Torres del Paine - Circuito W invertido

Photo ofTorres del Paine - Circuito W invertido Photo ofTorres del Paine - Circuito W invertido Photo ofTorres del Paine - Circuito W invertido

Very difficult
4 days 5 hours 9 minutes
April 14, 2023
April 2023

near Estancia Pudeto, Region of Magallanes (Chile)

Trekking Circuito W invertido no Parque Nacional Torres del Paine, Chile, iniciando em Paine Grande e finalizando no Centro de Bienvenida, realizado em 5 dias/4 noites entre 09-13 de Abril de 2023 com acampamentos no Refúgio Grey, Paine Grande, Camping Francês e Refúgio Chileno.

A trilha é bem demarcada, com alguns setores possuindo maior volume de placas e totens que outros, porém sendo fácil encontrar o caminho mesmo sem tracklog. As caminhadas por dia são acima de 10km, costumeiramente por terrenos de longas subidas, descidas, pedras soltas e pontos com gelo escorregadio.

É possível realizar a trilha com mínimo equipamento, uma vez que há a possibilidade de hospedar-se nos refúgios em quartos ou barracas com pensão completa. Embora a dificuldade do caminho será a mesma para quem optar por uma experiência mais leve (dormindo e se alimentando nos refúgios) ou pesada (com cargueira e equipamento completo de camping, incluindo alimentação), a intensidade física dependerá muito do peso transportado.

1° dia ~11km
Chegada via Portaria Pudeto, catamarã pelo lago Pehoé, início da trilha em Paine Grande até Refúgio Grey.

2° dia ~22km
Deixando a mochila no locker do Refúgio Grey, visita ao mirante do Lago Grey e também do Glaciar Grey após as pontes suspensas (recomenda-se sair cedo para voltar até 14hs). Retorno ao Refúgio Grey em direção a Paine Grande pelo mesmo caminho do dia anterior.

3° dia ~23km
A mais longa caminhada. Partida de Paine Grande até Camping Italiano (fechado quando estivemos por lá, porém com área para deixar mochilas) para visita aos mirantes Francês e Britânico (recomenda-se sair cedo de Paine Grande para percorrer os ~8km até o Italiano pois o circuito até o último “mirador” pode levar de 4-5hs), finalizando no Camping Francês.

4° dia ~17,5km
Camping Francês até Refúgio Chileno. As placas indicavam 11km do Camping Cuernos (que estava fechado) até o Chileno, porém marcamos ~15km.

5° dia ~17km
Deixando a mochila no locker do Refúgio Chileno, visita à base de Las Torres (é possível subir na madrugada para apreciar o nascer do sol nas torres). Retorno ao Refúgio Chileno em direção ao Centro de Bienvenida para acesso ao transfer para Laguna Amarga.

PictographFerry Altitude 118 ft

Porto catamarã

PictographMountain hut Altitude 154 ft

E também um bom ponto de descanso com pedras servindo de banco!

PictographMountain hut Altitude 203 ft

PictographCampsite Altitude 213 ft

Se optar por seguir para as pontes suspensas, reserve pelo menos ~3,5hs para ir e vir com calma. A vista do Glaciar Grey após a segunda ponte suspensa é espetacular e vale a visita!

PictographBridge Altitude 659 ft

PictographBridge Altitude 1,138 ft

Siga mais 5 minutos após a ponte até o fantástico mirante do Glaciar Grey!

PictographFountain Altitude 253 ft

PictographFountain Altitude 377 ft

Ao lado da ponte

Mirante para o Lago/Glaciar Grey

E um bom ponto de descanso com uma pedra-banco!

PictographCampsite Altitude 115 ft

Com uma vista espetacular do maciço Paine!

Optamos pelo caminho da direita, “Solo Ida”, e os visuais são espetaculares por margear os lagos por fora, um pouco mais longe da base da montanha, permitindo admirá-las durante todo o trajeto.

PictographCampsite Altitude 528 ft

Quando estivemos por lá, estava fechado, porém com a área de depósito de mochilas disponível.

São ~11km ida/volta. Reserve entre 4-5hs, uma vez que a ascensão é longa e lenta.

PictographCampsite Altitude 538 ft

PictographCampsite Altitude 587 ft

PictographFountain Altitude 249 ft

PictographCampsite Altitude 289 ft

Camping Cuernos

Estava fechado quando passamos.

PictographFountain Altitude 738 ft

PictographFountain Altitude 666 ft

PictographMountain hut Altitude 1,322 ft

PictographCampsite Altitude 1,371 ft

O último km leva entre 45 min - 1 hora por ter muito “trepa-pedra” e possíveis pontos congelados que ficam muito escorregadios.

PictographMountain hut Altitude 384 ft

Transfers para Laguna Amarga partem daqui (3.000 CLP / pessoa quando estivemos no parque).

• Photo of le_sucharski
    le_sucharski Sep 10, 2023

Bravo!! 👏👏
    Quando deixaram as mochilas nos campings, pagaram por esse serviço?

• Photo of Intentor
    Intentor Sep 10, 2023

Obrigado! ☺️
    Não houve custos para deixar as cargueiras nos trilhas que fizemos com mochila de ataque: Grey (para seguirmos até o mirante mais próximo do Glaciar Grey) e Italiano (para seguir aos mirantes Francês e Britânico). Porém também não havia “segurança” no sentido de ter alguém olhando. Entretanto, não tivemos problemas!

• Alexandre Araújo 1 Jan 20, 2024

Boa noite! Tudo certo?
    Estou fazendo meu roteiro para fazer em abril desse ano. Vi que vc foi até às pontes do lago Grey, porém vi que o circuito O só pode ser feito no sentido anti horário. Minha pergunta é se é permitido sair do Grey para ir até às pontes e voltar...
    Desde já, agradeço

• Photo of Intentor
    Intentor Jan 20, 2024

Hey, Alexandre! Sim, é permitido partir do Grey, ir até às pontes, e voltar! Inclusive foi exatamente isso que fizemos! Divirta-se na trilha: é magnifica!

• Alexandre Araújo 1 Jan 20, 2024

Excelente!!Muito obrigado. Pois é, eu vi, por isso perguntei rsrs
    Vamos fazer o percurso bem parecido com o que vcs fizeram.