Travessia Capivari - Milho Verde

January 13, 2019
January 2019

near Capivari, Minas Gerais (Brazil)

A serra do Espinhaço é uma cadeia montanhosa localizada no planalto Atlântico, estendendo-se pelos estados de Minas Gerais e Bahia. Seus terrenos são do Proterozoico e contêm jazidas de ferro, manganês, bauxita e ouro.
Foi ao longo da serra do Espinhaço que a mineração, no período colonial se deu, principalmente. [1] E foi na Serra do Espinhaço, em consequência, que os núcleos urbanos mais importantes se formaram (Ouro Preto, Sabará, Serro e São João Del Rei, por exemplo, dentre outros).
Seu nome fora dado pelo geólogo alemão Wilhelm Ludwig von Eschwege no século XIX. É responsável pela divisão entre as redes de drenagem do rio São Francisco e as redes de drenagem dos rios que correm diretamente para o oceano Atlântico.
A serra do Espinhaço foi considerada pela ONU em 27 de junho de 2005 a sétima reserva da biosfera brasileira, devido à sua grande diversidade de recursos naturais.
A serra do Espinhaço pode ser considerada a única cordilheira do Brasil, pois é singular em sua forma e formação. Há mais de um bilhão de anos em constante movimento, é uma cadeia de montanhas bastante longa e estreita, entrecortada por picos e vales. Tem cerca de 1000 quilômetros (km) de extensão e sua largura varia apenas entre 50 e 100 km. Entre os municípios que são cortados pela serra do Espinhaço estão Ouro Branco, Ouro Preto, Catas Altas, Caeté, Serro, Diamantina, Botumirim, Grão Mogol, Itacambira, Porteirinha, Mato Verde, Espinosa, Olhos-d'Água, e Monte Azul.
Nesta viagem ficamos fizemos trilhas na região de Gouveia a Diamantina.

Saímos de Capivari após o café da manhã, após caminhar 4 km demos uma parada na cachoeira do Retiro. A cachoeira é pequena, mas tem um poço excelente para banho ficamos um bom tempo curtindo o rio.
Após a cachoeira o trilha continua plana por mais um km e começa a subida. No início da descida demos uma parada breve na sombra da pedra do Equilíbrio, uma das poucas sombras do caminho. Voltamos pra trilha e seguimos mais 4 km para chegar à entrada do Parque da Cachoeira do Lajeado. Descemos acompanhando o curso do rio para escolher a melhor das cachoeiras para se refrescar. Entre todas as cachoeiras que passamos este complexo de cachoeiras é onde encontramos mais gente. Mesmo com muita gente o complexo é muito bonito.
Terminamos nossa caminhada no centro de Milho Verde que fica a 2 km da cachoeira do Lajeado.

Esta trilha passa por lugares muito lindos e preservados, o nosso guia Julio (whatsapp 19-998711133) conhece muito a região e possibilitou essa trilha por caminhos e trilhas pouco utilizados.