Trail Marmeleira - Almoster

2044
January 21, 2019
January 2019

near Marmeleira, Santarém (Portugal)

Percurso que se inicia na Marmeleira , uma antiga freguesia do concelho de Rio Maior. Foi criada em 1878 e elevada a vila em 19 de Abril de 1927. Pensa-se que as origens da povoação sejam do séc. XVI, mas a tradição faz recuar o seu povoamento a eras mais remotas, falando de tesouros escondidos no monte de São Gens, onde estaria um aduar mourisco com o seu castro. A povoação pertencia à província da Batalha. A Vila da Marmeleira tem uma praça de touros única no concelho, construída no final do século XIX, mas em estado muito degradado e foi precisamente aqui que iniciámos o nosso trail.
Rumo à pedreira passa-se junto a um antigo moinho de vento, uma vez que a pedreira já está desactivada há alguns anos, podemos observal a flora a desenvolver-se naturalmente pelo "buraco" deixado para trás, segue-se depois por um trilho que nos leva pela ribeira de Almoster e ao seu vale extraordinário, por onde faremos grande parte do nosso percurso, entre matas, vinhas e bosques. Junto aos Casais de Santa Maria segue-se por um caminho em que o aqueduto do Alviela irá ser uma constante na paisagem durante parte do percurso em direcção as traseiras do Mosteiro de Santa Maria de Almoster onde se pode encontrar uma pequena ponte romana, pertencente à via romana que ligava Emerita (Mérida) ao litoral, Ierobriga (Alenquer), dando acesso à via Olisipone/Bracaram Augustam (Lisboa/Braga) - Itinerário Antonino XVI

Curiosidades: Foi por estas terras que se travou, em Fevereiro de 1834, a batalha de Almoster, uma das derradeiras da Guerra Civil de 1832-34, opondo as forças absolutistas.
O topónimo parece derivar do termo árabe "AI-Monasterium" (O Mosteiro) o que indica a possibilidade de aqui ter existido um cenóbio de remota fundação que os mouros terão destruído.

Way points (que nao consegui assinalar...)

1º - Praça de Touros da Vila da Marmeleira (39.263065, -8.831244)

2º - Moinho de vento do Capurrinho (39.248736, -8.811082)

3º - Pedreira desativada entre Vila Nova do Coito e Almoster (39.248594, -8.805928)

4º - Vista sobre o vale da ribeira de Almoster (39.230197, -8.805533)

5º - Ponte romana junto ao Mosteiro de Santa Maria de Almoster (39.237265, -8.792989)