Tombo D’água

3 hours
November 8, 2020
November 2020

near Sítio Tombo-de Água, Paraná (Brazil)

Como Chegar
Saindo de Curitiba-PR deve pegar a BR-116 sentido São Paulo. Entrar na Estrada da Graciosa, atravessar toda ela e logo depois de passar pelo primeiro centro de comércio, depois do Sítio do Poço Preto, encontra-se uma lanchonete chamada: Tombo D’água. Pode-se deixar o carro estacionado em frente dela e então atravessar o rio logo a frente. Atravessando o rio, você irá chegar numa trilha e logo você encontrará uma bifurcação: deve-se pegar a direita e continuá-la até chegar numa barragem antiga, neste ponto você encontrará outra bifurcação: desta vez deve-se pegar a trilha à esquerda, atravessar o riacho e então é só seguir a trilha. Primeiramente chegará a queda menor e mais a frente encontrará a Tombo D’água.
Local onde preguiçosamente o Rio Nhundiaquara acompanha a Estrada da Graciosa. Privilegiada pela natureza ecológica, é muito apreciada por pescadores e banhistas e para a descida com bóias nas corredeiras. Podendo ser um dos pontos de partida para descida de bóia-cross e para o Salto do Tombo d'Água, cachoeira de aproximadamente 15 metros, de fácil acesso, num percurso de 45 minutos. Nesse local, após a curva da preguiça se avista as ruínas das comportas da antiga Coepa.

Prepare-se para condições extremas de tempo, perigos e situações de emergência;

Conheça as regras e preocupações específicas da área que você vai visitar.

Leve de volta tudo que trouxer;

Inspecione sua área de camping e locais de parada para checar se não ficaram Fogueiras podem causar danos duradouros ao meio ambiente. Use um fogareiro portátil para cozinhar;

Respeite outros visitantes;

Seja cortês. Ceda passagem para outras pessoas na trilha;

Acampe longe de trilhas e de outros visitantes;

Evite vozes e barulhos altos; deixe que todos aproveitem o som da natureza.