Travessia Araçatuba x Monte Crista

3 days 48 minutes
June 12, 2023
June 2023

near Sítio José Pedro Borges, Paraná (Brazil)

Travessia feita por:
- João Paulo Padilha Espezim (eu)
- Jhonatta Rosa da Silva
- Jurandir Imbituba

INÍCIO:
LOCAL: Comunidade Matulão (Tijucas do Sul/PR)
Parque Araça, propriedade do seu Hamilton.
Contato Hamilton: (41) 9 9202-3334
VALOR: 25,00 (camping noite anterior e passagem para trilha inicial)
HORA: 7h45

FINAL:
LOCAL: Base do Monte Crista (Garuba/SC)
Estacionamento do Sr. Harry
CONTATO: Beto (47) 9 9676-9925
VALOR: 20,00 por dia o carro estacionado + 5,00 por pessoa
HORA: 12h00

LOGÍSTICA:
Carro ficou 4 dias no Estacionamento do Sr. Harry (80,00).
Um motorista nos levou do estacionamento do Monte Crista até o Parque Araçá (200,00).

TRACKLOG com FALHA:
Minha marcação ficou perfeita até metade da travessia. Após a metade meu aparelho deu problema e dá para ver os cortes retos feitos no mapa, o que prejudica seguir essa marcação.
Diminuiu a distância e o ganho e perda de altimetria.
Os waypoint ficaram corretos, porém, o wikiloc tem um limite de marcações, então o trecho final ficou sem registros.

ÁGUA:
Km 1: bica na subida para o Pico Araçatuba
km 6 e 9: pontos com água bem parada.
km 11,9: água cristalina
km 18,5: água bem parada
...outros pontos conferir nas marcações
Observações:
- há alguns dias não chovia quando fiz a travessia.
- Se programar com água na primeira metade da travessia, aonde ficam mais espaçados os pontos de água e tem mais ganho de altimetria, ou seja, dá mais sede.

CAMINHO / TRILHA
Início com subida forte e trilha bem marcada. Mais de 700m de ganho em cerca de 4km de caminhada.
O caminho até o pico ficou mais interessante com o encontro de um casal maravilhoso, Felipe e Aline, do Trekkinsano. Dali em diante a parceria foi muito boa e tenho a impressão que continuará por outras trilhas que virão.
Chegamos no ponto mais alto da travessia.
Pico Araçatuba com 1.680m de altitude (registro do Wikiloc)
A vista 360º é fenomenal. De todos os morros e picos possíveis de serem avistados, a Pedra Branca de Araraguara se destaca.
Tudo tranquilo, até encontrarmos uma descida forte do meio da mata, antes da subida do Morro Baleia.
Seguimos. Um ponto que chamou atenção foi no Km 12, subida bem considerável.

CAMPING, 1ª noite: Km 15,6. Altitude 1.269m
Acampamos no meio de uma estrada, sem água próximo. Ao meu ver o ponto ideal seria no km 18, com um ponto de água próximo e no meio de umas árvores, próximo da estrada, porém a caminhada é forte até lá.

Marco da Divisa: Local histórico e marcante.
Um pouco ao norte tem um mirante com uma vista linda, podendo ver a serra, litoral sul do Paraná, Baia de Guaratuba, Pedra Branca de Araraguara, litoral norte catarinense...pra mim a vista mais bonita da travessia inteira.

IMPORTANTE: no Km 31 nossa tracklog fica um pouco diferente da maioria das marcações, continuamos na trilha, praticamente reto, em vez de pegar a esquerda. Fizemos um desvio que evitou uma subida e diminuiu um pouco o percurso, eu faria novamente esse mesmo desvio, outros parceiros de caminhada relataram que é cansativo ir pela esquerda.

CAMPING, 2ª noite: Km 33,1. Altitude 1.382m
Acampamos na beira do Rio Quiriri, antes da saída para pedra da Tartaruga. Local perfeito para mim, com água cristalina, chão macio (em cima do pasto) e proteção do vento.

Partindo no dia seguinte nos perdemos da trilha principal, mas nada que nos atrapalhou muito, pois novamente reduzimos distância até chegar na trilha que seguíamos.

Passamos ao lado do imponente Padre Raulino (não subimos, mas deveríamos, a vista deve ser linda), após veio a subida forte do Pico Bradador (Morro da Antena), outro com linda vista e é curioso ver aquela estrutura caída, parece abandonada.
Em seguida cruzamos ao lado de um lago, passamos ao lado do Morro da Igrejinha, aonde tem as saída para o Pico Garuva. Em seguida chegamos na linda Pedra do Lagarto, aqui nos sentimos em casa, pois já havíamos ido lá. A Pedra é inconfundível, mas tem que chegar na beirada do pico para ver a tal pedra em formato de lagarto.
Dali seguimos passando pela Pedra do Picolé até chegar na grande Cachoeira da Cabeluda.

CAMPING, 3ª noite: Logo abaixo do pico do Monte Crista. Altitude 962m
(considerado a primeira área de camping do Monte Crista, fica entre as duas fontes de água que tem entre a clareira e o topo)

Foi um tal de sobe e desce morro. Em alguns pontos a trilha não é visível o que dificulta bastante a navegação. Outro detalhe é que alguns pontos tem muitas trilhas devido a passagem de gado, o que também dificulta saber qual é a correta, mas nesse caso muitas se encontram a frente. Para nós a utilização do "Wikiloc" foi fundamental.

VISTAS / MONTANHAS / PENHASCOS
Com céu aberto foi possível avistar longe. A criação divina é maravilhosa.