Photo ofTravessia Camburi das Pedras x Trindade + Pedra do Índio (SP-Ubatuba/RJ-Trindade) Photo ofTravessia Camburi das Pedras x Trindade + Pedra do Índio (SP-Ubatuba/RJ-Trindade) Photo ofTravessia Camburi das Pedras x Trindade + Pedra do Índio (SP-Ubatuba/RJ-Trindade)

Experts only
September 1, 2023
September 2023

•   3.3 1 review

near Picinguaba, São Paulo (Brazil)

A lendária travessia de Camburi das Pedras até Trindade e ainda um ataque na Pedra do Índio

Dificuldades:
Física: Moderada-Difícil
Técnica: Moderada
Navegação: Só experientes (GPS Obrigatório)
Psicológico: Moderado

Exposições:
Sol: Baixa
Água: Baixa
Vegetação: Altíssima

Nossa caminhada se inicia em Camburi das Pedras, a última praia de SP localizada em Ubatuba. Como não conhecíamos a cachoeira dos 3 poços, emendamos o nosso caminho para unir o útil ao agradável. Inclusive, cachoeira muito bonita e confortável, vale a pena voltar la pra ficar curtindo. Agora falando do que realmente interessa, pesquisei em diversos lugares e não encontrei em nenhum mapa histórico o traçado dessa rota lendária, gostaria muito de ver, quem tiver ou saber onde encontrar, por favor entre em contato comigo. Fomos então com base nos dados fornecidos pelo OSM e Wikiloc. Já logo de início há uma divergência entre eles (foi anotado com bandeira no track). Voltamos e seguimos o comum usado pelas pessoas que postaram tracks no wikiloc.
O início da trilha é uma picada, dá pra seguir bem ela, alguma coisa ou outra caída juntamente com algumas bifurcações dá uma breve confundida, mas só respirar e prestar atenção que vai que é uma beleza. Praticamente metade do percurso fizemos em torno de 1h30, que foi até mais ou menos o rancho encontrado no topo da serra. Daí em diante a trilha começa a bagunçar com alguns bambus caídos. Provavelmente por conta do utilizador do rancho que manteve a picada aberta até sua propriedade. Enfim, seguindo o caminho passamos por algumas nascentes e até a marcação “água vale de cume” a trilha só tá um pouco zuada. Daí em diante ela tá bem zuada. A crista acessada depois desse vale de cume precisa de uma atenção sobrenatural pra não perder a picada, é tanta coisa caída que até o caminho que parece ser correto, na verdade é errado.
Saindo da crista pra descer pro marco de divisa do estado, a trilha desaparece completamente, um bambuzal tenebroso engoliu tudo naquele lugar. Paramos em cima da marcação do track que dizia onde estava o marco e mesmo assim ficamos quebrando bambu por uns 20min até achar o bendito. Enfim, conseguimos achar, e a trilha reaparece bem estragada uns 150m à frente. Chegando mais próximo do fim a trilha vira uma bagunça por conta da quantidade de bambu caído e picada de palmiteiro por perto. Nem pense duas vezes, aproveita e usa a picada do palmiteiro porque ela vai descer até a praia. Por sorte uma nos entregou num riacho que havia mangueiras de captação, que nos levou para uma propriedade recém aberta e de lá havia trilha abertíssima para a Praia do Cachadaço. Fizemos esse percurso todo em aproximadamente 5h30. Como acabamos “cedo” decidimos ir ver a Pedra do Índio, local que gosto muito e passarei quantas vezes eu puder ainda. Na volta passamos pela Praia do Meio e finalizei o track na Praia dos Ranchos, já em Trindade.

Em resumo pros que não querem ler:
Até a “árvore empinada” ta ok. De lá até as nascentes já ta meio ruim. Quando acessa a última crista pra descer piora, na descida de fato piora mais ainda. Próximo ao final se atente a buscar intervenções humanas, trilhas de palmiteiro, mangueiras em nascentes e terrenos recém abertos, vão te salvar.
De resto, só comer mato e ser feliz.

Recomendo
Roupas protetoras
Luva e perneira
Facão
Bota
2L de água
Comida para um dia

EVITE FAZER EM DIAS DE TEMPESTADE E LEVE TODO O SEU LIXO EMBORA PORRA

Esse recado final é pra você PESM, uma rota histórica que vocês mal ligam, não querem saber de nada, tá sendo completamente engolida. Quem faz a manutenção dela? Pouquíssimas vezes são trilheiros, em boa parte são caçadores e palmiteiros, justamente os que vocês abominam. Engraçado ver o infrator cuidando melhor do que vocês.

PictographBeach Altitude 10 ft

PictographWilderness hut Altitude 1,047 ft

Rancho

MARCO DE DIVISA

MUITA ATENÇÃO, PRA ENCONTRAR MIRE NUMA ÁRVORE GROSSA COM TRONCO DOMINADO DE FUNGOS BRANCOS, DENTRO E ENGOLIDO NO BAMBUZAL

Não siga o leito seco

Praia dos Ranchos

• Photo of Thiago Pires de Azevedo
    Thiago Pires de Azevedo Sep 10, 2023

Acho que por fazer tempo, não está mais marcada do mesmo jeito.

• Photo of oajjao
    oajjao Sep 11, 2023

Eai Thiago, valeu pela avaliação.
    Na verdade esse track é bem recente, e realmente quando fui a trilha estava bem apagada. Você chegou a encontrar o totem de divisa de estado?

• Photo of CaminhanteDaMataAtlântica
    CaminhanteDaMataAtlântica May 4, 2024

E aí mano, tudo bem? queria conseguir falar com você sobre essa trilha se for possível!