Torre da Prata - Serra da Prata

Very difficult
July 30, 2022
April 2022

near Sítio Pinheirinho, Paraná (Brazil)

Montanha conhecida por ser uma das mais difíceis e exaustivas dentre as mais conhecidas da Serra do Mar Paranaense. A trilha começa na Estrada da Limeira, próximo á uma área aberta a beira do rio, em frente á uma casa. Em frente dela é que se costuma estacionar os veículos, mas cuidado para não deixar de alguma forma que atrapalhe a eventual passagem de veículos maiores. Dentre o mato alto do outro lado do rio, um pouco mais para a direita, encontra-se o início da trilha. Poucos metros depois chega-se á uma casa de madeira abandonada, do lado esquerdo. Começa então o longo percurso de aproximação da montanha, em que sua subida se mantem moderada até aproximadamente 3.8km. Se passa por um rio com uma placa indicando a direção da Torre da Prata, sendo o último ponto bom de água até quase o final do percurso. Ali começa uma escalaminhada mais intensa e com muitas árvores caídas, por cerca de 1.9km. Chega-se aos campos de altitude, onde é possível ver o cume da Torre da Prata mais além, e é necessário descer e subir algumas vezes, passando por um ponto ruim de água, e em seguida por um ponto melhor de água, o último do trajeto. Alinha-se com a pedra de cume, e começa a subida final, passando por uma pequena clareira que cabe algumas poucas barracas. Do cume é possível ver praticamente todo o litoral paranaense, em destaque para Paranaguá, como também a Serra da Boa Vista, a da Igreja, do Marumbi, Farinha Seca e do Ibitiraquire. Grande parte do território de Morretes, Antonina e Guaraqueçaba também é visível, com destaque para o morro Cunhaporanga.
Por ser uma trilha longa, íngreme e exaustiva, considero-a bem difícil, levando em média de 5:30 até 7 horas para chegar ao cume. Como costuma-se levar um bom tempo de descanso ao chegar no topo, recomenda-se começar a trilha bem cedo, até antes do amanhecer. A trilha possui algumas marcações com fitas, mas em alguns trechos, elas atualmente não estão muito próximas, e como não são refletivas, e alguns pontos possuem muitas árvores caídas ou picadas de caçadores, é fácil se perder na volta, sobretudo no escuro.