Travessia Circular, Samambaia, Anhangava, Corvo e Pão de Loth

Photo ofTravessia Circular, Samambaia, Anhangava, Corvo e Pão de Loth Photo ofTravessia Circular, Samambaia, Anhangava, Corvo e Pão de Loth Photo ofTravessia Circular, Samambaia, Anhangava, Corvo e Pão de Loth

January 2, 2022
January 2022

near Borda do Campo, Paraná (Brazil)

Subi a trilha do Samambaia que se encontra tranquilamente aberta, sem muito a acrescentar. Quando estava no Anhangava ainda nas primeiras horas da manhã estava nublado e com pouca visibilidade, sabia que teria dificuldade de encontrar a trilha do corvo naquelas condições, então fiquei lá sentando e conversando com os trilheiros que lá estavam, passando mais um tempo conheci o Daniel que já tinha feito a trilha e tinha feito algumas marcações, nessa hora o céu já estavam aberto e ele me levou até a primeira marcação da trilha, e ass comecei seguindo as poucas marcações e muito atento, fazer aquele trecho solo confesso que foi tenso. Até o cume do Corvo errei somente uma vez pegando uma trilha secundária que não dava a lugar algum, mesmo assim me rendeu algum tempo até o caminho correto. Quando você chega no cume existe até uma placa dando boas vindas, um cano de PVC, e dentro dois cadernos com pouquíssimas assinaturas, depois de ter colocado meu nome em um deles, continuei esse segundo trecho sabia que seria "Punk", e assim foi, dessa vez novamente pequei alguns caminho secundário e vários perdidos, quando encontrava alguma marcação ou indício que alguém já havia passado por lá nos meus perdidos era um suspiro de relaxamento a mais, principalmente nas partes planas onde a vegetação ficam afastadas uma das outras e o risco de você abrir novos caminhos é grande. Existe uma parte da trilha que está tomada pelos bambus, e grande parte estão morto e caída, não tem outra opção a não ser você e passa rastejando/engatinhando algumas centenas de metros. Emaranhado, vegetação densa, capins cortantes, árvores caídas, bambus, enfim trilha de fortes emoções. Por último subi o Pão de Loth e descansei alguns minutos até voltar pela trilha do Itupava.

PictographLake Altitude 4,358 ft

Lago

Pico

• Photo of Luciano Fischer
    Luciano Fischer Feb 9, 2022

Fiz a travessia... Depois do corvo é só pra fortes mesmo... Começamos tarde (12:30) e anoiteceu antes da trilha do Itupava, mesmo com lanternas foi um perrengue que eu ainda não tinha passado... Parabéns pelo tempo de trilha, coragem e habilidade! 👏👏👏

WSAlexandre Feb 9, 2022

Caracas Luciano, fazer aquele trecho de noite realmente é só para os raizes mesmo, parabéns por ter concluído esse trecho também 👏💪

• Photo of Eduardo C Toregiani
    Eduardo C Toregiani Mar 28, 2022

Cara Parabéns !! 👏👏👏 você literalmente me salvou de pernoitar na mata, fiz hoje, 27/03/2022 anhangava, corvo. Cheguei no Cume do curvo ao 12:00, a descida levei 5 hrs!! ta muito fechado, errei muito, difícil de achar as marcações... celular morreu a uns 500 metros da trilha da itupava, foi massa !! Abçs !!

WSAlexandre Mar 28, 2022

Eduardo que perrengue foi esse em cara, celular descarregado é complicado demais, tive muita dificuldade de localização principalmente no final do trecho até a trilha o Itupava, cara parabéns pela conquista e que bom que deu tudo certo. Abraços 💪

• Photo of Eloir
    Eloir Apr 20, 2024

Obrigado pelo track. Realmente a parte do bambuzal é perrengue!