Travessia Borborema x Bananeiras

one day 9 hours 3 minutes
July 19, 2021
December 2020

near Maia, Paraíba (Brazil)

ATENÇÃO Leia as observações no final

Essa travessia foi atualizada para incluir a Cachoeira do Roncador. Acesse a trilha "Travessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador" no meu perfil.

Travessia independente realizada em dois dias com acampamento selvagem. O percurso compreendeu as cidades de Borborema e Bananeiras passando por parte da antiga ferrovia e outros pontos turísticos de grandes valores históricos.

Para mais detalhes sobre as atrações e o caminho há um relato completo da travessia no meu perfil do Aventure Box: https://aventurebox.com/temtrilha/travessia-borborema-x-bananeiras/report

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking autônomo com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Dias: 2 dias;

COMO CHEGAR

Por se tratar de uma travessia é preciso definir a logística de como será o deslocamento até o começo da trilha e de como será o resgate no final dela. Pelo fato do destino final ser dentro da cidade de Bananeiras (Antiga Estação Ferroviária), resolvemos deixar o carro na pousada que nos hospedamos no centro da cidade para pegá-lo no dia seguinte.

Nos dirigimos à Borborema para o início da trilha usando um transporte local. Você pode usar moto-táxi ou carros alternativos para ir até o início da trilha, ambos encontrados na rodoviária de Bananeiras.

A trilha do wikiloc tem início numa estrada rural às margens da PB-087 (um pouco antes de chegar a Borborema). Caso prefira você também pode começar o percurso dentro da cidade de Borborema a partir da antiga estação ferroviária da cidade.

O percurso para quem vem de Bananeiras é feito pela PB-105 e pela PB-087.

TRAVESSIA

A travessia possui alguns trechos de trilha, porém a maior parte é por estrada rural. Esse aspecto facilita tanto a navegação como a caminhada. O percurso compreendeu algumas trilhas existentes e lugares já conhecidos turisticamente na região. Para saber mais sobre essas atrações vá até meu perfil: https://aventurebox.com/pordeusthales/travessia-borborema-x-bananeiras/report.

O que foi feito aqui foi ligar as atrações turísticas existentes usando as trilhas e estradas de acesso à elas (não há nada de novo). Esse percurso foi planejado previamente e criado por mim. Não usei nenhum tracklog existente, mas estou disponibilizando aqui para que você possa utilizá-lo como base para seu planejamento.

No primeiro dia são 17.5 km e 533 m de elevação até o acampamento no topo de uma das serras de Borborema. No segundo dia são 11.6 km e 262 m de elevação até o ponto final na Antiga Estação de Bananeiras.

DIA 1 - BORBOREMA x ACAMPAMENTO NO TOPO DA SERRA

A trilha se inicia numa estrada rural às margens da PB-087 (à esquerda de quem vem por Bananeiras) a 800m da entrada da cidade. O caminho segue por essa estrada rural contornando o açude de Borborema. Mais a frente começa a parte de calçamento onde já chega na cidade. Após uma leve subida aparece a Capela de São Sebastião, que foi a primeira capela (?) na época em que a cidade se chamava Vila de Camucá.

Seguindo na direção leste após 2km do início, chega-se na antiga usina hidrelétrica. Tomando como base a Serra da Samambaia à esquerda, seguiu-se até chegar ao Túnel da Serra da Samambaia. Nesse momento a estrada rural cada vez mais toma um aspecto de trilha. Ela se afunila e se torna apenas em um espaço por onde passava o antigo trem.

O caminho permeia ao redor da serra a uma altitude por volta dos 300 metros até mais a frente descer mais um pouco até ficar no pé da serra e em seguida tornar a subir a serra novamente.

O ponto de subida é pela propriedade privada de Janduí que permitiu a subida da serra passando por sua casa. A casa dele fica ao sul da Cachoeira do Roncador que pode ser localizada no waypoint “Colchete da Casa de Janduí”. No dia, o planejado era explorar o topo da cachoeira, mas devido a hora adiantada não tem o caminho completo até o topo da cachoeira (no tracklog tem apenas uma parte da marcação até um cajueiro). Também é possível visitar a cachoeira por baixo por outro caminho (a partir do waypoint marcado como “Trilha para Cachoeira do Roncador”).

Após subir, a trilha toma direção oeste e pega novamente a estrada rural até passar pela comunidade Vila Maia de Bananeiras e em seguida a Antiga Estação de Manitú. Até a antiga estação, uma parte do percurso foi pela estadual PB-087 (pista). A ideia era que esse trecho fosse feito por trilha ou estrada rural por algum caminho mais ao norte. Da estação Manitú para o ponto de camping são os trechos com maiores subidas.

O acampamento é no topo da serra de maior altitude de Borborema a noroeste da cidade. Essa serra beira o açude Canafístula II e possui 562 m de altitude. Chegamos a tempo de montar acampamento e apreciar o pôr do sol. Por estar próximo à cidade foi possível observar Borborema ao fundo durante a chegada e olhar as luzes da cidade durante a noite.

