Travessia: Araçatuba - Monte Crista em 24 horas (Tijucas do Sul PR / Garuva SC)

Photo ofTravessia: Araçatuba - Monte Crista em 24 horas (Tijucas do Sul PR / Garuva SC) Photo ofTravessia: Araçatuba - Monte Crista em 24 horas (Tijucas do Sul PR / Garuva SC) Photo ofTravessia: Araçatuba - Monte Crista em 24 horas (Tijucas do Sul PR / Garuva SC)

Experts only
July 10, 2022
July 2022

near Sítio José Pedro Borges, Paraná (Brazil)

ARAÇATUBA – CRISTA / 52 KM EM 24 HORAS

Esta travessia se inicia na Base do Morro Araçatuba – na localidade de Mutulão em Tijucas do Sul PR e se estende até a base do Monte Crista em Garuva - SC, com um percurso que pode variar entre 50 á 60 km dependendo das trilhas percorridas.

Neste dia nos planejamos para realiza-la em 24 horas, sem acampamento. Assim estabelecemos “check points” com uma estimativa de horário em que deveríamos estar passando pelos pontos.

No geral conseguimos acompanhar bem o cronograma e chegamos no final do trajeto com o tempo total de 23 horas e 59 minutos.

Segue abaixo alguns pontos que foram monitorados e a hora de chegada em cada um deles:

21:30 Início
23:10 Morro Araçatuba
01:00 Morro da Baleia
05:50 Rio Piraízinho (Área de Reflorestamento)
08:30 Marco da Divisa
12:00 Morro do Bradador
15:15 Pedra do Lagarto
17:50 Monte Crista
21:30 Final

Atenção:

Percurso exige preparo físico e equipamentos adequados. Não é recomendada a realização do trilha sem um guia ou alguém que já fez o trajeto. Por mais que exista a trilha gravada, existem inúmeras bifurcações /encruzilhadas além de trechos em que o caminho não é tão visível. Em dias de nevoeiro a orientação nos Campos do Quiriri fica bem comprometida.

Pontos de Visitação:

Para quem busca curtir bem a travessia, recomendo a realização em 3 ou 4 dias que é mais usual pra quem faz esse trajeto.

Com mais dias, além de descansar e curtir o visual, é possível explorar bem a região e visitar a Pedra da Tartaruga, subir na Pedra do Lagarto, tomar alguns banhos de cachoeiras, conhecer a gruta da pedra do picolé, descer até ao Rio Três Barras, ascender ao cume do Monte Crista, etc.

Orientações

+ Parte do percurso necessita de permissão para passar pelas terras mediante pagamento de taxa.
+ Existem muitos pontos para coleta de água e locais para camping.
+ Não faça fogueiras
+ Traga seu lixo de volta