Torre da Prata - Morretes/PR - Parque Nacional Saint Hilaire/Lange

Photo ofTorre da Prata - Morretes/PR - Parque Nacional Saint Hilaire/Lange Photo ofTorre da Prata - Morretes/PR - Parque Nacional Saint Hilaire/Lange Photo ofTorre da Prata - Morretes/PR - Parque Nacional Saint Hilaire/Lange

51 minutes
June 18, 2023
June 2023

near Sítio Pinheirinho, Paraná (Brazil)

Torre da Prata - Morretes/PR - PNSHL (Parque Nacional Saint Hilaire/Lange)

O acesso a trilha principal se da pela Estrada da Limeira, e o início da trilha é bem em frente ao sítio do Sr. Edino, que nos recebeu muito bem. Deixamos o carro estacionado ali, e em seguida atravessamos o rio do outro lado da rua e iniciamos a trilha rumo ao cume da Torre da Prata , Montanha localizada no PNSHL (Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange).

É conhecido por ser o ponto mais alto da Serra da Prata, com cerca de 1.497m, e possuir uma das mais belas vistas de toda região, sendo possível ver diversas serras, entre elas, Serra Ibitiraquire, Serra da Farinha Seca, Serra do Marumbi, Serra dos Padres, até mesmo o grande Araçatuba localizado mais ao sul. Além da bainha de Antonina, o mar, cidades aos arredores e até mesmo a Ilha do Mel, além de ter o rio mais alto registrado na Serra do Mar Paranaense (cerca de 1300m).

A trilha é super gostosa de ser feita e com varias transições no mesmo bioma, um dos motivos é começarmos a cerca de 80m de altitude e alcançar seus 1.497m no cume pelos seus 7km de subida. Passa-se por trechos com barro, folhagens, raízes, grampos, cordas, rochas e muito, mas muiiiiiiito CARRAPATOS (O único aspecto negativo da trilha e muito relevante).

Ela toda está bem sinalizada com fitas, tem poucas bifurcações, já que basicamente subimos pela crista do inicio ao fim. Existem 2 pontos de coleta de água registrados no tracklog, e o último a cerca de 600m do cume.

Alguns trechos, como o marcado no Waypoint "Corda 01" tem árvores caídas no meio da trilha, então é só contornar e retornar para a trilha, continuando a caminhada.

Existe uma bifurcação no primeiro trecho com água, que leva ao outro acesso para essa mesma trilha (cuidar na descida de não tomar o percurso errado).

Levamos cerca de 5hs para subir e 4hs para descer em ataque.

OBS:
- Essa trilha tem muito, mas muito carrapatos, mesmo andando bem fechados (bota, meia por cima da calça, blusa de manga comprida por dentro da da calça e bandana balaclava), ficamos minados de carrapatos, passando boa parte da noite tirando eles do corpo com Pinça e Álcool;
- REFORÇANDO, fazer a trilha com vestimentas BEM FECHADA;
- Wikiloc bugou muito o GPS durante a trilha, fazendo trechos em linhas retas, não acompanhando o percurso, mas a trilha está bem demarcada, então não tem erro.
ORIENTAÇÃO:
- Mãos livres sempre que possível;
- Repelente para carrapato (além de pinça e álcool para posteriormente remove-los);
- Levar só o necessário (ir leve);
- Alimente-se bem;
- Hidrate-se bem durante o percurso.
Grupo participante: Aline Lopes, Felipe Torres, Tiago Amann e Vanessa Imbertti
Viu lixo no chão? Junte-o!
O lixo pode não ser seu, mas o planeta é!
E sempre que fizer uma trilha, leve seus resíduos embora! A natureza agradece.
Membro Trekkinsano

PictographCar park Altitude 282 ft

Início da trilha: 09:50hs Deixamos estacionado na casa do seu Luís. Encerramento - 21:05hs

PictographTree Altitude 1,420 ft

Chegada - 15:00hs Saída - 16:35hs

• Photo of Vanessa Imbertti
    Vanessa Imbertti Jun 20, 2023

Que da hora que ficou esse registro!! 😍

• Photo of lopes.aline91
    lopes.aline91 Jun 20, 2023

Trilha liindaaa, vista sensacional. Porém os carrapatos f*** com tudo mesmo 🥲...

Muitooos carrapatos

• Photo of Luciano Fischer
    Luciano Fischer May 13, 2024

Qual repelente vocês usaram?

• Photo of felipedarosatorres
    felipedarosatorres May 14, 2024

Não lembro, mas mesmo repelentes com Icaridina e específicos, não funcionaram. Nesse dia usamos até um mais forte que é de animais.