas, não indico, pois tem a travessia do Rio Preto que não sei se dá pra moto passar e teve algumas cercas que tivemos que pular

• Photo of lucas pascoal 2
    lucas pascoal 2 Mar 7, 2024

Rio preto lá e tranquilo passa d boa meu medo e a trilha depois d santa Rita não conheço