Travessia Araçatuba x Monte crista 2 dias

Photo ofTravessia Araçatuba x Monte crista 2 dias Photo ofTravessia Araçatuba x Monte crista 2 dias Photo ofTravessia Araçatuba x Monte crista 2 dias

Very difficult
one day 10 hours 59 minutes
June 9, 2023
June 2023

near Sítio José Pedro Borges, Paraná (Brazil)

Já fazia um bom tempo que queria fazer essa travessia, mas nunca consegui realiza-la geralmente devido a má condição climática. Recebi a noticia que a empresa que trabalho iria emendar o feriado de feriado de Corpus Christi, resolvi aproveitar a oportunidade já que a previsão do tempo estava propicia. Mesmo sem conseguir ninguém para me acompanhar resolvi me aventurar e ir só.
Paguei as taxas de passagem nos terrenos deu RS130,00 no total, sendo R$10,00 para subir no Araçatuba, R$70,00 para os campos do Quíriri e R$50,00 para os proprietários próximo a pedra do lagarto.
O objetivo era sair da base do Monte Araçatuba, passar pelo Marco da Divisa SC/PR, acampar na Pedra da Tartaruga e no outro dia descer pelo Monte Crista.
Sendo assim pedi para um amigo me levar até a base do Monte Araçatuba, chegamos lá as 04:37, bastante frio nessa hora, fazia 5°C e eu de bermuda e camisa térmica, meu amigo me deixou lá e foi embora, para minha sorte tinha um grupo de 12 pessoas lá esperando, eles mencionaram que também fariam a travessia porem no estilo Trail Running, pensei em tentar acompanha-los até onde eu conseguisse, sendo que eles já tinham experiencia naquele percurso, dois deles já tinha feito aquela travessia outras vezes, embora eu estivesse com a trilha baixada no Wikiloc e com celular carregado e 2 Power Bank, me sentiria mais seguro realizando a travessia com alguém que conhecesse a trilha, então me propus a tentar acompanha-los ao menos até no inferno verde que já li muitos relatos mencionando bastante bifurcações, o oque me preocupou era que o objetivo deles era chegar no Monte crista as 18:00, mas em fim...
Minha mochila estava com 12,150 kg, dessa vez consegui levar só o essencial, visando ter o máximo de rendimento possível, pois para alcançar o meu objetivo de acampar na tartaruga eu teria que andar 33km no primeiro dia.
Aguardamos até a abertura do Parque Araçá que abre as 05:00.
Saímos da base do Morte Araçatuba as 05:08
chegada no Pico do Monte Araçatuba as 05:56
chegada no Morro do Baleia as 07:15
por incrível que pareça consegui acompanhar eles até o km 23, nesse momento eu virei para esquerda e eles continuaram reto.
Chegada as 11:45 no Marco da divisa, comi 2 sanduiches, algumas fotos, e 12:00 em ponto partida Rumo a Pedra da Tartaruga,
chegada as 14:11 na Pedra da Tartaruga, montei o acampamento, tomei um banho no riacho, coletei água, fica bem próximo da pedra, subi na pedra tirei algumas fotos e desci para o acampamento, depois de alimentado e de tomar um café quentinho, bora descansar, afinal tinha andado 33km no primeiro dia.
No dia Seguinte Acordei antes do nascer do Sol, dia limpo porem com muito vento, desmontei acampamento. tomei um café e parti as 09:20.
Chegada no Morro do Brabrador as 10:06.
Chegada no lago da fazenda da Ciser as 10:46
Chegada na Pedra do Lagarto as 11:43
Chegada na Pedra do Picolé as 12:33
Chegada na cabeluda as 13:07
Chegada na base do Platô as 13:57
Chegada na ponte pênsil as 16:02.
Foi uma experiencia incrível de intensa harmonia com a natureza, recomendo muito...
Forte abraço caro Desbravador.

• Photo of carlosaugustolj
    carlosaugustolj Jun 26, 2023

Ótimo relato! Tem os contatos pra pagar as taxas no quiriri e na região da pedra do lagarto? Vou fazer também em 2 dias também.

• Cristian Ferrari Feb 6, 2024

Olá TD bem. Experiência legal essa travessia. Onde são pagas essas taxas? Na entrada do parque ou conforme você vai chegando nos lugares? Abraço!

• Photo of Cléuber Slachta Rezin
    Cléuber Slachta Rezin Feb 28, 2024

55 47 9685-2458 Aline
    Esse é o número, você tem que falar com ela antes de ir, não e possível pagar na hora!