Travessia Completa dos Lençóis Maranhenses

Photo ofTravessia Completa dos Lençóis Maranhenses Photo ofTravessia Completa dos Lençóis Maranhenses Photo ofTravessia Completa dos Lençóis Maranhenses

June 18, 2023
June 2023

near Atins, Maranhão (Brazil)

Travessia completa dos Lençóis Maranhenses em 5 dias e 4 noites, a qual realizei sozinho sem nenhum tipo de apoio.

ATENÇÃO: Só realize essa trilha sem guia se você possui experiência com GPS. Caso tente realizar essa trilha sozinho tome cuidados adicionais. Seja como for, tenha certeza que está bem de saúde.

Tomei um voo do Rio de Janeiro para São Luís (ida e volta +/-630 reais). De São Luís saem ônibus para Barreirinhas às 6:00 da manhã. Mas eu achei mais cômodo pedir uma van que me buscou no Hotel às 7:00 a um custo de 95 reais.

Para chegar ao porto de Atins, eu realizei o passeio de barco pelo rio Preguiças e havia combinado antes com a agência de me levarem de Caburé até o porto de Atins.
O passeio teve início às 8h30 em Barreirinhas e o roteiro incluía Vassouras, farol de Mandacarú e Caburé.
Custo do passeio com a travessia para Atins: R$ 90

Dia 1: Porto de Atins x Canto do Atins (+ lagoa das Sete mulhres)

O barco me deixou às 14h no porto de Atins de onde inciei uma caminhada até o Canto dos Atins. Deixei minha mochila no rendário do seu Antônio, fui até a lagoa das sete mulheres (tracklog compartilhado em outra página ).
Caminhada de +/-7,5 km
Noite no Rendário do seu Antônio com café da manhã: R$ 70
Jantar com camarões grelhados: R$ 70

Dia 2: Canto dos Atins x Baixa Grande
Iniciei a caminhada às 2:30 da madrugada mas poderia ter sido às 3:00. O início do trecho segue próximo a praia, mas em seguida tomei uma variante que adentra ao interior do Parque passando pela lagoa Verde. O fim desse dia foi em Baixa Grande no rendário da Dona Dete e seu Domingos.
Caminhada de +/-27 km
Noite no rendário com café da manhã: R$ 70
Jantar: R$ 70
Aguá de 1,5L: R$ 10

Dia 3: Baixa Grande x Queimada dos Britos (Queimada dos Paulos)
Nesse dia saí às 5:30 da manhã de Baixa Grande em direção a Queimada dos Britos. Assim como em Baixa Grande, na queimada dos britos há mais de uma opção para dormir. Eu escolhi ficar no final, no rendário da dona Maria Jesus de Biziquinho.
Caminhada de +/- 16 km
Noite no rendário com café da manhã: R$ 70
Jantar: R$ 70
Água de 1,5L: R$ 10

Dia 4: Queimada dos Britos x Betânia
Esse é certamente o trecho mais bointo de todo o trekking. Eu saí do rendário às 6:00 e fiz muitas paradas. Ao chegar em Betânia deve-se atravessar o rio Grande. Peça um barqueiro para te levar ao outro lado do rio. As opções em Betânia são o Rancho do Carimbó (onde a maioria dos trilheiros ficam), Restaurante e rendário Novo Horizonte (onde eu fiquei) e o Cantinho da Felicidade o mais próximo da travessia do rio, mas este último não estva recebendo caminhantes para dormir.
Caminhada de +/- 20 km
Noite no restaurante e rendário Novo Horizonte com café da manhã: R$ 50
Refeição: R$ 50-60;
Água 1,5L: R$ 10
Cerveja: R$ 13

Dia 5: Betânia x Santo Amaro
Nesse último às 7:00 da manhã o barco me levou de volta para a trilha. Este é o dia em que menos se caminha no qual vemos vários carros realizando passeios com os turistas.
No último dia eu me hospedei na pousada das Palmeiras.
Caminhada de +/- 14 km
Noite na pousada para casal: R$ 180

Observações:

Cuidado com insolação: Leve protetor, chapéu ou boné, bandana e roupas de proteção solar.

Se hidrate bem:Tente beber pelo menos 3L de água durante o dia. Leve uma garrafa de pelo menos 1L de água, algum purificador ou filtro portátil para purificar a água das lagoas. Eu bebi água das lagoas.

Kit remédios: Leve analgésicos, remédios para enjoos, antihistamínicos, etc.

Eu fiz a travessia praticamente toda descalso. Só no início de cada dia usava um chinelo ou uma sapatilha de banho.

Cuidado para não pegar bicho geográfico nos oásis. Conheci duas pessoas que fizeram essa travessia e sofreram com esse verme.

Hospedagem em São Luís:

Eu fiquei uma noite no Hotel Win Soft na Ponta d' Areia |(180 reais sem café da manhã para casal). Embora este local seja bem mais seguro do que o Centro Histórico, fica mais longe do aeroporto e da rodoviária.

Eu fiquei também duas noites no Centro Histórico, na pousada dos Sonhos (100 reais a diária sem café da manhã para casal). Durante a noite o clima de insegurança é total. Cuidado se ficar nessa região. Aconselho sair somente de taxi, Uber...

Início de Dia 1: Travessia Lençóis Maranhenses

Altitude: 2 m

Fim de Dia 1: Travessia Lençóis Maranhenses

quarta-feira, 31 de dezembro de 1969 22:36 BRT
Altitude: 8 m

Adentrando ao interior do Parque

Lagoa Verde

Momento para fotos aéreas

Porta do rendário da dona Dete

Rendário da dona Dete

PictographWaypoint Altitude -0 ft

Porto de Atins

Vire à esquerda

Restaurante e pousada do seu Antônio

Início de Dia 3: Travessia Lençóis Maranhenses

Altitude: -6 m

Fim de Dia 3: Travessia Lençóis Maranhenses

quinta-feira, 1 de janeiro de 1970 03:02 BRT
Altitude: 1 m

A passagem é pelo rio mesmo