Activity

Travessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC)

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC) Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC) Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC)

Author

Trail stats

Distance
14.81 mi
Elevation gain
2,477 ft
Technical difficulty
Difficult
Elevation loss
2,441 ft
Max elevation
5,131 ft
TrailRank 
49
Min elevation
4,302 ft
Trail type
One Way
Moving time
7 hours 4 minutes
Time
one day 4 hours 55 minutes
Coordinates
4341
Uploaded
July 19, 2021
Recorded
July 2021
Share

near Bom Jardim da Serra, Santa Catarina (Brazil)

Viewed 1040 times, downloaded 17 times

Trail photos

Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC) Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC) Photo ofTravessia Cânion das Laranjeiras, Portal e Funil (Bom Jardim da Serra, Lauro Muller SC)

Itinerary description

Travessia de dois dias e uma noite realizada com o guia Rafael Bion (@trekking_desafios_floripa). Recomendo fazer essa travessia com guia, todo o caminho passa por propriedades privadas, sendo necessário entrar em contato e realizar pagamento em cada uma. Além disso, o clima nos cânions pode ser muito traiçoeiro e nós pegamos uma noite difícil. Foram temperaturas abaixo de zero e ventos de 60km/h, com rajadas chegando a velocidades bem maiores. Abaixo vou relatar com detalhes nossa aventura:

O que levei:
3 litros de água (existem vários pontos de água na travessia, ir com 2 litros teria sido bem ok)
Clorin
Comida para 2 dias
Segunda pele grossa, blusão e casaco fino e um jaquetão
Calça e botas
Luvas, touca, bandana Tubular
Protetor solar, protetor labial
Barraca
Saco de dormir
Isolante térmico

Nessa travessia predominam os campos de altitude, ou seja, muita caminhada em vegetação rasteira, com araucárias, pinhos e capões, mas também muitos charcos e turfas. Começamos a travessia no Laranjeiras Ecoturismo Pousada & Passeios (você pode pesquisar no google e entrar em contato se precisar de informações sobre como acessar as propriedades e locais) onde tomamos um belo café da manhã e partimos em direção ao belíssimo Cânion das Laranjeiras. Este trajeto foi bem tranquilo, apenas com um pouco de barro. Após pararmos para apreciar e tirar fotos, fomos em direção ao Cânion do Portal, onde montaríamos acampamento. Não há estrutura de camping ou qualquer local para camping. É necessário encontrar o melhor lugar. Neste caminho pegamos bons trajetos de charcos e turfas. Os charcos são territórios alagados e enlameados, cobertos com vegetação rasteira como pasto e as turfas. A turfa é uma planta que parece uma esponja. Demos sorte das turfas estarem secas boa parte do trajeto. É quase uma roleta russa caminhar entre charcos, pois a qualquer momento você pode dar um passo e enfiar até o joelho no barro (isso aconteceu com todo mundo pelo menos vez haha). Além disso, outra dificuldade em caminhar em charcos é que cansa muito e é difícil parar pra descansar, pq você atola. Mas se embarrar faz parte, esteja bem equipado. Chegamos próximos ao fim da tarde no Cânion do Portal e montamos acampamento. Comemos um churrasco top proporcionado pelo Rafael em conjunto com o pessoal da Laranjeiras Ecoturismo: Eles foram a cavalo assar um churrasco pra gente. O frio estava forte, mas o vento estava ok até por volta de meia noite, quando as rajadas de vento constantes começaram a preocupar. Foi a noite toda com ventos de mais de 60km/h e uma sensação térmica muito árdua. Várias barracas foram destruídas considerando nosso pessoal e outros grupos que estavam acampando no local. Eu estava com uma CloudUp 1P da Naturehike e a barraca simplesmente deitava no chão. Felizmente ela não foi avariada, mas ficou impossível dormir. Eu passei a noite toda sentado defendendo a barraca com o corpo, para tentar não deixar o equipamento ser destroçado pela força do vento. Por sorte estávamos com roupas suficiente para aguentar o frio e não houve chuva.
Após amanhecer o dia, recolhemos as barracas com dificuldade e seguimos travessia. O vento perdurou o resto do dia. Fizemos todo o caminho do segundo dia com toda a roupa que levamos. Eu nunca tinha usado tanta roupa de uma vez só, muito menos fazendo trilha. O segundo dia foi um pouco mais leve, mas não nos escapamos dos charcos. Passamos apenas ao lado do Cânion do Funil, sem entrar na propriedade, pois o valor estava altíssimo (80 reais apenas para ir ao Cânion, sem estrutura alguma). O início do trajeto do segundo dia contemplou várias fontes de água, eu não marquei no tracklog pois o vento estava muito forte, dificultando o manejo do celular. Esses córregos e até mesmo o barro estavam com camadas de gelo, mesmo durante a tarde. Seguimos caminho até a estrada próximo a Bom Jardim da Serra e então voltamos de van até o Laranjeiras Ecoturismo.
Foi uma travessia desafiadora, selvagem e de muito aprendizado. Felizmente não houveram grandes problemas com nosso grupo, apenas uma barraca q foi pro saco haha. Visite meu instagram @lucas.bertinetti pra ver mais fotos da travessia ;D

Waypoints

PictographWaypoint Altitude 4,272 ft
Photo ofLaranjeiras eco turismo

Laranjeiras eco turismo

Encontra facilmente colocando no google maps

PictographWaypoint Altitude 4,519 ft
Photo ofCórrego

Córrego

PictographWaypoint Altitude 4,520 ft
Photo ofCórrego

Córrego

PictographWaypoint Altitude 4,783 ft
Photo ofCorrego

Corrego

PictographWaypoint Altitude 5,120 ft
Photo ofParada para almoço

Parada para almoço

PictographWaypoint Altitude 5,098 ft
Photo ofVista Photo ofVista

Vista

PictographWaypoint Altitude 4,718 ft
Photo ofCórrego

Córrego

PictographWaypoint Altitude 4,573 ft
Photo ofGelo

Gelo

PictographWaypoint Altitude 5,063 ft
Photo ofAntena

Antena

PictographWaypoint Altitude 5,069 ft
Photo ofCanion do funil

Canion do funil

Comments  (1)

  • Photo of Wagner Fonseca
    Wagner Fonseca Jun 17, 2023

    Opa, vou lá conferir teu Instagram dessa aventura 💪🏼

You can or this trail