Travessia angra x lídice

2 days 50 minutes
July 4, 2021
July 2021

near Angra dos Reis, Rio de Janeiro (Brazil)

Travessia com pontos exóticos e também desesperador.
Iniciamos a travessia pela rodovia rio-santos, para desviar da comunidade que tem em angra, porém não adiantou muito, pois logo no começo fomos parado por traficantes, a ponto de ter fuzil apontado para nós. Porém conversamos e seguimos em frente. Muitos trechos da travessia, principalmente em torno dos km 29 ao 32,pegamos mata muito fechada onde se andava por cima do matão, sem ter vista dos trilhos, creio eu que os túneis 12 e 13 tenha sido desmoronado, ou sei lá eu, não consegui registrar a ponte 5 ou 6 devido a vegetação ter tomado conta, tendo muita atenção para passar.
Uma travessia linda, com cenários maravilhosos como alguns chuveiros naturais e a própria cidade de Angra, vista do topo. Não conseguimos dar continuidade entre as estações alto da serra e lídice, pois havia uma ponte sem dormentes com baita penhasco, e por estar de madrugada, não conseguimos enxergar nada abaixo(esse trecho de alto da serra até lídice, São mais duas pontes e 1 túnel . Chegamos a cidade de lídice por estrada de terra e asfalto, e fomos até a antiga estação da cidade. Acabamos fazendo 5 km a mais.
Essa travessia não recomendo fazer devido ao grande índice de tráfico que ocorre na região de Angra, até relatos anteriores, alguns entrava depois da comunidade, e quem fazia inverso, tinha q sair bem antes para evitar algo perigoso.
para quem se atrever o ideal é entrar ou sair caso faça sentido inverso, é pelo bairro banqueta, que tem acesso pelo túnel 2

PictographTunnel Altitude 633 ft

PictographWaterfall Altitude 889 ft

PictographBridge Altitude 916 ft

PictographBridge Altitude 924 ft

Ponte com dormentes muito danificados e podres, meu amigo caiu de um batente que quebrou, sorte que conseguiu se segurar nos trilhos

PictographTunnel Altitude 1,049 ft

PictographTunnel Altitude 2,049 ft

PictographRuins Altitude 1,950 ft

PictographRuins Altitude 1,806 ft

Antiga estação de lídice e final da travessia

Trilhas e trips Jul 6, 2021

E aí blz.
    São corajosos hein.
    Fiz essa travessia a uns 15 anos atrás, eu acho
    Maravilhosa. Começamos na praia do centro, mas atualmente não recomendo de jeito nenhum.
    Traficantes tomaram conta, como vcs puderam constatar.
    Só tenho a lamentar que o Estado deixou eles tomarem conta.
    Belas lembranças dessa caminhada.
    Sabe me dizer se a partir da Jussaral a coisa tá melhor, na questão da segurança.
    E parabéns

drickosantos Jul 6, 2021

Parte de segurança sim, do túnel 2 em diante, ficou mais tranquilo, só alguns trechos da travessia q está totalmente tomada pela vegetação, a ponto de andar sem saber se esta no sentido dos trilhos, só por estinto mesmo. Vlw

Usei seu trekking como referência das estações

Trilhas e trips Jul 7, 2021

Acho que o mais importante é a segurança. Sem dúvida.
    Vai que um traficante queira testar o fuzil em alguém.
    Quanto ao vara mato, já peguei trechos numa antiga linha férrea que caminhei onde nem se viam os trilhos. Porém curti muito a travessia, que é a P4-Cruzeiro.
    Se tem vários trechos de vara mato na angra-lidice, então pouquíssimas pessoas estão fazendo ela.
    Quando puder, vou atualizar meu relato e o tracklog com essas informações.
    Valeu por disponibilizar.

drickosantos Jul 7, 2021

Sim, foi o q aconteceu, apontaram o fusil pra mim, mas soube conversar, e o ultimo relato q tinha visto foi de 2019

Trilhas e trips Jul 7, 2021

Esse de 2019 foi numa caminhada que começou em Lídice, mas ele saiu da linha férrea próximo da Jussaral.
    Provavelmente desceu para o Bairro do Belém.
    Que me parece ser um local mais seguro para finalizar a caminhada ou iniciar ali.

drickosantos Jul 7, 2021

Isso mesmo, um dos integrantes do tráfico falou, q qndo alguem for, pra entrar pelo bairro banqueta, q, sai ali proximo entre o tunel 2 e 3

Trilhas e trips Jul 7, 2021

Da para ver nas imagens do satélite que junto desses túneis passa uma estrada de terra embaixo da primeira ponte.
    Bom saber.
    Fico imaginando aqui a conversa tensa que vcs tiveram com os traficantes ficando sob a mira de fuzil.

• Photo of Marcela_okumura
    Marcela_okumura Nov 6, 2021

Ola! Tô querendo fazer essa travessia pela.Banqueta...vc acha seguro?

drickosantos Nov 6, 2021

Então segundo um dos parça da comunidade, é entrar pelo banqueta, o ideal é começar por lídice e terminar por banqueta, acho mais seguro

• Photo of Marcela_okumura
    Marcela_okumura Nov 6, 2021

Não daria no mesmo terminarou começar pela Banqueta?