Activity

Travessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador

Download

Trail photos

Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador

Author

Trail stats

Distance
16.06 mi
Elevation gain
2,500 ft
Technical difficulty
Moderate
Elevation loss
1,982 ft
Max elevation
1,956 ft
TrailRank 
64
Min elevation
431 ft
Trail type
One Way
Time
one day 3 hours 25 minutes
Coordinates
3584
Uploaded
July 7, 2023
Recorded
May 2023
Share

near Maia, Paraíba (Brazil)

Viewed 138 times, downloaded 2 times

Trail photos

Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador Photo ofTravessia Borborema x Bananeiras via Cachoeira do Roncador

Itinerary description

ATENÇÃO Leia as observações no final

Travessia saindo de Borborema com destino à Bananeiras com distância total de aproximadamente 25 km. Trilha totalmente autônoma feita em 2 dias com acampamento selvagem. O percurso passa por parte da antiga ferrovia do ramal Bananeiras e outros pontos turísticos de grandes valores históricos nas duas cidades.

O que foi feito aqui foi ligar as atrações turísticas existentes usando as trilhas e estradas de acesso à elas (não há nada de novo). Esse percurso foi planejado previamente e criado por mim. Não usei nenhum tracklog existente, mas estou disponibilizando aqui para que você possa utilizá-lo como base para seu planejamento.

Essa é uma nova versão da mesma travessia já cadastrada no meu wikiloc, mas dessa vez o percurso inclui a Cachoeira do Roncador.

INFORMAÇÕES

Tipo: Trekking autônomo com planejamento do percurso e navegação realizados por conta própria;
Guia: Opcional;
Distância: 25 Km;
Dias: 2 dias;

COMO CHEGAR

Por se tratar de uma travessia é preciso definir a logística de como será o deslocamento até o começo da trilha e de como será o resgate no final dela. Na primeira vez que fiz essa travessia fiquei hospedado numa pousada um dia antes e no dia seguinte peguei um moto-táxi para ir até o início da trilha.

Dessa vez, como estávamos em cinco pessoas, resolvemos alugar uma casa em Bananeiras, e o valor ficou mais em conta. Deixei o contato da casa no final do relato. No dia seguinte, fomos de carro até a casa do nosso anfitrião que fica em Borborema próximo ao início da trilha e deixamos os carros lá. Em seguida, ele nos deixou no inicio da trilha. Acertamos um valor para ele ir nos buscar no final da trilha em Bananeiras e também deixar no início da trilha.

Outra opção é deixar o carro em Bananeiras e ir até o início da trilha usando um transporte local. Você pode usar moto-táxi ou carros alternativos, ambos encontrados na rodoviária de Bananeiras.

A trilha do wikiloc tem início numa estrada rural às margens da PB-087 (um pouco antes de chegar a Borborema). Caso prefira você também pode começar o percurso dentro da cidade de Borborema a partir da antiga estação ferroviária da cidade.

TRAVESSIA

A travessia possui alguns trechos de trilha, porém a maior parte é por estrada rural. Esse aspecto facilita tanto a navegação como a caminhada. O percurso compreendeu algumas trilhas existentes e lugares já conhecidos turisticamente na região. Para saber mais sobre essas atrações coloquei algumas informações no meu Aventure Box: https://aventurebox.com/temtrilha/travessia-borborema-x-bananeiras/report.

No primeiro dia são 17.5 km e 533 m de elevação até o acampamento no topo de uma serra em Borborema. No segundo dia são 8 km e 214 m de elevação até o ponto final na Antiga Estação de Bananeiras.

DIA 1 - BORBOREMA x ACAMPAMENTO NO TOPO DA SERRA

A trilha inicia numa estrada rural às margens da PB-087 (à esquerda de quem vem por Bananeiras) a 800m da entrada da cidade de Borborema. O caminho segue por essa estrada rural contornando o açude da cidade. Mais a frente começa a parte de calçamento onde já chega na cidade. Após uma leve subida aparece a Capela de São Sebastião, que foi a primeira capela (?) na época em que a cidade ainda chamava-se Vila de Camucá.

