Travessão/ Mirante do Assopro

December 23, 2021
December 2021

near Morro da Lagoa, Santa Catarina (Brazil)

Trilha iniciada no mirante do morro da Lagoa, onde é possível estacionar. O caminho segue pela estrada do Assopro, passando por uma antiga rampa de parapente de onde já se tem uma bela vista da Lagoa da Conceição. Saindo desse mirante retoma-se a trilha principal que leva até o Mirante do Assopro em seus quase 500 metros de altura e uma vista privilegiada. Retornei e prossegui a trilha pelo caminho conhecido com trilha do travessão, onde há inúmeras bifurcações que levam à bairros como Costa da Lagoa, Itacorubi ou Monte Verde. Escolhi seguir até uma cachoeira já bem próximo ao Monte Verde, de onde fiz o caminho de volta pra não precisar pegar um Uber. Indiquei todas as bifurcações, a trilha possui subidas constantes e acentuadas.

À esquerda vai até uma represa de captação de água da casan, cerca de 1,5km à frente.

Local desativado, requer atenção e cuidado!

Neste ponto o caminho histórico está bem preservado.

Direita para o Mirante do Assopro, esquerda pra famosa figueira centenária e reto trilha principal (travessão).

Córrego.

Não levou a nada.

Não tinha caminho.

Sem caminho

Sem caminho.

Entrada do caminho pra gruta bem discreta, além do caminho bem fechado e intuitivo.

Local lindo, porém depredado por pichações e lixo.