Photo ofTravessia Angra dos Reis x Lídice pela linha férrea e subida ao topo da Pedra Chata - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ Photo ofTravessia Angra dos Reis x Lídice pela linha férrea e subida ao topo da Pedra Chata - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ Photo ofTravessia Angra dos Reis x Lídice pela linha férrea e subida ao topo da Pedra Chata - Serra do Mar de Angra dos Reis/RJ

May 17, 2010

near Angra dos Reis, Rio de Janeiro (Brazil)

Caminhada pela linha férrea saindo de Angra dos Reis até a antiga estação Alto da Serra, já em Lídice e de lá seguindo até o topo da Pedra Chata, localizada na Serra do Mar, passando pela Casa do Bispo.
Caminhada de aproximadamente 2 dias somente pela linha férrea que atualmente está desativada.
E mais outro dia levamos para chegar ao topo da Pedra Chata.

IMPORTANTÍSSIMO: Infelizmente os traficantes de drogas tomaram conta de alguns bairros de Angra dos Reis e não recomendo iniciar essa caminhada perto da Rodoviária ou junto da Rio-Santos, como está nesse tracklog.
Até em bairros mais distantes, como Belém e Banqueta também estão com problemas de criminalidade alta.

Veja no relato do blog alguns links de depoimentos de trilheiros que passaram perrengues.

Relato, fotos e dicas estão no blog:
clique aqui

Casa do Bispo

Topo da Pedra Chata

PictographWaypoint Altitude -3 ft

Início da caminhada sobre a Rio Santos - Dúvidas: www.trilhasetrips.blogspot.com.br

• Photo of Claudio Naufrago Manfredi
    Claudio Naufrago Manfredi Dec 22, 2014

Muito legal, obrigado por compartilhar.

Trilhas e trips Dec 22, 2014

Pena que essa linha vive sendo interrompida. É só cair uma chuva mais forte que ocorrem deslizamentos. E se não houver manutenção, aí é que o mato toma conta e aí não demora muito para nunca mais podermos fazer essa caminhada pelos trilhos.
    Tomara que os trens de carga sempre passem por ali. É uma maneira de deixar a linha livre para que outros conheçam esse lugar.

• Photo of Claudio Naufrago Manfredi
    Claudio Naufrago Manfredi Dec 22, 2014

Isso significa que pode ser que a gente chegue lá e não possa passar ou que a gente passe e chegue cheio de lama? Andei lendo algumas coisas sobre você (entrevistas e trechos do blog) e fiquei com inveja!! =)
    Parabéns!!!

Trilhas e trips Dec 23, 2014

Chegar lá e encontrar quedas de barreiras na linha férrea pode ser que exista sim, mas o grande problema é a falta de manutenção, com o mato que vai tomando conta.
    Mas sempre é possível encontrar um desvio nesses trechos.
    O que eu quero dizer é o que encontrei nessa trilha. Espero que a Angra-Lídice não chegue a isso.
    Veja o relato: http://trilhasetrips.blogspot.com.br/2013/05/relato-cruzando-serra-da-mantiqueira.html
    A maioria das trilhas que estão no blog ou as que citei lá na na entrevista, qqer pessoa com pouca experiencia também pode fazê-las.
    Daqui a 2 semanas estarei iniciando uma das trilhas fora do país que coloquei lá na entrevista. Quem sabe é a oportunidade para mais outras.
    Valeu.

• Arthur Barboza Dec 23, 2014

Cansativa, porém nível muito fácil!

Cuidado com cobras, especialmente nos trechos onde a estrada cruza o rio.

Trilhas e trips Dec 24, 2014

Bem lembrado. Encontrei uma Cascavel ao lado de antigos dormentes jogados ao longo da linha. Fique esperto.

