Travessia Belo Horizonte a Nova Lima, via Pico de Belo Horizonte

Photo ofTravessia Belo Horizonte a Nova Lima, via Pico de Belo Horizonte Photo ofTravessia Belo Horizonte a Nova Lima, via Pico de Belo Horizonte Photo ofTravessia Belo Horizonte a Nova Lima, via Pico de Belo Horizonte

January 29, 2017
January 2017

near Fazendinha, Minas Gerais (Brazil)

Relato do trajeto

Iniciamos a travessia da Mata da Baleia. O trajeto é bem tranquilo até chegarmos nas estradinhas do Parque Mangabeiras. Seguimos sentido leste pelas estradinhas do Parque Mangabeiras. Após uma pequena subida, avista-se uma grande devastação de mineradoras ao norte...

Esse momento do trajeto torna-se um pouco crítico, porque é necessário sair da estradinha, seguir poucos metros sentido sul, e virar a oeste, realizando uma pequena escalaminhada até o ponto central da travessia: o Pico de Belo Horizonte! Do Pico de Belo Horizonte, temos uma visão panorâmica de 360° até onde os olhos conseguem enxergar! Além de contemplarmos toda a Grande BH e a selva de pedras ao norte/nordeste/noroeste, temos ao sul/sudeste/sudoeste um grande mar de montanhas. Dali também podemos avistar todos os outros maiores picos e serras da região.

O trajeto dali em diante é um pouco mais complexo, pois logo após passarmos pela mineração, adentramos em mata fechada por pequenas trilhas bem demarcadas. Depois de uma longa descida, chegamos em um pequeno córrego. Viramos à direita nesse córrego e, em poucos metros, chegamos em uma pequena queda d'água, onde dá para se refrescar! Seguimos o córrego por mais alguns metros e viramos à esquerda, sentido sul. Nesse instante, a trilha se torna um pouco mais fechada, até nos depararmos com uma pequena estradinha. Continuamos seguindo essa estradinha, sentido sul, até cruzarmos com outra estradinha (leste/oeste). Praticamente cruzamos essa estradinha (leste/oeste), adentramos em uma trilha (já com bastante erosão) e descemos até um riacho. Após cruzar esse riacho, saímos em uma trilha bem demarcada que dá acesso ao primeiro bairro de Nova Lima. Dali, seguimos pelo asfalto até o centro da cidade.

A logística de retorno é muito tranquila, pois os ônibus metropolitanos para o centro de BH são constantes, caso você não tenha carro de resgate em Nova Lima.

Lembrando sempre:
♻️ Traga todo seu lixo
🔥 Nunca faça fogueiras
🌎 Respeite os nativos, fauna e flora
💚 Divirta-se com segurança

• Photo of Telma Fonseca
    Telma Fonseca Jul 31, 2022

Vou tentar.... grata pelas dicas

• Photo of Ernani Dias
    Ernani Dias Jul 31, 2022

Essa trilha foi realizada há muitos anos atrás. Te aconselho da uma olha em outra realizada mais recentemente pra atualizar as informações.

• Photo of Telma Fonseca
    Telma Fonseca Jul 31, 2022

Então depois q eu vi.. vc foi 2017.