Travessia (Altamira x São José da Serra) via Pico Montes Claros

Photo ofTravessia (Altamira x São José da Serra) via Pico Montes Claros Photo ofTravessia (Altamira x São José da Serra) via Pico Montes Claros Photo ofTravessia (Altamira x São José da Serra) via Pico Montes Claros

October 27, 2019
October 2019

near Altamira, Minas Gerais (Brazil)

(Descrição resumida)

Travessia (Altamira x São José da Serra) via Pico Montes Claros

Fizemos essa travessia com Chico Trekking, Caveiras da Montanha e Mulheres na Trilha

Chico Trekking escolheu um caminho bem divertido para realizar a travessia, começamos na trilha para Cachoeira Braúnas, já adentrando ao ParnaCipó pegamos a esquerda por um longo trecho de subida sem trilha definida até o Pico Montes Claros.

Saindo do Montes Claros conectamos logo abaixo com a trilha mais consolidada para o vale da Lagoa Dourada, passamos no mirante e iniciamos a descida para o Vale. Durante a descida encontramos com uma cerca velha e durante a travessia em época seca haverá poucos pontos de água, mas em tempos consideráveis.

Já no Vale da Lagoa Dourada seguimos por 5km até o acampamento, em épocas de chuvas pode conter alguns pontos de brejos e pequenos afluentes no caminho.

Pernoitamos na Lagoa Dourada e visitamos a Cachoeira da Lagoa Dourada e logo abaixo descendo pelo leito do rio e entrando numa fenda na rocha, visitamos a Cachoeira da Lili.

Saímos do Camping direção ao Sumidouro que fica um pouco abaixo fora da trilha, percurso tranquilo.

Voltamos e finalizamos em São José da Serra, longo trecho em declive com cascalhos e pedras. Ao encontrar com nossa Van, fomos almoçar no restaurante ao lado da igreja.

A travessia é bem tranquila, podendo fazer em 1 dia, andando bem e em 2 dias curtindo as Cachoeiras no caminho, haverá água sobre o trajeto, mas aconselhável levar uns 2 litros em épocas secas.

Não deixe lixo no caminho e preserve a natureza, seja cortês com as pessoas e curta todo o visual.
O track ficou bem limpo e fácil de navegar.

--------------------------------------------------------
VÍDEO:
--------------------------------------------------------
# Trilhando! (Trekking e Natureza)