• l.w.f.a Feb 11, 2016

Triste o descaso. Fiz a trilha em janeiro de 2015 e estava impraticável, se não fosse minha teimosia rsrs. A vegetação estava altíssima. Em alguns pontos não se podia ver a linha do trem e muitos deslizamentos, muitos mesmo. A estação de Jussaral esta longe de ser como as fotos, o mato está alto na calçada e foi dificil conseguir um lugar pra instalar a barraca. Foi sacrificante chegar à Lídice

O link do vídeo da travessia ta aqui pra quem quiser dar uma conferida. Abraços.

Trilhas e trips Feb 12, 2016

Muito útil seu comentario. Uma pena mesmo essa linha ficar desse jeito. Parece que a empresa não usa mais a linha e pelo jeito a galera não ta fazendo mais essa caminhada. Só tenho a lamentar. Vou pegar a sua postagem e colocar no relato do blog e também no mochileiros.com.
    Valeu pela atualização da trilha. Estou tendo dificuldades para assistir ao video. Mais tarde tento novamente.

• Photo of Katz Parajara
    Katz Parajara May 3, 2016

Dificuldade pela mata fechada, porém é o grande charme dessa travessia. Muito bonito ver as várias cachoeiras pelo caminho.

Trilhas e trips May 4, 2016

Que bom Katz que concluiram essa caminhada.
    Uma pena que um lugar tão bonito como esse tá sendo tomado pelo mato.
    Mas vale a pena todo o esforço.
    Parabéns.

• Photo of FelipeSouza
    FelipeSouza May 30, 2016

se alguem tiver alguma informação recente sobre o local lá eu agradeço

Trilhas e trips May 31, 2016

Se puder evite o trecho urbano dessa caminhada.
    Assaltos estão acontecendo por lá, assim como o trafico tomou conta do lugar. Tá bem perigoso.
    E no trecho da serra a vegetação tá tomando conta dos trilhos.
    É bom ler esses dois relatos:
    São os mais recentes que encontrei

• Photo of Thiago Andrade de Sousa
    Thiago Andrade de Sousa Nov 6, 2016

Ótima aventura!!! Um dos relatos no link acima é meu. Fiz essa linda e exuberante travessia em Janeiro deste ano e fomos abordados por traficantes bem no início da caminhada - ainda em Angra dos Reis exatamente a 2 km da BR 101. Eram dois armados que nos pararam e nos revistaram. Depois de nos liberarem surgiu um outro fortemente armado num morrote a frente que desceu em disparada em nossa direção gritando "alemão". Fora esses percalços, a caminhada é linda, porém o mato já tomou conta praticamente de tudo. Há vários deslizamentos e muitas cobras entre dormentes (cuidado!).
    Sem dúvidas uma aventura inesquecível por todos os ingredientes.
    Bons ventos, galera!

Trilhas e trips Nov 6, 2016

Lamento que uma caminhada tão linda como essa tá com esses problemas.
    O trafico saiu da cidade do RJ e foi para as cidades pequenas.
    Já me disseram que em Paraty a coisa também não tá boa.
    E qto a trilha, época boa quando o trem de carga descia a serra por ali.
    E sobre as cobras, isso é de praxe. Caminhar na serra do mar e não encontrar alguma Jararaca é muita sorte.
    No relato dessa caminhada também coloquei os alertas acerca dos traficantes e deixei os dois links lá.

• Photo of ecotripcostaverde
    ecotripcostaverde May 15, 2017

Pessoal
    Sou morador de Angra e faço incursões de monitoramento na linha ferrea.
    Devido ao perigo no perimetro urbano da linha, estamos viabilizando uma nova saida, porem o trecho passa por uma area privada e precisa de autorização. Sendo assim, pedimos a colaboração daqueles que forem percorre la.

Muitos grupos de trilhas procuram locais novos para explorar e este ano a Travessia Angra - Lidice tem sido bastante procurada. O local está sem manutenção a anos e como sabemos a região tem sua costa frágil e sempre ocorrem deslizamentos, qualquer relato deve ser sempre atualizado pois novos deslizamentos sempre ocorrem. Caçadores são sempre vistos mas não oferecem perigo, mas o trafico percorre a linha no perimetro urbano entre o parque belem e o centro. Logo, como podemos proibir ninguém de percorre la seguem algumas informações uteis.

