Tour du Mont Blanc - ETAPA 5/9

August 20, 2018
August 2018

near Meyen, Valle d’Aosta (Italia)

O percurso aqui partilhado pode conter erros de GPS ou eventualmente passar por propriedades privadas, ou mesmo através de corta mato e ter passagens por locais que podem ser perigosos para os menos experientes. A descrição do percurso é efetuada à data da sua realização, pelo que se deve ter em atenção que as condições do trilho podem facilmente vir a alterar-se, quer pelas condições meteorológicas, quer por mudança da vegetação, quer por outros fatores inimputáveis à minha vontade. O grau de dificuldade e as condições técnicas atribuídas é baseado na minha experiência pessoal e apenas serve de referência, pelo que não me responsabilizo por qualquer acidente que possa ocorrer por influência ou utilização do percurso aqui disponibilizado.

GR TMB - Tour du Mont Blanc
ETAPA 5/9 - Rifugio Bertone / Pre de La Saxe / A Lêche / Rifugio Bonatti / Arnouva / Val Ferret / Chalet Val Ferret / Rifugio Elena

- Saindo de Les Houches (Chamonix), contornou-se a totalidade do maciço do Monte Branco, passando por França, Itália e Suíça. As pernoitas foram realizadas em refúgios e albergues de montanha (reserva obrigatória), maioritariamente em dormitório com regime de meia pensão.

NOTA: este percurso de tipologia circular, foi realizado entre 9 e 17 de Agosto de 2018, tendo como principal referência a experiência vivida pelos CAMINHANTES:

TOUR COMPLETO DO TMB (Caminhantes)

Para informações mais detalhadas, consultar o site oficial:
www.autourdumontblanc.com

Photo ofPanorâmica do Vale Ferret e do Rifugio Elena, ao fundo (alt. 2059m) Photo ofPanorâmica do Vale Ferret e do Rifugio Elena, ao fundo (alt. 2059m)

Panorâmica do Vale Ferret e do Rifugio Elena, ao fundo (alt. 2059m)

PictographMountain hut Altitude 5,827 ft

Chalet Val Ferret (alt. 1776m)

• Photo of Aiguille du Midi
    Aiguille du Midi Jul 7, 2022

A quinta etapa (e última pelos Alpes italianos), felizmente, foi mais calma. No entanto, depois de se atravessar o fabuloso Val Ferret, a íngreme descida até ao Chalet Val Ferret, seguida da íngreme subida para o Rifugio Elena veio lembrar-nos o que aparentemente parecia um percurso tranquilo, na verdade continuávamos nos Alpes, logo, nada é fácil, mesmo que aparentemente!! E as vistas do Rifugio Elena sobre o vale eram simplesmente incríveis! Resumindo, mais uma excelente etapa! Abraço.

• Photo of João Marques Fernandes
    João Marques Fernandes Jul 8, 2022

Obrigado, Aiguille du Midi, pelo comentário e avaliação do trilho.
    Recordo-me que esta etapa estava a decorrer com alguma tranquilidade até começarmos a descer de forma pronunciada, altura em que começou a chover. E depois a dura subida até ao refúgio, que parecia estar tão perto e, na realidade, nunca mais lá chegávamos! Mas o vale era soberbo!!! Grande abraço.