Photo ofTravessia Bonete x Castelhanos + Praia da Figueira e Cachoeira do Gato | Meia Volta (Ilhabela) Photo ofTravessia Bonete x Castelhanos + Praia da Figueira e Cachoeira do Gato | Meia Volta (Ilhabela) Photo ofTravessia Bonete x Castelhanos + Praia da Figueira e Cachoeira do Gato | Meia Volta (Ilhabela)

November 16, 2021
February 2019

•   5 2 Reviews

near Cambaquara, São Paulo (Brazil)

Trilha travessia sendo iniciada em Borrifos e sendo finalizada no Centro de Ilhabela. Passando pelos pontos de interesse da Fazenda da Lage, Praia do Bonete, Praia de Enchovas, Praia de Indaiatuba, Praia Vermelha, ataque na Praia da Figueira, Praia Mansa, Mirante do Coração, Praia de Castelhanos e Cachoeira do Gato

Tempo total: 57h35min

Ventos: Baixa
Sol: Moderada
Chuva: baixa - moderada
Rios: quase nenhuma (por conta das pontes)
Vegetação: Moderada

Dia 1 (o mais tranquilo)
O nosso dia se inicia no último ponto de ônibus de Borrifos, onde andamos numa longa estrada de terra em direção a Praia do Bonete. Ao longo do caminho fizemos um ataque rápido a todos os pontos de interesse na Fazenda da Lage (cuidado, 10 reais por pessoa para visitação se eles te verem). Nela encontrará o belíssimo Poço Dourado, um belo mirante e o Buraco do Cação, uma fenda enorme no costão. Saindo de lá, passamos pelo Rio da Lage e suas respectivas cachoeiras. Pouco mais à frente encontramos o Rio Aerado e uma trilha que passa por antigas ruínas e chega numa Praia de pedras juntamente com o deságüe do Aerado no mar. Voltando a trilha fazemos um breve ataque ao mirante do Bonete e seguimos passando pela Cachoeira do Saquinho. Pouco tempo depois chegamos na Praia do Bonete e subimos via Poço Fundo até o mirante esquerdo da praia (olhando para o mar). O lugar é belíssimo e digno de sua passagem. Na volta usamos o caminho pelas pontes não sendo necessário atravessar o rio do poço fundo mais uma vez. Por fim, nos abrigamos no Camping da Vargem Grande (o melhor da praia) e nos alimentamos por um preço razoável no restaurante colado no camping.

Dia 2 (o mais pesado)
Acordamos com um céu azul maravilhoso no bonete e nos preparamos para seguir em direção a Castelhanos. Seguimos então pela trilha que corta o rio do Poço Fundo pelas pontes e logo em seguida já cortamos o mirante que vimos no dia anterior. Daí em diante a estrada que era MUITO aberta indo pro Bonete já se tornou mais fechada com aspecto de trilha mesmo em direção a Anchovas. Chegando em Anchovas, apreciamos aquela bela praia, onde uma faixa de areia e uma de pedras pequenas e redondas dividem a faixa da praia. Um rio razoavelmente volumoso corta a praia e aí tem mais de um caminho a seguir. O primeiro não é o que eu fiz, ele sobe em direção as casas de pescadores e atravessa o rio em trecho de mata. Enquanto que o segundo caminho é o que fizemos e atravessa o rio na praia. A diferença é que depois de atravessar pela praia é necessário subir pela grande área de camp até uma trilha levemente fechada, onde encontrará novamente a rota tradicional. Daí em diante a trilha já é mais fechada e passa por diversas nascente, com diversas subidas pra encher o saco. Próximo ao cume dessa trilha tudo muda, quando finalmente chegamos numa estrada de paralelepípedos completamente estruturada por algum milionário. Sendo assim o caminho continua até a ponta da Praia de Indaiatuba (onde é proibído o acesso).
Logo depois tem o trecho mais difícil de toda a trilha. É um subidão juntamente com uma descida que para a infelicidade de todos possui 1/3 do trecho total só de planalto com sobe e desce. Ou seja, depois da ladeira, tem só lombada atrás de lombada, e pra finalizar um descidão. A cota máxima que registrei nesse trecho do track foi de 288m, então não é muita coisa, mas não a subestime.
Chegando na Praia Vermelha fizemos um breve ataque na Praia da Figueira. Praia belíssima com vista para o Saco do Sombrio. Na volta fizemos a besteira de acessar um cume incompreendido por nós pela falsa visão dele no ponto de vista. Deixei um waypoint pro loco que quiser se aventurar (lembrando que o cume nao é o meu waypoint). Em seguida pegamos nossas cargueiras com os pesacadores na Vermelha e seguimos em direção a Praia Mansa, uma praia com rochedos que fazem ela se dividir em duas partes. Por fim, seguimos em direção a Praia de Castelhanos mas já subimos direto pro Mirante do Coração. O primeiro camping grande a nossa vista nos custou 30 com banho quente (apenas 5 min). E assim finalizamos o nosso segundo dia.

Dia 3
Acordamos cedo e vimos o nascer do sol na praia. Foi belíssimo e digno de todos que tiverem a oportunidade. Arrumamos nossas coisas e fizemos um breve ataque à Cachoeira do Gato. Cachoeira maravilhosa que não me canso de passar. Voltamos então e conseguimos um morador que nos levasse de volta ao centro mais cedo do que o horário padrão de saída dos 4x4. Deixei marcado no track o trecho de estrada feita com 4x4 para quem quiser subir andando. No caminho há dois atalhos de caiçaras, algumas cachoeiras e um belíssimo mirante virado para a Praia de Castelhanos. E assim finaliza o nosso rolê.

Recomendo
Bota ou tênis com sola aderente
Estudo de peso da mochila considerando os restaurantes no caminho.
Garrafa de água para abastecimento nas nascentes
Proteção solar

Vista

PictographBeach Altitude 46 ft

Praia da Figueira

Tentativa de ataque ao cume do mirante da praia vermelha. Mata muito fechada, picada quase imperceptível. Esperávamos um cume de 200m, ao olhar no mapa topográfico vimos que ia até o 350m e decidimos voltar.

PictographBeach Altitude 6 ft

• Photo of Duelder
    Duelder Apr 27, 2023

Bom dia ! Excelente trabalho
    Já fiz a travessia, mas agora quero fazer nesse estilo que vcs fizeram. Curtindo cada ponto , cada praia e cachoeira. Parabéns