Travessia Capivaris (Capivari Grande, Capivari Médio, Capivari Mirim)

Photo ofTravessia Capivaris (Capivari Grande, Capivari Médio, Capivari Mirim) Photo ofTravessia Capivaris (Capivari Grande, Capivari Médio, Capivari Mirim) Photo ofTravessia Capivaris (Capivari Grande, Capivari Médio, Capivari Mirim)

Experts only
March 21, 2021
March 2021

near Sítio Paulo, Paraná (Brazil)

Atenção: trilha bem fechada e pouco demarcada, muita atenção, risco sério de se perder. Levar água para todo percurso (~2l) e facão. Fisicamente não é uma trilha extrema, mas as condições dela deixam muito pior. Fizemos a trilha de noite (começamos a andar 00:40) mas a pouca marcação da trilha após o Capivari Grande nos deixou muitas vezes perdidos, andando lentamente por nunca ter certeza da trilha e somado abrir alguns bambuzais com facão, nos fez perder o nascer do sol. Tudo isto também nos deixou mais cansados do que o esperado e tirou o ânimo para seguir para o Capivari IV, então pulamos esta parte da travessia. Li que a trilha do IV também estava fechada e não parecia que iria agregar em nada na vista do Médio (a melhor vista de todas).
Obs: adicionei os waypoints depois, pode ser que estejam levemente deslocados.

Logística: ir em 2 carros, deixamos um no estacionamento do Capivari Mirim e seguimos com o outro para o Capivari Menor.

Parte 1: BR - Capivari Menor: se não tiver uma 4x4, deixe o carro no posto na BR ou vá de carro até onde conseguir (perto de 1,3km após o posto há uns 500m péssimos, tentamos forçar mas depois de judiar muito do carro paramos ali na lateral da estrada mesmo).

Parte 2: Capivari Menor - Grande: trilha um pouco fechada no final, mas bem batida e sem risco. Na caixa de cume do Grande ficamos observando as estrelas e fizemos um lanche.

Parte 3: Capivari Grande - Médio: escorregões aconteciam a cada 5min e teias de aranha no rosto eram normais, o da frente sempre ia balançando um galho para pelo menos a aranha não vir em nós e ficávamos revezando o responsável por isso. A descida até o ponto mais baixo foi bem (onde dizem haver um riacho, mas nós só ouvimos o barulho no escuro). Até esta parte há algumas fitas e o Wikloc no celular pega bem. Após isto, se seguíssemos somente a trilha teríamos acertado. Porém fomos comparar com o Wikloc e nos perdemos bem. Havia salvo 2 trilhas, uma ia pela esquerda, uma pela direita e a que estavamos seguindo pelo meio e andando na transversal da direção das outras no celular (e por um lamaçal). As fitas desapareceram e ficamos achando que estávamos na trilha errada. Porém o sinal do GPS não funciona bem neste vale com vegetação densa e não é confiável na precisão necessária. Após muito procurar, facão, ir e vir, decidimos seguir nossa trilha pois era a única opção encontrada. Nela, nossa confirmação de que estávamos na trilha era alguma eventual marca de facão em um babu que alguma outra pessoa havia feito antes. Após muita subida encontramos uma fita - para alegria geral - porém foi so' ilusão de que dali em diante seria uma trilha mais bem marcada. Fizemos pequenos erros muito mais vezes. Perdemos o nascer do sol na mata fechada (se soubéssemos que estávamos perto de uma janela teríamos acelerado o passo). A vista do Capivari Médio é a melhor, com 360 graus e foi ali que fizemos o café da manhã.

Parte 4: Capivari Médio - Mirim: tranquilo, fizemos em 35 minutos. No fim deste caminho fica o desvio para o Capivari IV, que estávamos sem moral para realizar (lemos que teria que abrir mais trilha no facão e levar mais alguns perdidos). Acredito que seria 1h de trajeto até o cume do IV.

Parte 5: Capivari Mirim - estacionamento: descida chata por ser muito íngrime, fácil de escorregar e já estarmos cansados. Caminho todo descampado e com sol.

Capivari Grande

Fácil perdido

Capivari Médio

Capivari Mirim

Capivari Menor

• Photo of Tabaczenski (A-)
    Tabaczenski (A-) Apr 13, 2021

Foi uma ótima referencia, hoje a trilha está mais marcada, difícil se perder isso para o trajeto durante o dia. Parabéns pelo trabalho..