Torres Vedras, Trilho da Serra dos Cucos

Photo ofTorres Vedras, Trilho da Serra dos Cucos Photo ofTorres Vedras, Trilho da Serra dos Cucos Photo ofTorres Vedras, Trilho da Serra dos Cucos

May 6, 2023
May 2023

near Torres Vedras, Lisboa (Portugal)

Serra dos Cucos, um imponente maciço calcário atravessado pelo Rio Sizandro e composto por extraordinários bosques mediterrânicos.

Partimos de Torres Vedras, pelas margens do Rio Sizandro até à Estância Termal do Vale dos Cucos. Inaugurado no final do século XIX, as Termas dos Cucos foram uma das principais estâncias termais de Portugal na área das doenças reumatológicas e artrítica, tendo encerrado em 1998, sendo o conjunto arquitectónico classificado como Monumento de Interesse Público. Prosseguimos rumo ao topo da Serra dos Cucos, rodeados por vegetação exuberante, onde podemos contemplar a paisagem à nossa volta. Descemos até às margens do Rio Sizandro, passando pelas Azenhas da Boiaca e do Cabaço, antes de entrar no mágico Vale Escuro, onde atravessamos um exuberante bosque mediterrânico, um autêntico hotspot de biodiversidade. Deixando o Vale Escuro para trás, passamos pelo Moinho do Gaio, o ponto de maior altitude de todo o nosso percurso, que nos dá uma vista panorâmica sobre os relevos vizinhos e onde tomamos um pequeno trilho que nos leva novamente de volta ao ponto inicial.