Photo ofTravessia 4 Cumes (Travessia das Fazendas): Camapuã, Tucum, Cerro Verde e Itapiroca. Photo ofTravessia 4 Cumes (Travessia das Fazendas): Camapuã, Tucum, Cerro Verde e Itapiroca. Photo ofTravessia 4 Cumes (Travessia das Fazendas): Camapuã, Tucum, Cerro Verde e Itapiroca.

one day 8 hours 37 minutes
July 24, 2022
July 2022

near Rio Bonito, Paraná (Brazil)

Travessia 4 Cumes: Camapuã, Tucum, Cerro Verde e Itapiroca.

Conhecido também como a travessia das fazendas - Chácara do Bolinha x Fazenda Pico Paraná.

RESUMO:
Chácara do Bolinha x Fazenda Pico Paraná: 40min (Veículo)
Chácara do Bolinha x Camapuã: 02:45hs (Início Trekking)
Camapuã x Tucum: 40min
Tucum x Cerro Verde: 01:45hs
Cerro Verde x Itapiroca: 02:50hs
Itapiroca x Fazenda Pico Paraná: 03:00hs

Trekking realizado em 2 dias com 1 pernoite.

Deixamos os veículos na Fazenda Pico Paraná e um van nos levou até a Chácara do Bolinha onde demos inicio a travessia por volta das 08:35hs.

Nessa parte do percurso até a bifurcação das placas, se da em uma região bem arborizada, onde cruzamos o rio algumas vezes e com aclive suave e continuo. Na bifurcação da placas tomamos a esquerda sentido Camapuã, nesse trecho até a base da "Rampa", aumenta consideravelmente o aclive em meio as raízes das arvores. Chegando na rampa é um subida íngreme, com vegetação rasteira, então visual aberto durante o percurso até o cume do Camapuã.

Chegando no Camapuã (tem ponto de coleta de água no caminho), de lá assinamos o livro de cume e seguimos para o Tucum, paramos para abastecer a água no meio do caminho entre Camapuã e Tucum (Ponto de água boa, próximo da nascente em baixo de um rocha, não está marcado no mapa, mas da pra ver o ponto que desviamos para ir abastecer).

Como estava muito dias sem chuva, estava com baixíssimo fluxo d'água.

De lá seguimos para o Tucum, onde paramos para almoçar.

Até o Tucum a trilha é bem demarcada, aberta e tranquila de se localizar. A partir dai começamos a descer o Tucum em direção ao Cerro Verde, naquela descida encontrou-se a parte mais técnica dessa travessia é muito escorregadio, íngreme, mata na cara e necessita utilizar as 2 mãos, sugiro tomar muito cuidado! Essa parte do percurso até o Cerro Verde, hoje em dia está bem sinalizado, mesmo tendo algumas bifurcações, seguindo o tracklog e as fitas, não tem erro.

Chegamos no Cerro Verde às 16hs, é um dos nossos lugares favoritos para acampar nesse serra, tem espaço para umas 6 barracas confortavelmente ou 8 bem apertadinho. Como já tinha uma família lá + 1 casal (4 barracas), tivemos que nos espremer e transformar infelizmente em um condomínio.

Estávamos em 13 pessoas com 8 barracas (deu tudo certo).

Noutro dia após descansarmos e tomarmos um café da manhã reforçado, levantamos acampamento e demos início a trilha até o Itapiroca por volta das 09:10hs, retornando um pouco o trajeto que fizemos no dia anterior.

Essa parte do trajeto é o menos sinalizado, com algumas bifurcações, mas seguindo o tracklog e tendo uma boa noção de navegação, dará tudo certo.

Após umas 03hs com parada pra almoço chegamos ao Cume do Itapiroca e de lá é só alegria descendo até a Fazenda do Pico Paraná, encerrando por volta das 17hs de domingo.

OBS:
- Antes de começar a trilha, passe na base do IAT e preencha a ficha de inscrição. Não tem custo nenhum e você fica resguardado caso aconteça alguma coisa na trilha (próximo a Fazenda Pico Paraná);
- Taxa R$10,00 de camping valida por 48hs na Fazenda Pico Paraná;
- Taxa R$20,00 de acesso pela Chácara do Bolinha;
- Em tempo seco, bom andar com bastante água, próximo do Cerro Verde, não encontramos bons pontos de capitação;
Grupo Participante: Aline Lopes, Andre Maron, Bianca de Souza, Catia Boneta, Felipe Torres, Gastón Eliceiri, Joseli Antônio, Jussara Teresinha, Matheus Henrique, Philipe Ricardo, Rodolfo Matias, Rozelene Ferreira, Thiago Adolfo,
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.