Travessia Alto Palácio - Serra dos Alves | PARNA Cipó

Photo ofTravessia Alto Palácio - Serra dos Alves | PARNA Cipó Photo ofTravessia Alto Palácio - Serra dos Alves | PARNA Cipó Photo ofTravessia Alto Palácio - Serra dos Alves | PARNA Cipó

Very difficult
2 days 7 hours 39 minutes
January 21, 2016
January 2016

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Travessia realizada entre os dias 12 e 14 de janeiro de 2016.

Esta travessia é o primeiro roteiro aberto dentro do projeto piloto das travessias do Parque Nacional da Serra do Cipó, inaugurada oficialmente em out/2015. O projeto prevê a implantação dos demais roteiros no prazo de 5 anos.

Para sua realização é necessário solicitar reservas e obter autorização junto ao Parque, por ora pelo email: parna.serradocipo@icmbio.gov.br (a médio prazo, as reservas poderão ser feitas eletronicamente); ou pelo telefone: (31) 3718-7469.

Embora não seja obrigatório é altamente recomendável contar com o serviço de guias/condutores locais experientes para a sua realização, especialmente neste momento em que as trilhas ainda não estão claramente marcadas nem sinalizadas. Ademais, a homogeneidade da paisagem dos campos rupestres e a névoa persistente, ao menos nesta época do ano, facilitam a desorientação, mesmo para os mais experientes em navegação.

Soubemos de alguns grupos por aqueles dias que não conseguiram completar o roteiro ou porque perderam o trajeto ou porque não conseguiram vencer os cursos d'água que iam se formando com a chuva forte. Não fosse o conhecimento e a experiência de nosso guia local, nascido e criado nos caminhos da Serra do Cipó (valeu, Lilo!), com certeza também não teríamos conseguido completar o trajeto.

Existem diversas operadoras e receptivos de ecoturismo em Serra do Cipó que podem oferecer o serviço para a travessia. Mas me parece bastante desejável que o guia seja não só um profissional da área, mas que também seja se não um nativo que frequentou desde muito aqueles campos, ao menos um profundo conhecedor da região, não apenas do trajeto a percorrer.

Pinturas rupestres

Portal

• Photo of JOAO DORNELAS
    JOAO DORNELAS Jan 22, 2016

Parabéns André pelo feito, mandou bem !
    Esta travessia será meu próximo alvo.

• Photo of Andre-Kees
    Andre-Kees Jan 22, 2016

Valeu, João! Desejo que vc possa fazê-la o quanto antes. Travessia sensacional, paisagem exuberante...

• Photo of iannybambirra
    iannybambirra Aug 13, 2016

Essa tá na minha lista

• Photo of Julimar
    Julimar Sep 20, 2016

Parabéns Andre. Já fui até a casa do curral, paisagens belíssimas. Estou planejando ir até o final da travessia.
    A travessia termina na portaria do parque? Vc tem o contato de alguém que já tenha experiência no resgate dessa travessia e do guia? Abraços!