1 - Procure faze la sempre no sentido Lidice x Angra (assim vcs sairão antes do perimetro urbano chegando em Angra evitando a area de conflito)
    2 - Não vá em grupo com mais de 10 pessoas (não há muito espaço para camping devido ao mato)
    3 - Evite o periodo de verão pois ocorrem chuvas fortes no fim do dia quase a estação toda
    4 - A estação do Alto da Serra encontra se em uso pela fazenda em frente. Logo a area de camping fica no pasto e carregado de carrapatos.
    5 - A estação Jussaral encontra se sem condições de uso (muito mato tomando a estação o que aumenta o risco de cobras e aranhas. mesmo que consiga será pouco espaço para barracas)
    6 - Para aproveitar o ideal são 3 dias e 2 paradas (alto da serra e jussaral). Caso queiram fazer em 2 dias prefira uma perna maior no primeiro dia e acampe no estação jussaral (devido aos carrapatos)
    7 - Leve facão e material de primeiros socorros e calça (entre as estações o mato é muito alto e contem espinhos. Quase não se consegue andar)
    8 - A nova saida se da abaixo de uma bela ponte entre os tuneis 3 e 4. Passando por uma area particular e encontramos uma estrada de terra. basta andar por aproximadamente 2 km e encontramos o ponto final do onibus no bairro Banqueta que levará ao centro da cidade onde começamos uma nova aventura na Ilha grande

A EcoTrip Costa Verde pretende viabilizar um grupo de trabalho para manejo em toda linha ferrea. A articulação é complicada e demorada, logo pedimos a colaboração daqueles que forem frequenta la para que possamos manter esse patrimonio histórico e natural apto para visitação. Não suje, não destrua e cuidado !!!! Mais informações em nossa pagina no facebook.

Abçs ecologicos e Borandá !!!

Trilhas e trips May 17, 2017

Boas informações.
    Valeu pela postagem

Ricardo Gonçalves. Jul 7, 2017

Esta parte, onde aparece as pessoas está toda cercada, com madeiras e o acesso ao caminho está bem mais difícil... https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-angra-lidice-pela-linha-ferrea-e-chegada-ao-topo-da-pedra-chata-910073/photo-290394

Trilhas e trips Jul 10, 2017

Uma pena mesmo.
    Depois que foi interrompida a circulação de trens, esse caminho tá abandonado.
    Essa linha não merece terminar assim.

Trilhas e trips Jul 12, 2017

Infelizmente quem pretende fazer essa travessia tem de iniciar por Lídice e sair da linha férrea bem antes de chegar em Angra para evitar essas comunidades onde os traficantes tomaram conta.
    Fazer trilhas no RJ tá sendo complicado, principalmente nas cidades litorâneas.
    Valeu pela atualização.

Abcs https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-angra-lidice-pela-linha-ferrea-e-chegada-ao-topo-da-pedra-chata-910073/photo-290394

Trilhas e trips Jul 13, 2017

Mas ali é final de uma estrada.
    Eles não poderiam fazer isso.
    Mas agora que perceberam que nunca mais irá passar algum trem por ali, tomaram conta, aumentando a area da propriedade.
    Já vi esse tipo de situação em inúmeros lugares que já caminhei. https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/travessia-angra-lidice-pela-linha-ferrea-e-chegada-ao-topo-da-pedra-chata-910073/photo-290394

• Photo of RodrigoLions
    RodrigoLions Feb 21, 2022

.......

• Photo of Marcela_okumura
    Marcela_okumura Apr 20, 2022

Eu fiz essa trilha 😍

Trilhas e trips Apr 20, 2022

Corajosos vcs que completaram essa travessia.
    Parabéns
    Com os traficantes tomando conta de bairros inteiros em Angra, acho arriscado demais.
    Até queria retornar lá para fazer a Pedra do Frade por um outro caminho, mas desisti.
    Segurança em primeiro lugar.

Pergunta: chegaram a subir até o topo da Pedra Chata?