Torres de bonsucesso - Teresópolis/RJ

Photo ofTorres de bonsucesso - Teresópolis/RJ Photo ofTorres de bonsucesso - Teresópolis/RJ Photo ofTorres de bonsucesso - Teresópolis/RJ

March 22, 2021
March 2021

near Miguelito, Rio de Janeiro (Brazil)

“Torres de Bonsucesso”, composto pelo Ferro de Passar Roupa, Torre Central e Torre Maior. As imponentes montanhas, na localidade de mesmo nome e que lembram as formações rochosas da tão falada e visitada região da Patagônia, entre Chile e Argentina, são acessadas através de caminhada ou escalada e até mesmo o caminho para se chegar ao início dessas aventuras pode ser explorado turisticamente.

Quando se fala em montanha, subir está implícito. Mas, no caso das Torres de Bonsucesso, é subir, subir e subir. A trilha é bastante íngreme, com desnível de aproximadamente 800 metros se o caminhante seguir até a Torre Central e cerca de 1000 metros de diferença entre saída e chegada se o destino for a Torre Maior. Por isso, logo depois de ingressar na floresta e cruzar um bonito bosque, já começa o “sobe, sobe, sobe”. Os primeiros 1,5 quilômetros são na sombra, com terreno úmido e consequentemente mais gostoso de ser percorrido. Ao acessar a primeira crista de montanha, entra em cena o astro-rei. Porém, se o Sol pode se tornar um “complicador”, com a vegetação mais baixa começa também o visual.

À direita e mais distante, já se avista a Serra dos Órgãos, do Escalavrado aos mais altos cumes, sem esquecer logicamente do Dedo de Deus. À esquerda, as paredes das Torres de Bonsucesso começam a “hipnotizar” os caminhantes. Imponentes, impactantes, impressionantes pelas formas e cores, que são mais bem destacadas quando iluminadas pela luz solar. Um pouco mais acima, a cerca de dois quilômetros de caminhada percorridos, também convidam a um registro fotográfico as montanhas acessadas por outra magnífica região de Teresópolis, o Vale dos Frades. Pedra D´Anta, Cabritos, Duas Serpentes, Bico Maior, Pedra do Índio… Ah, e também é visto dessa trilha o Seio da Mulher de Pedra, mas de ângulo bem diferente do comum. Mesmo com tanta coisa bonita para fotografar, inclusive da melhor maneira, que é guardar na memória, seguimos trilha acima, passando ao lado do Ferro de Passar Roupa.

Quase no fim da trilha da Torre Central, outro atrativo é a “pedra entalada”, uma grande rocha, meio quadrada e do tamanho de um ônibus, que fica presa entre a encosta e essa formação rochosa. As fotos no topo dela ficam lindas, mas é preciso ter muita atenção, pois qualquer escorregão pode ser fatal.
Nosso destino foi a Torre Central, cujo cume fica a 1.860 metros de altitude em relação ao nível do mar e de onde, além de todas as maravilhas citadas até aqui, a vista alcança bem longe, admirando desde as lavouras no Vale dos Lúcios às centenas de cumes e vales em direção aos municípios vizinhos. A distância até esse topo é de pouco mais de três quilômetros, sendo percorrido aproximadamente um quilômetro por hora por conta do desnível do terreno e tantas coisas bonitas a serem vistas e fotografadas. Querer fazer em menos tempo é deixar de realmente enxergar um mundo encantado e suas diversas formas.