TORRES DE BOM SUCESSO (Parque estadual dos três picos)

Photo ofTORRES DE BOM SUCESSO  (Parque estadual dos três picos) Photo ofTORRES DE BOM SUCESSO  (Parque estadual dos três picos) Photo ofTORRES DE BOM SUCESSO  (Parque estadual dos três picos)

February 19, 2024
February 2024

near Boa Vida, Rio de Janeiro (Brazil)

Observação

{[Só gravamos a subida }]

( o livro do cume fica localizado na torre maior que não é o ponto mas alto.)

Neste trajeto foram contempladas o FERRO DE PASSAR (1.630m alt), TORRE SUL, PEDRA ENTALADA, TORRE CENTRAL (1.860m alt) e a TORRE MAIOR (2.027m alt), exatamente nessa ordem.
Situada entre as cidades de Teresópolis e Nova Friburgo, a cadeia de rochas que se estende imponentemente sobre a cabeceira do Vale dos Lúcios é chamada de Torres de Bonsucesso. Elas são pertencentes ao Parque Estadual Dos Três Picos, porém, a entrada para a trilha está situada em área particular, sendo cobrado uma taxa de R$ 20,00 para o estacionamento de veículos.
TRILHA / TRAJETO – Após a saída do estacionamento, caminhe por via de concreto com plantações dos dois lados até chegar na primeira porteira. A via permanece sempre subindo e você vai se deparar com barracões, uma cisterna e área de mesas e banheiro, a trilha oficialmente começa ali após uma segunda porteira, á ESQUERDA.
Inicialmente esse primeiro trecho é de mata fechada, caminho bem delineado, porém, não muito sinalizado. Atente-se as bifurcações que não são muitas, mas podem confundir.

Saindo da mata, começamos a subir a crista, e antes mesmo do Ferro de Passar já existem alguns mirantes bem legais. Após o Ferro de Passar atente-se a bifurcação da ESQUERDA que leva até a Torre Sul, e proporciona uma bela vista. Da Torre Sul não é possível continuar o trajeto, é preciso retornar e seguir á DIREITA, em direção a Torre Central, passando antes pela Pedra Entalada que é uma das atrações do lugar.

Geralmente grande maioria das pessoas chegam até a Torre Central, principalmente as interessadas em somente tirar fotos. A ida até a Torre Maior requer um pouco mais de disposição e embora seja bem difícil, eu achei bem mais divertido, embora a vista lá da Torre Maior sinceramente não seja a mais legal. Da Torre Central para a Maior, continuamos sempre subindo, em mata mais fechada, com alguns trechos de escalaminhada bem aderentes e passando por alguns lances de corda, sendo o último dentro de uma caverninha. Chegando na Torre Maior (depois de enfrentar uma parte chata de mato que te prende de todos os modos) chegamos o pico mais alto (2.027)