Travessia Cumes de Campos (Pico do Diamante - Pico do Itapeva)

Photo ofTravessia Cumes de Campos (Pico do Diamante - Pico do Itapeva) Photo ofTravessia Cumes de Campos (Pico do Diamante - Pico do Itapeva) Photo ofTravessia Cumes de Campos (Pico do Diamante - Pico do Itapeva)

August 6, 2022
August 2022

near Vila Inglesa, São Paulo (Brazil)

Travessia entre duas montanhas de Campos de Jordão, do Pico do Diamante ao Pico do Itapeva que fiz através da agência EcoValeTur.

O acesso de carro de até o Pico do Diamante não tem erro, é só jogar no GPS. Apesar disso, achei o acesso meio chato, creio que carro baixo chega mas não pode ir pesado, sugiro máximo de 3 pessoas por carro.

A trilha em geral, é bem fácil! Fizemos a trilha conversando numa boa e ela não exige fisicamente, a parte que mais pega é a primeira descida que exige dos músculos da coxa. Apesar do nível fácil, recomendo ir com alguém que conhece por causa da navegação que pode gerar dúvida. Recomendo fortemente a EcoValeTur.

A trilha tem duas bifurcações logo no começo. Na primeira bifurcação, vá pela direita (pela esquerda, é a Trilha da Onça que volta para o asfalto), e na segunda bifurcação vá pela esquerda (à direita, vai pra Cachoeira do Índio). Os primeiros 1,7 km são de descida com alguns trechos de “valeta”, a guia disse que em dias após chuva fica um lamaçal, então é bom evitar ir nessas condições. A trilha atravessa dois córregos e para em um platô com vista para o vale, quando eu fui o tempo estava fechado e não conseguimos fazer essa contemplação.

Mais à frente tem uma cachoeira (foto) no km 5 que vale uma passada. Porém, essa cachoeira não é boa para banho já que não tem poço nem chuveiro e a água é geladíssima. Depois disso, atravessamos um bosque e a trilha acaba no estacionamento do Parque Itapeva. A navegação entre a cachoeira e o bosque pode gerar alguma dúvida porque é uma área aberta por “máquinas”. O Parque Itapeva custa 20 reais para entrar e vale uma visita.

Para mais informações sobre a EcoValeTur: www.ecovaletur.com.br