Photo ofTravessia Alto palácio a Ipoema passando pela casa de Taboa, casa dos Currais e cachoeira da Braúna Photo ofTravessia Alto palácio a Ipoema passando pela casa de Taboa, casa dos Currais e cachoeira da Braúna Photo ofTravessia Alto palácio a Ipoema passando pela casa de Taboa, casa dos Currais e cachoeira da Braúna

Very difficult
3 days 11 hours 45 minutes
April 19, 2017
April 2017

near Cardeal Mota, Minas Gerais (Brazil)

Travessia realizada entre os dias 13 a 16 de Abri de 2017.
Partimos para serra do Cipó no dia 12, dormimos na pousada Renascer do Sr Orlando, senhor muito gente boa, onde deixamos nosso carro. Na quinta pela manhã pegamos o ônibus que passa na serra do cipó entre 8:00h e 8:30h em direção ao alto palácio onde fica a portaria do parque de onde começamos nossa aventura as 9:30h.
Primeiro dia de caminhada percorremos cerca de 21km, chegando a casa de taboa por volta das 17:30h onde dormimos, o dia todo estava nublado com cerração e uma chuvinha fina, fazia um pouco de frio, a noite montamos a barraca dentro da casa de tabua, dentro da barraca fez 17ºC durante a madrugada. Tínhamos um ratinho como companhia, cuidado com alimentos, o ratinho tentou mexer na nossa sacola de comida, uma dica é pendurar tudo. A casa de tabua é um bom local pra dormi apesar de ser bem pequena. O terreno fora da casa é acidentado e estava cheio de bosta de boi.
Segundo dia acordamos e estava bem fechado o tempo com visibilidade baixa devido a neblina, mas por volta das 10:30h abriu o tempo. Partimos por volta das 11h para a casa dos currais, percorremos cerca de 12km, o tempo estava um pouco melhor e não havia mais aquela chuva fina do dia anterior, chegamos por volta das 16:40h na casa dos currais, a baixo da casa existe um riacho muito bom pra tomar banho. A casa dos currais tem fogão a lenha que acendemos pra aquecer, pois fazia frio e durante a madrugada registrei 15ºC dentro da barraca, além do fogão existe uma bica, latrina e banho de chuveiro de latão.
Terceiro dia partimos por volta das 11:40h em direção a cachoeira da Braúna fazendo o caminho em direção a cachoeira da Farofa e logo após 4km saímos da trilha e pegamos em direção a cachoeira da Braúna, pois queríamos achegar por cima, mas tivemos alguns vara matos muito complicados. Tentamos transpor uma área de mata fechada, sem sucesso voltamos e contornamos a mata, logo anoiteceu e então tivemos que acampar a pouco mais de 1km da parte de cima da cachoeira da Brauna.
Quarto dia partimos por volta das 8h da manhã em direção a cachoeira da Braúna, logo chegamos na parte de cima da cachoeira que alguns chamam de Braúnas de Cima, lugar lindo. Descemos por um lugar bem técnico e perigoso para chegar até a cachoeira da Braúnas, cachoeira linda e com o maior poço existente dentro do parque, ficamos 1h na cachoeira e partimos. Chegamos próximo da localidade de Montes Claros distrito de Itabira por volta das 18:30h onde conseguimos uma carona até a cidade de Ipoema.