Seguindo na direção leste após 2km do início, chega-se na antiga usina hidrelétrica. Tomando como base a Serra da Samambaia à esquerda, seguiu-se pela estrada até chegar ao Túnel da Serra da Samambaia. Nesse momento a estrada vicinal afunila-se e toma um aspecto de um espaço estreito por onde passava o antigo trem.

O caminho permeia ao redor da serra a uma altitude por volta dos 300m até mais a frente descer mais um pouco até ficar no pé da serra e em seguida tornar a subir a serra novamente em direção à Cachoeira do Roncador.

O ponto de subida até a cachoeira é pela propriedade particular de Janduí, que permitiu a subida da serra passando por suas terras. A casa dele fica ao sul da Cachoeira do Roncador que pode ser acessada no ponto “Colchete da Casa de Janduí”. Quando chegar peça passagem e diga que está indo até a cachoeira.

Do colchete até a bifurcação da trilha para a cachoeira são cerca de 500m depois são mais 500 m até chegar na cachoeira. A trilha nessa parte é bem aberta e demarcada sem grandes dificuldades. Antes da cachoeira, existe um restaurante e bar que serve refeições e bebidas.

A cachoeira estava com bastante água e depois de aproveitar um pouco fomos até o topo da cachoeira. A subida fica numa trilha à esquerda da queda d’água. No topo da cachoeira, dependendo do volume de água, é possível tomar banho e aproveitar o visual de cima.

A trilha segue voltando um pouco e contornando à esquerda de uma rocha. Dessa rocha pega-se uma subida até encontrar com uma encanação branca. Siga pela encanação até chegar numa estrada mais em cima. É possível que encontre a trilha fechada em alguns trechos.

Após a subida, a trilha toma direção oeste e pega novamente uma estrada de fazenda até chegar no distrito de Vila Maia que pertence à Bananeiras. O distrito possui dois mercados. Depois dessa comunidade, o percurso segue por um pedaço margeando a pista (estadual PB-087). Devido à grande quantidade de propriedades particulares, não foi possível evitar a pista nesse trecho. A ideia era pegar algum caminho mais ao norte à direita da estrada.

Após a pista o caminho pega novamente uma estrada rural e chega na Antiga Estação Manitú. Essa estação fica no atual distrito de Manitú, pertence à Borborema, e foi construída como ponto de parada intermediário enquanto o trem não chegava até a estação de Bananeiras. Da estação para o ponto de acampamento são os trechos com maiores subidas. O acampamento fica no topo de uma serra que beira o açude Canafístula II com 562 m de altitude.

No local de acampamento é possível pegar tanto o nascer como o por do sol.
Chegamos a tempo de montar acampamento e apreciar o pôr do sol. Por estar próximo à cidade foi possível avistar Borborema durante a chegada ao acampamento e observar as luzes da cidade durante a noite.

No primeiro dia ainda cheguei com água para cozinhar o jantar e o café da manhã no dia seguinte. Durante o percurso é possível comprar água em mercearias ao longo do caminho ou em casa de moradores.

DIA 2 - ACAMPAMENTO NO TOPO DA SERRA x ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE BANANEIRAS

Esse segundo dia é o mais tranquilo por ter mais descidas e algumas poucas subidas em relação ao primeiro dia. Eu ainda tinha água do dia anterior, mas no caminho há casas que podem ceder um pouco de água.

A trilha segue sentido noroeste em direção à Bica dos Cocos (Bananeiras). Segue-se numa estrada rural por 3 km até encontrar uma porteira à direita que dá acesso a uma propriedade privada. A porteira encontrava-se aberta. Após uma descida a casa da fazenda aparece mais a frente antes do local de entrada. Para pegar a antiga estrada da linha férrea.

Ao chegar na estrada, mais a frente existe uma bifurcação à direita por onde foi feito o caminho para a Bica dos Cocos. O restaurante tem uma taxa de entrada de R$20, que pode ser convertido em consumação.

Por fim, a trilha segue voltando pela estrada até o Túnel da Serra da Viração e mais a frente à antiga Estação Ferroviária.