No primeiro dia ainda cheguei com água para cozinhar o jantar e o café da manhã no dia seguinte. Durante o percurso é possível comprar água em diversas mercearias ao longo do caminho.

DIA 2 - ACAMPAMENTO NO TOPO DA SERRA x ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BANANEIRAS

Esse segundo dia é o mais tranquilo por ter mais descidas e pouca subida em relação ao primeiro dia. Há um ponto de água no caminho do segundo dia e próximo ao acampamento. Pegamos água de uma torneira que gotejava de uma cisterna ao lado de uma casa abandonada. Há também casas próximas que podem ceder um pouco de água. Pague um valor como agradecimento.

A trilha segue sentido noroeste em direção à Bica dos Cocos (Bananeiras). Segue-se numa estrada rural até uma porteira à direita que dá acesso a uma propriedade privada. A porteira encontrava-se aberta. Após uma descida a casa da fazenda aparece ao final. Da casa a ideia é pegar uma estrada na lateral da casa. Ao chegar na casa peça permissão para adentrar a propriedade falando que irá pegar a estrada mais a frente.

Da casa para a estrada passa por uma área de descampado até chegar a uma descida com vegetação que dá acesso à estrada. Essa estrada já faz parte da antiga estrada férrea e hoje em dia é uma estrada rural.

Após passar por uma porteira fechada, mais a frente existe uma bifurcação por onde foi feito o caminho para a Bica dos Cocos. Como não conhecia muito bem a região, esse trecho foi feito por uma estrada rural. Mas existe, mais a frente na estrada, um acesso a uma trilha que é mais curta e sai do lado à Bica dos Cocos. Caso queira segui-lá o começo dessa trilha foi marcada como waypoint de “Trilha para Bica dos Cocos”.

Por fim, a trilha segue pela estrada até o Túnel da Serra da Viração e mais a frente à antiga Estação Ferroviária.

OBSERVAÇÕES

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA, FECHE AS PORTEIRAS/TRONQUEIRAS, EVITE DANIFICAR AS CERCAS;

- Propriedades privadas no caminho, seja gentil e peça permissão para passagem;

- No acampamento, por se tratar de uma propriedade privada, seja discreto não faça fogueira ou barulhos excessivos;

- Lembre-se que você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- A progressão do terreno depende da sua condição física, se conheça primeiramente para por segurança chegar antes do final do dia no acampamento e no final da trilha;

- Trilha de dificuldade moderada pela distância, possui algumas subidas e descidas íngremes. Para iniciantes ou pessoas sem condicionamento físico pode ser uma trilha de alta dificuldade principalmente devido ao peso da mochila;

- A travessia pode ser realizada em qualquer época do ano. Durante o inverno prepare-se bem para o frio no acampamento no alto da serra por ser uma área aberta e que venta bastante;

- Travessia bem exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios. Há boa oferta de água em vendas no caminho;

Túnel da Serra da Samambaia

Colchete da Casa de Janduí

Acesso utilizado para subida da serra em direção à Vila Maia

Trilha para Cachoeira do Roncador

Capela de São Sebastião

Casa

George PM Dec 4, 2021

Massa, Thales👏🏼! E a propriedade que vc pernoitou, era "tranquilo", teve q ter autorização, era "seguro"? Obg

Tem Trilha Dec 9, 2021

Valeu George. É tranquila sim. Sem visibilidade e longe da trilha e estradas próximas. Não pedi autorização por ser uma parte que estava longe da propriedade. É só seguir as recomendações.
    Boa trilha!

George PM Dec 9, 2021

Obrigado, Thales! Farei em breve.

Tem Trilha Dec 21, 2021

Você mora no nordeste? Me manda uma mensagem privada que a gente pode combinar umas trilhas por aqui. Valeu

George PM Dec 21, 2021

Valeu, Thales! Segue meu ctt 84 994942919 moro em Natal RN, é bom um contato sim. Tmj!

• Photo of Alan Miranda Moreira
    Alan Miranda Moreira Jan 9, 2022

Cara, deu uma vontade enorme de fazer essa travessia, vou estudar e me programar direitinho pra fazê-la, obg pelas informações!!

Tem Trilha Jan 9, 2022

Vai gostar Alan, qualquer dúvida pode falar. Valeu.

• Photo of Eduardo Sérgio Pipoka
    Eduardo Sérgio Pipoka Feb 8, 2022

Fiquei com muita vontade de fazer essa trilha. Da pra fazer ela em um dia só? Vc fez em quantas horas em movimento?

Tem Trilha Feb 8, 2022

Fala Eduardo. Daria sim, principalmente que não levaria muito peso. Em movimento foram 6h40min. Qualquer dúvida pode perguntar.