Torre Maior de Bonsucesso | P.E.dos Três Picos

Photo ofTorre Maior de Bonsucesso | P.E.dos Três Picos Photo ofTorre Maior de Bonsucesso | P.E.dos Três Picos Photo ofTorre Maior de Bonsucesso | P.E.dos Três Picos

July 20, 2023
July 2023

near Boa Vida, Rio de Janeiro (Brazil)

Imponente conjunto de montanhas inseridas no Parque Estadual dos Três Picos.
A trilha tem início nos arredores do distrito de Bonsucesso, região também conhecida como Boa Vida, com acesso pela rodovia Teresópolis X Friburgo.
Para quem pretende utilizar transporte coletivo, deverá desembarcar em Bonsucesso e de lá seguir a pé, por aproximadamente 4kms, até o início da trilha. Quem estiver se deslocando de carro, na localidade de Bonsucesso, entrar na rua ao lado da igrejinha. A estradinha segue asfaltada (em alguns pontos, em más condições) até o estacionamento que dá acesso a trilha. Em julho/2023, o valor cobrado era de R$ 20,00/carro. O local possui banheiro que pode ser utilizado pelos montanhistas.
A partir do estacionamento, a caminhada segue por uma estradinha ainda asfaltada até um local onde agora existe um bar. Um pouco abaixo desse ponto, existe um tanque/cisterna com água corrente. Logo ao lado, está a porteira de madeira onde a trilha de fato inicia.
Nesse primeiro trecho, seguimos com proteção da vegetação. Aos poucos a subida vai ficando cada vez mais forte, com uma sequência de degraus até sair da mata.
A trilha prossegue na cumeada da serra, sem perder inclinação, mas aos poucos a vegetação vai ficando mais baixa. Em alguns pontos, a subida tem terra solta e trechos com rocha.
Após uma pequena escalaminhada, chegamos em um ponto de descanso, com rochas imponentes. Logo acima, temos a primeira bifurcação. A esquerda fica a trilha que leva à Torre Menor.
Seguindo pela trilha principal, ao lado do paredão da primeira torre, temos uma forte descida e logo voltamos a subir, sempre por terreno irregular.
Após algumas fortes subidas, chega-se à segunda bifurcação. Novamente, seguindo para a esquerda é possível acessar o cume da Torre Central ou Média.
Passamos direto e seguimos para a Torre Maior. Após uma descida em terreno bem úmido, chegamos ao trecho mais técnico da trilha, com uma forte subida e 5 pontos de cordas fixas. Próximo ao cume da Torre Maior há uma última corda, trecho em que a trilha passa por uma espécie de gruta.
Além das mãos, neste ponto é preciso apoiar as pernas numa parede oposta para subir uma parede vertical com pouco mais de 1m de altura. Embora seja relativamente fácil transpor esse obstáculo, pessoas menores ou com menos experiência podem ter dificuldade na passagem. Aconselha-se retirar a mochila para conseguir subir com mais facilidade.
O restante do caminho até o cume da Torre Maior é bem tranquilo, e deve ser acessado pelo caminho da esquerda. A trilha da direita leva até a Torre Oculta (ou Panorama a Bessa, em homenagem a guia Cláudia Bessa do CEB).
O retorno deve ser feito com cuidado, pois o terreno é muito escorregadio. Fomos até a Torre Média na volta.

Observações:
- Até a Torre Média, a trilha é bastante frequentada e tem poucas dificuldades técnicas. Entre a Torre Média e a Maior, a dificuldade aumenta bastante.
- Há diversos trechos técnicos, principalmente após a Torre Central, na qual alguma habilidade de escalada é exigida. Não é necessário levar corda, pois existem cordas fixas nos pontos críticos. Mas lembre-se sempre de checar as condições dessas cordas, pois ficam expostas ao tempo.
- Para grupos grandes e pessoas menos experientes, pode ser interessante o uso de equipamentos de escalada.
- Não há pontos de coleta de água ao longo da trilha, somente próximo a porteira no início da trilha. Recomendo que cada pessoa leve entre 2 e 3 litros de água.
- Sinal de celular em boa parte do caminho.
- Nessa visita, o livro de cume da Torre Maior estava cheio, sem páginas livres. O livro de cume da Torre Média ainda possuía espaço.