CONTATOS

Casa em Bananeiras: 83 9 9391-6839

OBSERVAÇÕES

- LEVE SEU LIXO DE VOLTA, FECHE AS PORTEIRAS/TRONQUEIRAS, EVITE DANIFICAR AS CERCAS;

- Propriedades particulares no caminho, seja gentil e peça permissão para passagem;

- No acampamento, por se tratar de uma propriedade privada, seja discreto não faça fogueira ou barulhos excessivos;

- Lembre-se que você é inteiramente responsável ao decidir e realizar a trilha. Use por sua conta em risco. As informações presentes aqui visam apenas serem informativas e auxiliares;

- A progressão do terreno depende da sua condição física, se conheça primeiramente para por segurança chegar antes do final do dia no acampamento e no final da trilha;

- Trilha de dificuldade moderada pela distância, possui algumas subidas e descidas íngremes. Para iniciantes ou pessoas sem condicionamento físico pode ser uma trilha de alta dificuldade principalmente devido ao peso da mochila;

- A travessia pode ser realizada em qualquer época do ano. Durante o inverno prepare-se bem para o frio no acampamento no alto da serra por ser uma área aberta e que venta bastante;

- Travessia bem exposta ao tempo, protetor solar e chapéu são itens obrigatórios. Há boa oferta de água em vendas no caminho;

Waypoints

PictographIntersection Altitude 568 ft

Bifurcação

Trilha discreta à direita para a Cachoeira do Roncador

PictographWaypoint Altitude 630 ft
Photo ofSeguir pela Tubulação Branca

Seguir pela Tubulação Branca

PictographWaypoint Altitude 614 ft
Photo ofTopo Cachoeira Photo ofTopo Cachoeira

Topo Cachoeira

PictographTunnel Altitude 902 ft
Photo ofTúnel da Serra da Samambaia Photo ofTúnel da Serra da Samambaia Photo ofTúnel da Serra da Samambaia

Túnel da Serra da Samambaia

PictographIntersection Altitude 481 ft

Colchete da Casa de Janduí

PictographWaypoint Altitude 1,095 ft

Pico da Serra

PictographWaypoint Altitude 1,033 ft

Parada para Descanso

PictographReligious site Altitude 1,129 ft

Igreja de São José

PictographWaypoint Altitude 1,267 ft

Bifurcação

PictographRuins Altitude 1,295 ft
Photo ofAntiga Estação de Manitú Photo ofAntiga Estação de Manitú Photo ofAntiga Estação de Manitú

Antiga Estação de Manitú

PictographWaypoint Altitude 1,746 ft

Colchete

PictographWaypoint Altitude 1,839 ft

Cerca

PictographCampsite Altitude 1,826 ft
Photo ofAcampamento Photo ofAcampamento Photo ofAcampamento

Acampamento

PictographProvisioning Altitude 1,541 ft
Photo ofRestaurante Bica dos Cocos Photo ofRestaurante Bica dos Cocos

Restaurante Bica dos Cocos

Restaurante com entrada paga. R$ 20 por pessoa. Entrada pode ser convertida em consumo.

PictographTunnel Altitude 1,741 ft
Photo ofTúnel da Serra da Viração

Túnel da Serra da Viração

PictographWaypoint Altitude 1,756 ft
Photo ofAntiga Estação Ferroviária de Bananeiras

Antiga Estação Ferroviária de Bananeiras

PictographWaypoint Altitude 0 ft
Photo ofAntiga Usina Hidrelétrica

Antiga Usina Hidrelétrica

PictographWaterfall Altitude 584 ft
Photo ofCachoeira do Roncador

Cachoeira do Roncador

PictographReligious site Altitude 1,155 ft

Capela de São Sebastião

PictographWaypoint Altitude 1,955 ft

Porteira

Propriedade particular

PictographWaypoint Altitude 1,581 ft

Trilha para Bica dos Cocos

PictographWaypoint Altitude 0 ft

Vila Maia

Distrito pertencente à Bananeiras. Possui dois mercados.

PictographWaypoint Altitude 1,877 ft

Água

Poço com água ao lado de uma casa em ruínas

Comments  (2)

  • Photo of thiagohbcosta
    thiagohbcosta Aug 1, 2023

    Essas porteiras e coxetes pode passar tranquilo?

  • Photo of Tem Trilha
    Tem Trilha Aug 1, 2023

    Sim, é só pedir permissão quando for passar.

You can or this trail