Travessia Archer - Bom Retiro

September 2, 2018
September 2018

near Bom Retiro, Rio de Janeiro (Brazil)

Bom Retiro - Archer - Bico do Papagaio - Serrilha do Papagaio - Bom Retiro

Essa trilha tem início no Bom Retiro, mesmo local onde se iniciam as trilhas para o Pico da Tijuca, Papagaio, Archer e etc.

Siga por essa trilha e após chegar em uma primeira bifurcação pegar para a esquerda sentido Papagaio/ Archer/ Cocanha.

Continue nessa trilha bem definida até chegar em uma outra bifurcação, se pegar para a esquerda irá ao cume do Morro do Archer.

A trilha para o Archer começa meio fechada mas é fácil de se guiar, depois a trilha fica bem definida e a caminhada para o cume é fácil, sem desafio, deve durar 15 minutos no máximo. No cume uma estaca de madeira caida e uma bela vista para o Pico da Tijuca.

Na volta na bifurcação cai para a esquerda e suba para o Pico do Papagaio.

Depois de uma subida em trilha bem aberta, passando por um abrigo de pedra, chegará em uma outra bifurcação. Indo pela esquerda irá para o Cocanha e seguir o traçada da Transcarioca.

Siga pela direita, direção Papagaio, trilha fácil mas no final fica bem ingrime, com diversas subidas por raízes e partes com ajudas de "escadas de marinheiro". Mais perto do cume uma escada de madeira e corrimãos de corrente recém reformados ajudam a conquistar o Bico do Papagaio.

Já no cume procure por uma fenda de pedra e desça por ela, você irá novamente passar por uma "escada de marinheiro". Depois da fenda siga pela direita, você irá passar pela "passagem do inferno" e depois basta seguir a trilha e descer umas pedras. Nada muito difícil, vá com atenção, a trilha segue descendo e depois sobe, você terá uma linda vista do Bico do Papagaio.

Siga a trilha sempre prestando atenção e tendo como referência o Pico da Tijuca.
Você deverá sempre seguir para baixo e para direita.

Preste atenção na trilha bem pisada e após subir um trepa pedra que normalmente está molhado e depois vira uma subida por colunas você chegará em um mirante. Siga pela direita.

Continue descendo sempre em frente. Não pegue bifurcações para esquerda. Nessa parte depois do mirante a trilha fica um pouco mais fechada devido a queimadas.

Você seguirá descendo, as vezes descendo por partes de pedras e troncos.

Chegando em uma ultima bifurcação onde existe uma estaca de madeira ficando no chão, onde provavelmente ficava uma placa, e um tronco caido, pegue para direita sem pular o tronco, pulando o tronco e seguindo para a esquerda você estará indo em direção a Represa dos Ciganos no antigo trajeto da Transcarioca.

Placa no Bom Retiro. Aqui começam as principais trilhas do PNT. Vamos em direção ao Morro do Archer/ Papagaio/ Cocanha.

1ª Bifurcação. Seguir direção Papagaio/ Cocanha/ Archer.

Seguir em direção Archer. Trilha fácil e com uma bela vista do Pico da Tijuca.

Vista do Pico da Tijuca no cume do Archer.

Seguindo para esquerda você continua no traçado da Transcarioca. Seguir direção Papagaio. Direita!

Escada recém reformada quase no cume do Bico do Papagaio.

Fenda de pedra que desce do cume do Bico do Papagaio até o início da "Passagem do Inferno". É fácil de visualizar a fenda e por onde seguir. Descer até depois das "escadas de marinheiro".

Visual do Bico do Papagaio

Mirante da Serrilha

Mirante da Serrilha Após subir uma pequena parede de pedra que depois vira uma subida pelas raízes você chega nesse mirante virando a direita de onde você veio. Seguir pela direita!

Vista do Pico da Tijuca. Sempre ter esse Pico com seu ponto de referência. Seguir descendo e para direita.

Última bifurcação. Aqui pegar para direita para voltar para a trilha principal. Seguindo pela esquerda e pulando o tronco você segue pelo antigo traçado da Trilha Transcarioca para a Represa dos Ciganos.

Nessa placa acaba a trilha da Serrilha do Papagaio. Depois basta seguir para esquerda para voltar para o Bom Retiro.